A assinatura eletrônica em contrato de aluguel veio para facilitar e tornar mais prático o processo de locação.
Pois por meio dela nem o inquilino ou o proprietário precisam se deslocar a um cartório e nem se preocupar com os custos da papelada.
Dessa forma o processo se tornou mais ágil e barato e tem cada vez mais sendo aderido por donos de imóveis alugados e imobiliárias.
Neste artigo você vai entender melhor como funciona a assinatura eletrônica em contrato de aluguel e conhecer suas vantagens.
Como funciona a assinatura eletrônica em contrato de aluguel?
A assinatura eletrônica é usada para assinar o contrato de aluguel digital e tem o mesmo valor que uma assinatura escrita à mão e registrada em cartório.
Para realizar a assinatura eletrônica a imobiliária ou o dono do imóvel devem enviar um link para o e-mail do inquilino com acesso à plataforma da assinatura eletrônica.
Tanto os proprietários como o inquilino devem fazer o login e assinar o contrato.
Então o contrato do aluguel será armazenado automaticamente na nuvem.
Tanto o dono do imóvel quanto o inquilino poderão ter acesso ao contrato digital, podendo baixá-lo e imprimi-lo.
Dessa forma o processo se torna bem mais prático, sem ser necessário gastar com o cartório nem se deslocar até ele, podendo fazer o processo direto do seu escritório, em sua casa ou mesmo estabelecimento comercial.
A assinatura eletrônica tem validade jurídica?
Sim, pois ele tem a regulamentação da medida provisória nº 2.200-2 do Código Civil Brasileiro e todas as chaves públicas usadas no processo são regularizadas pelo órgão ICP-Brasil, o qual autoriza todas as etapas e garante a autenticidade e confiabilidade dos dados.
Além disso, o contrato digital deve ser criptografado para que as informações sejam protegidas e ele se torne legal.
Também há versões de assinatura eletrônica que possuem um recurso que reconhece a assinatura escrita à mão ou por biometria.
Você ainda pode ir a cartórios modernos que aceitam contratos digitais e contratar profissionais especializados para gerir os contratos e advogados.
Há diferença entre assinatura eletrônica e assinatura digital?
Existem dois tipos de assinatura: eletrônica e digital.
As duas valem juridicamente, mas a assinatura digital precisa de um Certificado Digital Público que é emitido por um órgão ou empresa homologada pelo governo.
Ela geralmente é usada em documentos governamentais e financeiros e tem validade de 1 a 3 anos.
Já a assinatura eletrônica não precisa dessa emissão, sendo que é autenticada por meio da digitação de um código de segurança, token, login e senha, reconhecimento facial, entre outros.
Ela é usada para a assinatura de contratos digitais como o contrato de aluguel.
Quais as vantagens da assinatura eletrônica em contrato de aluguel?
Há várias vantagens que a assinatura eletrônica proporciona não só para proprietários e imobiliárias, mas também para os inquilinos.
Vamos conhecê-las.
Mais segurança
Ela proporciona mais segurança, pois o contrato é criptografado, armazenado em nuvem e possui vários recursos de segurança da informação, assim evitando ataques cibernéticos.
Assim apenas os envolvidos têm acesso ao contrato.
Processo ágil
O processo de assinatura do contrato digital é bem mais ágil que o tradicional, já que tudo é feito pela internet, não sendo necessário deslocamentos até o cartório.
Ele pode ser feito em dispositivos como computadores, tablets e smartphones com conexão.
Assim, um processo que demorava de 7 a 15 dias agora pode ser finalizado em 1 ou 2 dias.
Mais economia
A assinatura elaetrônica também é mais econômica que a tradicional, pois não é preciso gastar com impressão, nem com a autenticação das assinaturas no cartório.
Você apenas gasta com a emissão da assinatura eletrônica.
Possibilidade de assinar em qualquer lugar
Já que o processo é feito online, tanto o dono do imóvel como o inquilino podem assinar em qualquer lugar que estiverem.
Não importa se estão em suas casas, no escritório, na rua ou em viagem, basta ter um dispositivo com conexão à internet e pronto.
Aumenta a produtividade e eficiência
Como o processo da assinatura eletrônica é prático e rápido você como dono de imóvel ou dono de uma imobiliária pode ter mais tempo para fazer a captação de mais clientes para seu negócio, assim aumentando a produtividade.
Apoio à sustentabilidade
A assinatura eletrônica também não exige que você use papel para imprimir os contratos nem tinta da impressora.
Dessa forma você estará evitando o acúmulo de lixo e agindo de forma mais sustentável, em prol do meio ambiente.
Aumenta a confiança
Esse processo também aumenta a confiança do inquilino, já que ele vê que a assinatura eletrônica é segura e tem reconhecimento jurídico.
Dessa forma se sentirá mais confiante em alugar seu imóvel e se sentirá mais seguro durante o processo.
Como você viu a assinatura eletrônica em contrato de aluguel facilitou muito a vida do dono de imóvel, imobiliária e também do inquilino.
Pois é um processo prático e rápido que exige apenas o envio do contrato para as partes envolvidas e a assinatura eletrônica.
Com ela você não precisa mais autenticar a assinatura no cartório, não tendo que se deslocar até o local nem ter os mesmos gastos.
O único gasto é com a emissão da assinatura eletrônica.
Dessa forma você pode assinar o contrato de aluguel de qualquer lugar que você estiver e ainda tem a segurança de que todo o processo é seguro e tem validade jurídica.
Pois o contrato é criptografado e armazenado em nuvem, permitindo que apenas as partes envolvidas tenham acesso por meio de login e senha.
Além disso, como o processo é prático você terá mais tempo para se dedicar em prospectar mais clientes e ainda não precisa ter um espaço próprio para guardar a papelada, economizando com tinta e papel e ao mesmo tempo ajudando o meio ambiente.
O inquilino ainda se sente mais confiante, pois conta com um contrato seguro e que lhe dá todas as garantias a que tem direito.
Assim você poderá realizar o processo de locação com sucesso e eficiência.
Fontes: