Será que kitnet tem público? Talvez essa seja a sua pergunta e de muitos investidores que querem construir ou comprar kitnets para alugar.
Pois saiba que as kitnets estão entre os imóveis mais procurados dentro do mercado imobiliário quando se fala em locação.
Kitnet é um tipo de imóvel de metragem pequena, onde um único cômodo contém área de serviço, cozinha, quarto e banheiro separados, aproveitando uma quantidade máxima de espaço. A metragem de uma kitnet pode variar entre 15 m² e 50 m².
Por ter essas características, as kitnets trazem muitos benefícios, como: economia de tempo na hora da limpeza; presença de móveis planejados e decoração; boa localização e segurança.
Por esses e outros motivos, elas acabam atraindo um público variado que abrange desde jovens universitários, turistas, viajantes e até casais sem filhos.
Quer saber mais sobre o público alvo de kitnets? Acompanhe o nosso artigo.
Experiência de morar sozinho
Morar sozinho é o sonho de muitas pessoas. Muitos jovens querem viver a experiência de ter seu espaço e começar a conquistar a sua independência sem ter que dividir uma casa ou apartamento com alguém.
Nesse caso, a kitnet é uma excelente opção de aluguel, já que possui valores acessíveis e não necessita de muito tempo para limpeza e organização.
Universitários
Têm os jovens que querem sair de casa, mas têm os universitários.
Esse público representa grande parte da procura por kitnets. Eles também estão saindo da casa dos pais, mas possuem algumas características e necessidades diferentes, como: encontrar uma moradia próxima a universidade ou do transporte público para facilitar o seu deslocamento. São pessoas que não possuem muitos móveis e não ficam muito tempo em casa, o que combina perfeitamente com uma kitnet.
Casais sem filhos
O início de uma vida a dois pode ser um pouco complicada. Muitas vezes o casal tem um orçamento curto e não pode financiar um imóvel ou investir em mobília e decoração. Por ser um imóvel com um aluguel mais acessível, muitos casais procuram kitnets como alternativa para o início de uma vida a dois.
Para quem viaja a trabalho
Executivos, representantes comerciais e demais trabalhadores que viajam também são um público das kitnets. Muitos, ao ficarem vários dias em uma mesma cidade, acabam optando por alugar um espaço que ofereça um ambiente mais intimista do que um hotel ou uma pousada.
Turistas
Se a sua cidade tem potencial turístico, as kitnets são excelentes oportunidades para quem quer viajar mas não quer gastar muito dinheiro com o aluguel. Então, para viagens de fim de ano, carnaval, páscoa e demais feriados, o seu imóvel pode ser uma excelente oportunidade para a hospedagem desse público, além de poder lucrar uma porcentagem a mais devido a alta demanda.
Terceira idade
O desejo de morar sozinho não é exclusivo dos jovens. Com a melhora da qualidade de vida, pessoas da terceira idade que encontram-se solteiras, separadas ou viúvas, estão optando por morar sozinhas. Nesse caso, moradias mais compactas, como as kitnets, também são procuradas por esse público, que preza, principalmente, pela melhor qualidade de vida.
Morar mais próximo do trabalho
Além dos estudantes que querem morar próximo a faculdade, muitas pessoas que moram em grandes centros também estão optando por alugar kitnets próximas ao local de trabalho.
Morar próximo ao local de trabalho ajuda na redução de despesas com a locomoção diária, seja por carro, ônibus ou metrô. Dessa forma, a pessoa pode ir caminhando ou de bicicleta, o que ajuda o meio ambiente e a saúde física e mental. Esse público quer uma melhor qualidade de vida e com isso poderá realizar suas refeições em casa e terá mais tempo para cuidar de si.
Público feminino
A participação da mulher no mercado de trabalho é uma realidade e só vem crescendo. Além disso, a cultura de um casamento ainda jovem também vem mudando, o que leva muitas mulheres a formarem uma família depois dos 30 anos.
Dessa forma, o público feminino procura alugar espaços mais intimistas, como as kitnets, e que sejam mais práticos para manter a organização e limpeza.
Para solteiros, separados e viúvos
De acordo com o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, nos últimos 5 anos o número de divórcios no país cresceu cerca de 75%. Com a pandemia os números ficaram ainda mais expressivos, com 43,8 mil processos no segundo semestre de 2020, segundo dados do Colégio Notarial do Brasil. Além do número crescente de pessoas separadas, há os solteiros e os viúvos, que juntos, são um público amplo para o aluguel de kitnets.
Essas pessoas procuram, muitas vezes, por imóveis já mobiliados e pequenos. Além disso, muitas se veem com um orçamento mais enxuto ou não querem fazer um investimento tão alto em um imóvel. Assim, acabam optando por alugar uma kitnet.
Agora que você conhece o público que pode atrair para as suas kitnets, veja algumas dicas para fazer um anúncio de qualidade e que termine em um contrato assinado.
Defina o perfil do inquilino
O investimento em kitnet é uma ótima opção dentro do mercado imobiliário. No entanto, é de suma importância que você faça um planejamento bem detalhado. Entre os detalhes, saiba que a definição de um público-alvo para o seu imóvel irá garantir uma maior procura e lucratividade, fazendo com que retorne mais rapidamente o dinheiro investido inicialmente.
Por exemplo: você quer alugar para o público jovem e feminino. Então, será necessário desenvolver um anúncio que cative e chame a atenção desse perfil.
A mesma situação se os alvos são trabalhadores de um parque industrial, estudantes de graduação ou pós-graduação, ou turistas de uma cidade litorânea. Com um anúncio adequado para cada público e o valor do aluguel alinhado à realidade financeira desses perfis, há grandes chances de você ocupar a sua kitnet.
Faça fotos e vídeos de boa qualidade
Você já deve ter ouvido aquele ditado: uma imagem vale mais do que mil palavras. Então, leve ele muito a sério ao anunciar a sua kitnet para alugar ou vender. Fotos e vídeos são os fatores cruciais na hora de anunciar a sua kitnet, uma vez que eles são o cartão de visita do seu imóvel e são eles que farão com que o cliente decida pela sua kitnet ou não.
Antes de postar as imagens, capriche na organização e limpeza do imóvel. É importante passar uma ótima impressão e os pequenos detalhes farão toda diferença. Ninguém quer alugar ou comprar uma kitnet que esteja bagunçada ou com sujeira na parede, não é mesmo?
Depois de organizar a sua kitnet, a primeira coisa a ser feita é limpar a lente da sua câmera. Isso mesmo. Independente se é câmera de celular ou câmera semi ou profissional, deixe a lente limpa. Assim, as imagens sairão mais nítidas.
Feito isso, pense nos diferentes perfis dos futuros inquilinos ou compradores e analise o que seria importante em uma kitnet pra ele: a cozinha reformada? os móveis e a decoração? Valorize isso nas fotos e nos vídeos.
Um ambiente bem iluminado valoriza as fotos e os vídeos. Então, abra as janelas, acenda as luzes e configure a câmera para balancear a luminosidade. Além da iluminação, atente-se aos seguintes detalhes: compare as fotos e os vídeos com e sem flash; opte por tirar as fotos e gravar os vídeos com a maior resolução disponível; prefira tirar as fotos na horizontal e em vários ângulos.
Divulgue nas redes sociais
As redes sociais permitem que você fique mais próximo do seu público alvo, além de facilitar o contato por meio de mensagens de texto, voz e até vídeo.
As imagens e os vídeos que você gravou da sua kitnet podem ser divulgados diariamente no facebook e no instagram e com isso, podem alcançar um número de pessoas muito maior que o velho anúncio impresso.
Algumas estratégias, como o anúncio patrocinado, podem ser feitas para aumentar a sua chance de venda ou locação. Atualmente, há maior limitação na entrega de conteúdo orgânico pelas redes sociais. Assim, fazer anúncios patrocinados é uma ótima ideia já que você pode segmentá-lo por região e faixa etária.
Além dos anúncios patrocinados, você pode utilizar palavras-chave nas publicações para alugar ou vender a sua kitnet. Dessa forma, o conteúdo pode chegar em mais pessoas. Para isso, use o Google Trends e o Keyword Planner, que auxiliarão na escolha das melhores palavras e inclusive no uso de hashtags.
Faça uma boa descrição da kitnet
Associada a boas fotos e vídeos que chamam atenção, você deve fazer uma ótima descrição da sua kitnet. Você precisa encantar o seu público independente se ele quer alugar ou comprar o seu imóvel.
Um anúncio que chama atenção precisa ter um título chamativo, e para isso você precisa pensar nas palavras-chave que o seu público digitaria para procurar uma kitnet na sua região. Se uma pessoa está procurando uma kitnet na região da Vila Madalena na cidade de São Paulo, ela fará mais ou menos da seguinte forma: kitnet na Vila Madalena.
Depois do título, valorize os detalhes da sua kitnet. Ela possui vista para um parque ou um lago? Os móveis são novos e embutidos? Você realizou uma reforma recentemente? Tem garagem no prédio? Espaço de lazer? Presença de ar-condicionado? Tudo isso deve ser detalhado e enfatizado no seu anúncio. Mas, lembre-se: como você não é o único anunciante de kitnet da sua região, faça as descrições de forma detalhada nos primeiros 200 caracteres.
Você criou um bom título e enfatizou bem os detalhes, agora precisa informar sobre a localização. Dentro do anúncio, a localização é um dos fatores que chamam atenção do público. Assim, você precisa informar se há supermercados, shoppings, farmácias, academias e bancos próximos da sua kitnet.
Por último e não menos importante, atente-se ao português. Talvez não seja você a pessoa que vai escrever o anúncio, mas independente disso, a ortografia e a gramática do anúncio precisam ser impecáveis.
Ofereça um valor adequado
Independente se você está alugando ou vendendo a sua kitnet, você deve praticar um preço compatível ao que está sendo usado no mercado imobiliário.
Talvez sua kitnet seja nova ou recém reformada, possui um acabamento impecável, móveis embutidos e é localizada em um ótimo bairro da cidade. Mesmo com todos esses atributos, você não pode agregar um valor abusivo no imóvel.
Dessa forma, contrate um profissional para auxiliar você a chegar no melhor valor de aluguel ou venda da sua kitnet, sendo interessante tanto para o público alvo quanto para você que é proprietário.
Erros comuns
Muitas pessoas cometem alguns erros na hora de anunciar as suas kitnets e isso pode comprometer na hora de fechar um contrato de locação ou venda.
Vamos destacar os mais recorrentes e que você deve evitar:
– publicar fotos de má qualidade, com pouca iluminação ou em ambientes desorganizados e sujos;
– não detalhar as principais informações da sua kitnet, como a localização;
– não divulgar em redes sociais; não dar retorno imediato para as pessoas interessadas;
– escrever um anúncio longo e com erros de português;
– não fornecer diferentes opções para contato.
Além dessas dicas, procure flexibilizar o atendimento para mostrar a sua kitnet e demais burocracias para facilitar a locação ou venda.
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