Accordous

Identidade Digital: Perspectivas Para O Futuro

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Acesso Rápido

Muitas soluções estão sendo pensadas e criadas atualmente visando construir um ambiente de cada vez mais agilidade e praticidade para seus usuários.

identidade

Podemos observar exemplos disso na quantidade infinita de aplicativos autônomos criados para as mais variadas finalidades: agendamento de consultas, pedido de comida, contratação de serviços, controles de hábitos, gerenciamento de rotina e finanças, redes de interação social, enfim…São muitas as ideias e funções.

Acompanhando essa onda de adaptação ao meio virtual para fazer negociações e contratar serviços, surgiu em diversos países, a partir de iniciativas privadas e/ou governamentais, ideias e tentativas de criação de aplicativos ou coisa semelhante para os documentos oficiais, aqueles sem os quais nenhum cidadão consegue realizar qualquer tipo de compra, negociação, aquisição, transação, etc. Com isso, surgiram então diferentes moldes e sugestões de documentos para Identidade Digital.

SEGURANÇA

Para os documentos de identidade em papel, que ainda hoje são muito comuns, a segurança de autenticidade é garantida por meio de informações como filiação, digital, número do documento, assinatura manuscrita, além das próprias marcas d’água e demais itens de segurança que constituem o material do documento. 

A partir do momento em que se tem a criação de documentos de identidade em meio digital, junto com a praticidade em potencial que eles podem trazer, veio também a preocupação com a segurança e confiabilidade das informações contidas neles.
Os exemplos de cada caso que traremos a seguir foram resultados encontrados em diferentes países que atendem (ou que ainda estão em fase de teste para que atendam futuramente) a duas metas básicas: praticidade e segurança.

IDENTIDADE DIGITAL: ALGUNS EXEMPLOS DO PANORAMA MUNDIAL

China

Hoje na China um aplicativo que vem ganhando espaço e credibilidade é conhecido como Weixin em seu país de origem, ou WeChat. Ele foi criado com a finalidade de servir como ferramenta de comunicação via mensagens de texto, tal como são aplicativos conhecidos no Brasil como Telegram e WhatsApp.

Porém, ao longo do tempo, funcionalidades para além dessa primeira foram sendo adicionadas e otimizadas, de modo que é comum hoje você ver algum usuário utilizando esse app para atividades como realizar compras ou transferências, agendar consultas, pedir comida e muito mais.
Com o intuito de agregar ainda mais valor e funcionalidade, estão sendo testadas maneiras de adicionar a esse aplicativo um sistema para cadastrar documentos de identidade virtuais. 

Alemanha

Embora o país e seus cidadãos tenham uma conduta rígida em relação ao compartilhamento de dados privados, a possibilidade de utilizar o sistema do iPhone para assimilar documentos de identidade e passaportes está sendo estudada.
Se tudo der certo e os usuários se sentirem seguros para realizar esse procedimento, aqueles que tiverem com seus iPhone com sistema atualizado em sua última versão poderão utilizar essa funcionalidade para carregar seus documentos de identidade na palma da mão.

Uruguai

O Uruguai tem trabalhado num programa para atingir, dentro de alguns anos, a meta de ter 100% do acesso de seus serviços públicos e também transações diversas em meio digital. Isso será facilitado por meio do documento de Identidade Digital, que reúne todos documentos de identidade e que é hoje fornecido a todo cidadão a partir do momento do seu nascimento.

Brasil

No Brasil vem sendo estudada a possibilidade da geração do Documento Nacional de Identidade ou DNI. A construção desse documento tem sido pensado de forma que atenda algumas necessidades: 

  • ser aceito em todo território nacional tal como são aceitos os documentos físicos hoje;
  • unificar todos os tipos de documentos hoje necessários para um cidadão comum: CPF, CNH, título de eleitor, RG e certidão de nascimento, entre outros;
  • ter segurança e autenticidade garantida por meio de uso de QR code, criptografia e outros itens de segurança em meio digital;
  • ter acessibilidade garantida em IOS e Android.

Quer conhecer mais sobre transformação a digital e receber dicas valiosas para garantir a segurança das suas informações na rede? Leia nossos outros artigos e conheça melhor a Accordous, a melhor empresa de gestão de contratos e solução de armazenamento de documentos em nuvem para seus negócios!

LEIA MAIS: Assinatura Digital: Onde Ela É Usada

Taxa de Corretagem

No Brasil, existem duas modalidades diferentes para aplicação desta taxa: corretagem imobiliária e corretagem por valores mobiliários. No primeiro modelo A corretagem imobiliária, basicamente é

Continuar lendo »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *