O universo online é essencial para os seguimentos de vendas, principalmente no segmento imobiliário. Deste modo é importante fazer o uso do meio social de forma inteligente e entender a cultura do mundo digital. Pensando nesta demanda, a Accordous mapeou as principais estratégias para você ter sucesso na sua venda e locação de imóveis:
Crie um site
Um site é de muita importância para um negócio, porém ter apenas um site não basta. É necessário ter um site diferencial, pois este canal serve como uma vitrine para mostra o teu produto. Para além disso, é nele que as pessoas buscam informações sobre seu negócio, imóveis que você vende e as oportunidades de locação.
Ter um site informativo e com conteúdo de qualidade será essencial pois ele será qualificado no site do Google. Portanto, tenha com frequência artigos e notícias para que seus clientes se sintam relevantes e conte com ferramentas de inteligência disponíveis, pois isso impacta diretamente nas suas vendas dado que os clientes buscam muitas informações para investir neste seguimento.
Mídias sociais
Atualmente as redes mais usadas são os Facebook e Instagram, porém se atente para usar quais se encaixam mais com a seu negócio pois tudo é pensado para os resultados.
As redes sociais são o principal canal de conexão com seus clientes, pois através delas é possível interagir e ouvir seus clientes e assim entender as demandas e a sua postura no mercado. Ressalta-se a importância do uso das redes sociais para atrair tráfego para o seu site, criando uma relação de conexão com as ferramentas que podem trazer o retorno almejado.
Algumas das opções podem estar entre as 5 redes sociais mais usadas por corretores de imóveis, imobiliárias e construtoras:
- Facebook;
- Instagram;
- WhatsApp;
- YouTube;
- Linkedin.
Landing Pages
O uso de landing pages é uma boa estratégia para atração de público, pois elas tem como objetivo a conversão de visitantes em leads, oportunidades e vendas.
Normalmente ela é uma página com textos curtos e focada na venda do serviço. Essa ferramenta é importante para o nicho imobiliário pois elas cumprem a função de aumentar a geração de leads de um ou mais imóveis específicos e assim maximiza as chances de conversão do objetivo.
Blog Imobiliário
Um blog sobre o assunto é outra ferramenta poderosa para vender imóveis pela internet. Ele cria uma rotina de conteúdo de forma gratuita ao mesmo passo que credita autoridade no assunto e passa confiança aos visitantes.
Outra vantagem é que a pesquisa do assunto nas redes cria visibilidade para postagens em blogs e estabelece um contato íntimo com os leitores. O grande potencial dos blogs está associado ao elevado ROI que ele concebe.
Utilize SEO
Pensando na utilização dos meios sociais para o mercado imobiliário, se torna fundamental o uso de mecanismos que aumentem suas métricas de visibilidade, como o SEO.
O SEO é uma estratégia de marketing que coloca suas redes nas primeiras posições dos buscadores, criando uma vantagem frente aos outros anunciantes.
Mas você deve estar se perguntando o que é SEO? O SEO é um mecanismo que possui um conjunto de técnicas de otimização que visam fazer com que você ganhe posições orgânicas nos buscadores e, consequentemente, tenha mais visitas e alcance a conversão dos seus objetivos.
Anúncios Imobiliários
Os Anúncios Imobiliários no meio digital são basicamente propagandas nas plataformas. Ao pagar os valores estabelecidos para plataformas de anúncios ,elas expandem a exibição do seu conteúdo para te ajudar a gerar mais leads e, consequentemente, vender mais de forma rápida.
Sabe quando você está no celular nas redes sociais e aparece um post patrocinado do nada? É exatamente disso que estamos falando. Essa técnica aumenta a visibilidade e cria gatilhos de curiosidade. Além disso, é acessível a todos os usuários e as rede sociais dinamizaram a proposta. O conteúdo é segmentado para o público interessado, neste caso, em compra, locação e venda de imóveis.
E-mail Marketing
O E-mail Marketing é uma das técnicas mais superestimada dentre as que estamos apresentando pois muitas pessoas desdenham do potencial dela ou não sabem utilizá-la da forma correta.
No segmento imobiliário é uma opção de comunicação com corretores, imobiliárias construtoras e clientes através de e-mails assertivos. Além de ser uma das principais estratégias com os melhores resultados, tem um baixo custo. Ademais, a comunicação via e-mail é umas das formas mais utilizadas pelos usuários do mundo.
Inbound Marketing Imobiliário
O Inbound Marketing Imobiliário atua na atração do interesse das pessoas por meio de conteúdos relevantes para conquistar sua permissão e criar um relacionamento duradouro. Neste segmento esta é uma ferramenta bem específica, pois no Inbound a comunicação se realiza caso o usuário autorize.
Nesta ferramenta a abordagem ocorre de forma inversa pois os clientes que vão até o vendedor. O diferencial nesta abordagem é a construção de conteúdo e de uma relação que vão fomentando até a efetiva conversão da venda.
Automação de Marketing
Todo o processo demanda inovação e no mundo digital isso é palavra de ordem. Assim atividades automatizadas reduzem o tempo gasto e melhoram o planejamento. Então, essa estratégia consiste em utilizar softwares para automatizar ações e processos de marketing.
O uso deste método visa estabelecer vantagens como: aumento da produtividade, redução do ciclo de vendas, aumento na geração de leads qualificados e a otimização do tempo. Além disso, essas tecnologias vem se tornando cada vez mais acessíveis.
Vídeos Imobiliários
Os conteúdos em vídeo estão em alta pois criam muito engajamento dado ao fácil consumo do material e por serem produções que atuam diretamente com consumidores. Assim, a criação de vídeos imobiliários pode ser fundamental para as vendas de imóveis pela internet.
Além de aumentarem o seu o engajamento, melhoram o seu SEO, geram um excelente ROI e aproximam o cliente e o conteúdo, potencializando o alcance.
A estratégia de vídeos é vista como tendência do marketing imobiliário para os próximos anos, já que ainda não é explorada com o potencial que poderia ser e as plataformas de vídeos não param de crescer e viralizar.
Análise das Métricas
Fora ao uso de ferramentas e das principais estratégias, é importante analisar o retorno que elas dão para que você. É importante para que você compreenda qual a melhor para sua estratégia de venda, bem como para melhorar o que foi planejado e avançar no segmento. Isto é, entender o que deu certo e o que pode ser melhorado na sua estratégia e, partir das métricas, tomar decisões.
O uso das métricas deve seguir uma organização para que a mensuração seja assertiva. Para isso, é necessário definir quais são os seus KPI’s, isto é, quais as métricas que tem relação com o seu objetivo. Por fim crie uma rotina de análises, criando uma periodicidade para analisar e observar os dados.
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