Accordous

Comissão De Corretagem: Entenda Como Funciona.

Comissão de corretagem
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Acesso Rápido

Papel do Corretor

Comissão de corretagem

O trabalho do corretor é promover caminhos e intermediar relações, isto é o corretor é o elo que aproxima as partes com a intenção de fechamento de negócio ou informações para uma futura negociação, desta forma o corretor recebe uma comissão, geralmente uma porcentagem no valor do negócio.

Segundo Arnaldo Rizzardo, a função do corretor denotam em algumas práticas, são elas:

  1. Atuar com diligência e prudência, isto é, com aplicação, presteza, atenção, veracidade nos aconselhamentos, lealdade, sinceridade, de modo a não iludir ou enganar o interessado, prestando as informações exatas e reais.
  2. Fornecer as informações que se fizerem necessárias, tal como a descrição do bem, o seu estado, o preço de mercado, a existência de vícios ou defeitos, a cotação na bolsa, se for o caso, a regularidade da documentação e inclusive os dados que aparecem nos cadastros do vendedor, como pendências de dívidas, de tributos, de ações judiciais e outras circunstâncias.
  3. Prestar os esclarecimentos sobre a segurança ou risco do negócio, e, nesta dimensão, a qualidade do objeto, a sua existência, a disponibilidade ou quem exerce a posse, a titularidade efetiva do vendedor.
  4. Levar o conhecimento do interessado as possíveis alterações de valores do bem que impuser o proprietário, e mesmo no mercado vigorante, de modo a corresponder efetivamente ao preço que é exigido.

Quando há o pagamento de comissão?

O pagamento de comissão de corretagem, decorre do valor de uma venda de imóvel. A quantia já é prevista e inclusa no valor final a ser pago pelo comprador, vale ressaltar que essa comissão não acresce em nada no valor final.

Portanto, a comissão deverá ser paga toda vez em que há a prestação de um serviço referente a uma venda de imóvel por um profissional regularizado e inscrito no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) de sua região ou estado.

Esta comissão é regulamentada pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) e é obrigatório que imobiliárias ou os corretores autônomos assegurar a comissão por um formulário de autorização de venda ou de locação, com ou sem exclusividade, onde deverão constar os dados do proprietário e do imóvel. Esse documento deverá ser assinado pelas partes envolvidas. Assim criando todo um aparato jurídico e regulamentado assistindo os envolvidos.

Particularidades do pagamento de comissão

Todas as negociações podem ter caminhos diversos e ter particularidades e assim também ocorre com o pagamento de comissão então há muitos cenários para que seja concretizado o pagamento.

Em caso de uma negociação seja feita apenas entre vendedor do imóvel e comprador, o custo da corretagem não é aplicado, pois se trata de proprietário e comprador sem a intermediação de um corretor. Por outro lado, o Código Civil determina que o corretor receba remuneração integral caso tenha sido ajustada, por escrito, a corretagem exclusiva, mesmo sem ter havido mediação.

No caso de um corretor participar de certo período da negociação e seja dispensado antes da concretização do contrato e a venda do imóvel ocorra e seja fruto de sua mediação, ele terá direito à remuneração, isto serve para proteger o corretor e coibir práticas de má fé, uma vez que ele fez que o mesmo participou ativamente da venda.

O pagamento também é feito também se uma venda for concretizada depois do prazo contratual do trabalho do corretor, dado ao formulário de autorização exclusiva de venda e de locação, ademais outra garantia do pagamento da comissão é a Ficha de Visita ao imóvel assinada pelo cliente. Lembrando que todas as condições devem estar documentadas para que não tenha desgastes para as partes envolvidas

Responsabilidade do pagamento da comissão

A pessoa que contrata o serviço do corretor de imóveis é responsável por pagar a comissão, sempre seguindo o que foi acordado em contrato.

Outra situação a ser abordada é quando há a presença de mais de um corretor, a quantia se mantém a responsabilidade de pagamento do contratante do serviço, só que nessa situação, a comissão será dividida entre os profissionais igualmente conforme determina o Código Civil, ou em percentuais diferentes se assim for acordado.

O segmento do ramo imobiliário demanda conhecimento e atenção as suas particularidades, e quando podemos facilitar os processos temos ganhos expressivos. Então tal se tornar um cliente Accordous ainda hoje e administrar seus aluguéis com uma plataforma completa e 100% digital?

A Accordous te ajuda a aumentar a captação dos seus leads e aumentar seus rendimentos.

Clique aqui e fale com um de nossos consultores e veja seus empreendimentos imobiliários alavancarem!

A taxa de corretagem cria muitas dúvidas , então a Accordous te explica tudo sobre a taxa de corretagem e sua aplicação para te auxiliar na compra e venda de imóveis.

Você ficou com alguma dúvida sobre a Comissão de Corretagem? Deixa a sua pergunta nos comentários!

LEIA MAIS: Consultoria imobiliária e seus benefícios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *