Accordous

Kitnets para Estudantes: Vale a Pena Investir?

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Acesso Rápido

Como o setor imobiliário é um dos melhores investimentos que uma pessoa pode fazer, investir em kitnets para estudantes é uma prática interessante em nosso país. 

Um imóvel é um bem que cresce em valor com o tempo, ao contrário dos automóveis, que perdem uma parte significativa de seu valor assim que deixam a concessionária.

Kitnets para Estudantes: Vale a Pena Investir

Além disso, se você possuir uma quantidade suficiente de imóveis, você poderá viver somente com renda de aluguel no futuro. 

Entretanto, para que o investimento seja benéfico, é necessário um planejamento cuidadoso; caso contrário, corre-se o risco de criar uma casa que é difícil de ser alugada.

A seguir, descubra se vale a pena investir em kitnets para estudantes.

Vamos lá?

O que é kitnet? 

Os apartamentos kitnet são originários dos Estados Unidos e prevalecem no Brasil desde a década de 1940. Desde então, o conceito evoluiu para atender às necessidades da vida urbana moderna, onde as pessoas valorizam a praticidade em detrimento do conforto.

Em geral, os kitnets são idênticos aos apartamentos comuns, com a exceção de que o número de quartos e seus tamanhos são menores. No total, elas têm três quartos: um quarto, uma cozinha integrada à área de serviço e um banheiro.

Por fim, as pessoas solteiras que desejam deixar a casa de seus pais e viver sozinhas têm sido muito requisitadas para este tipo de propriedade. Mesmo assim, os viúvos mais velhos a preferem devido à sua facilidade de manutenção e acessibilidade.

Kitnets: melhores mercados

Cidades Universitárias

É importante considerar as necessidades do público durante a construção de apartamentos de kitnet em cidades universitárias, tais como fáceis acessos à universidade e infraestrutura básica como acesso à internet, vagas de estacionamento e segurança.

Aliás, nesta situação, é essencial construir perto da instituição e considerar como aproveitar ao máximo o terreno disponível, o que geralmente significa dois níveis. 

Kitnets em Cidades Litorâneas
Cidades litorâneas

Cidades litorâneas

A criação de apartamentos de kitnet para aluguel em cidades litorâneas também é uma ideia maravilhosa. 

Entretanto, nessas cidades, existe um problema sazonal, o que significa que durante a baixa estação, os imóveis estarão praticamente vazios, enquanto que a alta estação permitirá que eles se recuperem. 

Como é típico para os indivíduos viajar para a praia com suas famílias durante um fim de semana ou uma temporada, o melhor do espaço interno deve ser considerado durante a construção de apartamentos de kitnet na praia.

O perfil de um inquilino estudante

A princípio um estudante é uma pessoa que está matriculada em uma faculdade ou universidade.

Além de que um estudante normalmente está matriculado em um programa de graduação, especialização ou mestrado.

A seguir, saiba mais sobre o perfil de um inquilino estudante:

  • Faixa etária dos estudantes: um inquilino que é estudante de graduação geralmente tem entre 17 e 24 anos de idade. Inclusive, a faixa etária dos estudantes matriculados nos cursos de mestrado é substancialmente maior.
  • Renda: boa parte dos estudantes trabalham em tempo integral enquanto frequentam a universidade e podem aumentar sua renda com trabalho de meio período ou programas de auxílio da universidade.
  • Estado Civil: boa parte dos estudantes universitários estão na condição de solteiros

Elementos que os estudantes procuram em um aluguel de kitnets

Saiba agora pontos que os estudantes buscam em um aluguel de kitnets

Estar perto do Campus Universitário

A princípio, ao procurar um lugar para residir ao longo do ano letivo, um dos primeiros elementos que um estudante universitário procura é a proximidade da kitnet do campus universitário. 

Acessibilidade de preços

Outra grande prioridade para os estudantes é a proximidade das despesas de aluguel.

Acessibilidade de preços

O dinheiro é apertado para eles, e enquanto necessitam de um local para viver, eles também desejam comer e socializar com seus amigos. 

Eles também têm preferência por um aluguel a preço justo em vez de uma unidade remodelada, que é mais cara. 

Por fim, vale destacar que alguns estudantes universitários costumam dividir o aluguel de uma kitnet com colegas de quarto para serem capazes de economizar dinheiro. 

Proximidade de serviços

Mais um elemento que possui muita prioridade que um estudante procura é estar próximo de serviços. Ou seja, uma kitnet de fácil acesso a restaurantes, compras e entretenimentos.

Trânsito público

Como boa parte dos estudantes universitários não possuem carros, por isso o transporte público é essencial.

Trânsito público

Segurança

Os estudantes universitários buscam um lugar que proporciona segurança. 

Vantagens de investir em kitnets para estudantes

 A seguir, conheça da melhor forma os benefícios de investir em kitnets para estudantes:

  • Os aluguéis são muito procurados, com a chegada de novos estudantes a cada ano.
  • Rendas potencialmente mais altas devido à alta demanda e vários inquilinos pagando um aluguel total por unidade mais alto.
  • Os pagamentos de aluguel são seguros, pois os pais normalmente os fazem e são capazes de pagar por um semestre completo antecipadamente.
  • Como eles nunca moraram em seu próprio apartamento antes, os estudantes são capazes de tolerar unidades menos bem equipadas e resmungar menos.

Desvantagens de investir em kitnets para estudantes

Abaixo descubra os inconvenientes de investir em kitnets para estudantes:

  • Inquilinos estudantis com poucos cuidados podem causar danos à kitnet e infestações por pragas.
  • Demitir estudantes por não pagamento de aluguel pode fazer com que a unidade permaneça sem pagamento até a volta de um novo ano letivo.
  • A fim de atrair locatários, a grande oferta de unidades de aluguel concorrentes é capaz de exigir aluguéis bem menores.
  • Os inquilinos estudantes de aluguel são mais difíceis de avaliar, pois não têm histórico de aluguel ou emprego.
  • Requisitos de locação como limites de ruído, hóspedes frequentes e um grande número de habitantes podem ser ignorados pelos estudantes.
  • No período do verão, pode ser um desafio manter as unidades ocupadas.

Então, vale a pena investir em kitnets para estudantes?

Esta forma de investimento imobiliário requer um perfil específico de investidor. Como você escolhe o preço do aluguel, construir para alugar é uma opção fantástica para investidores que não gostam da volatilidade dos preços de outros investimentos (como a bolsa de valores).

Aliás, os kitnets são projetados para investidores que desejam tomar suas próprias decisões comerciais. 

Vale a pena investir em kitnets para estudantes?
C

Aqueles que estão preocupados com a possibilidade de desvio de fundos. Se isto o descreve, você preferirá investir em imóveis alugados, o que lhe permite total controle sobre seus destinos de investimento.

Finalmente, vale a pena notar que um bom projeto, como o investimento em moradia estudantil, vale muito a pena, especialmente no caso de estudantes universitários, que estão em alta demanda durante todo o ano. 

Entretanto, é necessário um projeto adequado não só para a construção, mas também para a infraestrutura, a fim de chamar a atenção dos inquilinos.

Por fim, se você gostou deste artigo e o achou útil, compartilhe-o com seus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *