Accordous

Taxa de Corretagem

Corretagem
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Acesso Rápido

No Brasil, existem duas modalidades diferentes para aplicação desta taxa: corretagem imobiliária e corretagem por valores mobiliários.

No primeiro modelo A corretagem imobiliária, basicamente é o valor/tarifa que as empresas ou profissionais cobram para compra e venda de imóveis, isto é uma quantia que se recebe pela intermediação de uma negociação, para além essa cobrança pode ser feita tanto para pessoas físicas quanto jurídicas.

Já a corretagem de valor mobiliário se relaciona com a compra e venda de produtos da Bolsa de Valores, normalmente esta modalidade não tem valor de comissão fixa, ou seja, ela pode variações de acordo com a política estabelecida pela corretora.

Tipos de corretagem

Corretagem

Como dito anteriormente os valores podem apresentar variações de com as políticas implícitas, elas podem ser podem ser fixos ou variáveis

  • Fixa: neste caso a corretora determina um valor fixo, que não irá depender de valores de ordem, ou seja, será sempre o mesmo;
  • Variável: a variável irá se modificar de acordo com o volume em negociação entre comprador e corretora.

Pode ainda haver um terceiro tipo: a taxa mista, que se trata da mescla dos dois tipos anteriores, porém menos usada.

De qualquer forma existem alguns parâmetros para que se possa guiar do que é o mais usual, então veja na lista a seguir qual é a média dos percentuais cobrados, de acordo com o tipo de imóvel:

  • Empreendimentos: entre 4 e 6%;
  • Propriedades urbanas: entre 6 e 8%;
  • Rurais: entre 6 e 10%;
  • Propriedades para indústria: entre 6 e 8%;
  • Imóveis comerciais; 5%.

A cobrança desta taxas é legal?

Há uma grande discussão sobre a legalidade da prática desta cobrança, de fato não existe uma proibição segundo o ordenamento jurídico brasileiro, Código Civil ou no Código de Defesa do Consumidor.

O que se deve atentar é quanto a titulação do profissional para que se evite danos ou prejuízo, assim busque profissionais que sejam devidamente registrados no Conselho Regional e assim essa cobrança será legal e que o exija no contrato que todas as cobranças sejam detalhadas de forma clara e negocie os valores.

Negociando a taxa de corretagem

Em uma negociação sempre há espaço para revisão de valores, além de outros mecanismos de pesquisa para chegar a um local que seja bom para as partes envolvidas, algumas dicas são:

  • Procure por uma corretora com o melhor custo/benefício;
  • Compare os preços de diferentes corretoras;
  • Se atente aos contratos e tire todas as dúvidas;
  • Veja as condições para o comissionamento;

Em síntese, sempre busque o máximo de informação pois a taxa será cobrada, então a use a seu favor para ter um serviço de qualidade e um critério para alinhar seus interesses na negociação

Diante deste cenário do mundo imobiliário tal se tornar um cliente Accordous ainda hoje e administrar seus aluguéis com uma plataforma completa e 100% digital?

A Accordous te ajuda a aumentar a captação dos seus leads e aumentar seus rendimentos.

Clique aqui e fale com um de nossos consultores e veja seus empreendimentos imobiliários alavancarem!

A taxa de corretagem cria muitas dúvidas , então a Accordous te explica tudo sobre a taxa de corretagem e sua aplicação para te auxiliar na compra e venda de imóveis.

Você ficou com alguma dúvida sobre o software de gerenciamento de contratos para a sua gestão de aluguéis ? Deixa a sua pergunta nos comentários!

LEIA MAIS: INFOGRÁFICO: Como funciona a rotina da gestão independente de aluguéis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *