Uma dúvida que os proprietários de imóveis têm é de como efetuar cobranças ao inquilino.
Sabemos que é dever do inquilino pagar as mensalidades do aluguel no prazo correspondente, não é mesmo?
Mas e quando isso não acontece? Qual a maneira correta de efetuar a cobrança sem ser brusco ou indelicado?
Neste artigo você vai entender como se organizar para efetuar a cobrança de modo que não prejudique sua relação com o locatário.
Faça uma boa gestão
A primeira dica é que você deve fazer uma boa gestão das cobranças, por isso é bom seguir um plano de cobrança.
Após um dia sem pagar você pode enviar um e-mail amigável para lembrar o inquilino sobre a cobrança.
Saiba que a Accordous é uma plataforma online que permite a gestão dos aluguéis e realiza cobranças automáticas, assim facilitando seu trabalho.
Se passarem três dias você deve enviar um e-mail mais curto e que vá direto ao ponto e entrar em contato pelo telefone.
Se passar uma semana lembre seu locatário que há uma multa prevista em contrato para pagamento em atraso.
Caso passem duas semanas você deve enviar a carta de cobrança, onde o aviso se encontra por escrito.
Se forem três semanas você deve protestar o contrato em cartório, para que o inquilino seja chamado para pagar a dívida em até 3 dias, caso contrário o protesto será efetivado.
Depois dessas três semanas você tem direito de entrar na justiça para entrar com uma ação de despejo.
Use a régua de cobrança
Uma ferramenta que pode ajudar você a organizar seus aluguéis é a régua de cobrança.
Com ela você pode padronizar os contratos desde o início.
Ela automatiza os processos, notificando os inquilinos, enviando boletos dentro da data do vencimento e contabilizando o pagamento.
Dessa forma você é capaz de gerenciar as despesas ou as receitas que provém dos aluguéis.
A Accordous permite que você acompanhe seus contratos, confira o histórico dos inquilinos e automatize os processos de forma mais rápida e prática.
Cuidado ao entrar em contato com o inquilino
Tanto ao enviar mensagens quanto ao ligar você deve ter cuidado com seu tom e a forma de falar para não assustar as pessoas e deixá-las envergonhadas.
Por isso, ao enviar a mensagem de cobrança diga que o aluguel foi vencido no dia tal e ainda não caiu ou há um valor em débito no sistema referente ao aluguel.
No final da mensagem fale que está à disposição para conversar e entender o que está acontecendo para buscar uma boa solução para todos.
O acordo deve ser o mais amigável possível.
No telefone pode fazer a mesma coisa, você deve usar esse recurso caso a pessoa não responda sua mensagem.
Ao final da ligação você pode convidar o inquilino para se encontrar presencialmente, geralmente a conversa cara a cara costuma ser mais honesta.
Não faça a cobrança em horários indevidos
Você também deve se atentar ao horário para ligar e enviar a cobrança para não incomodar o locatário nos momentos de descanso.
Por isso, prefira ligar em dias úteis, durante o horário comercial.
Seja compreensivo
A cobrança não pode ser feita de modo automático, mas com empatia por parte do cobrador, seja o proprietário ou a equipe da imobiliária.
Por isso você deve tentar entender por que o locatário não realizou o pagamento no prazo e dar sugestões de como resolver o problema.
Dessa forma é possível manter uma boa relação comercial com o inquilino.
Tenha o histórico de pagamento dos inquilinos
É importante que você tenha o histórico de pagamento dos inquilinos.
Pois caso algum atrasar o pagamento do aluguel você poderá verificar se ele é um bom pagador e se essa inadimplência foi a primeira ou se costuma atrasar as mensalidades.
Assim, se você verificar que o inquilino sempre paga suas dívidas poderá negociar com ele e até mesmo não fazer a cobrança da multa, se forem poucos dias de atraso.
A Accordous conta com um sistema onde você tem acesso ao histórico dos locatários de forma bem prática.
Seja flexível na cobrança da multa
No contrato de locação geralmente há os valores da multa e juros, caso haja atraso no aluguel.
No entanto, você pode negociar isso se o inquilino for um bom pagador.
Mas isso não deve se tornar frequente para que você não tenha prejuízos.
Saiba quando entrar com a ação de despejo
O último recurso é o que todo proprietário e imobiliária deseja evitar, mas há casos em que isso é inevitável.
Por isso, a ação de despejo só deve ser acionada após tentar conversar com o inquilino e forem tomadas as outras medidas que citamos como o envio da carta de cobrança e o protesto do contrato no cartório.
Faça uma análise cadastral
Para evitar alugar o imóvel para pessoas com histórico de dívidas, você deve realizar uma análise cadastral minuciosa para identificar se o possível inquilino é um bom pagador.
Dessa forma você poderá selecionar apenas pessoas que não tenham histórico de dívidas.
Como evitar a inadimplência?
Nenhum proprietário de imóveis alugados deseja sofrer com inadimplência, não é mesmo?
Por isso além de efetuar a cobrança ao inquilino de forma correta você também deve tomar algumas medidas para evitar essa situação.
A primeira delas é fortalecer sua relação com seu locatário, estabelecendo um relacionamento de importância e respeito.
Por isso você deve disponibilizar de forma prática e acessível diferentes formas de pagamento e enviar lembretes do prazo estipulado para pagar.
Você também pode fazer campanhas e eventos educativos para reforçar a importância de se organizar financeiramente e os benefícios de não fazer dívidas.
Caso haja inadimplência faça tudo o que estiver ao seu alcance para reverter a situação, assim converse com seu inquilino, envie a segunda via do boleto e negocie com ele.
Como você viu, efetuar cobranças ao inquilino é uma ação necessária de todo locador ou imobiliária, afinal é dever do locatário cumprir com os pagamentos das mensalidades do aluguel.
Por isso você deve realizar uma boa gestão das suas locações, estabelecendo um plano de cobrança, verificando o histórico de pagamentos e conversando com seu inquilino de forma amigável para que possam entrar em um acordo.
Caso não haja outra saída você pode usar o último recurso que é a entrada de uma ação de despejo na justiça.
Saiba que a Accordous pode ajudar você a gerenciar seu negócio de aluguéis.
Pois ela automatiza os processos, tornando tudo mais rápido e prático, realiza reajustes, envia boletos, faz a cobrança, entre outras ações que vão otimizar a gestão do aluguel dos seus imóveis.
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Fontes: