Accordous

Como Funciona o Setor Imobiliário?

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Acesso Rápido

O setor imobiliário ganhou grande destaque no ramo de investimentos, mas você sabe como funcionam as transações dessa natureza? Será que existem benefícios com o investimento no setor imobiliário? Esse é o tipo de informação que trouxemos para você a seguir, então vamos conferir. 

Como Funciona o Setor Imobiliário? - Gerenciamento de Contratos Imobiliários - Accordous

A transação mais conhecida do setor imobiliário é a compra e venda de imóveis, porém, para que isso ocorra com segurança, você deve compreender melhor sobre o setor no geral. Entender o funcionamento desse ramo é primordial para melhorar o seu lucro e ter mais confiança antes de firmar qualquer tipo de relação. 

Sendo assim, é importante que você busque por informações que agreguem valor a essas transações, tendo em vista que não envolve pouco dinheiro. Por esse motivo que os investidores hoje em dia estão apostando em relações imobiliárias, visando melhor performance no mercado. 

Até porque, o setor imobiliário tem crescido bastante em nosso país, e a tendência é que continue a aumentar. Hoje, o mercado com certeza está entre os que mais recebe investimento no Brasil. Logo, a fim de garantir negociações bem sucedidas, você deve entender o básico desse setor. 

Mas, afinal, o que é o setor imobiliário? 

Inicialmente, é de suma importância trazer um conceito amplo do que seria o setor imobiliário, a fim de contextualizar melhor esse cenário. Sendo assim, podemos definir o setor imobiliário como um setor presente na economia capaz de abranger todas as negociações que envolvem imóveis. Assim, os imóveis ainda englobam áreas construídas e terrenos. 

Um exemplo disso é o terreno que você mora hoje, que inclui o subsolo, a superfície e o espaço aéreo. Além disso, temos a edificação que foi construída no terreno e demais produções advindas do esforço humano, que pode ser exemplificado com uma plantação. 

Nesse sentido, a partir do momento que você realiza uma venda, locação ou compra algum bem desses citados, está inserido em um negócio do setor imobiliário. Inclusive, saiba que muitos são os bens envolvidos nessa relação, desde uma casa ou apartamento, como um prédio comercial. Além disso, a finalidade da transição não importa nesse momento ainda. 

Com isso, conclui-se que existem diversas possibilidades para que você entre no setor imobiliário, e até mesmo invista nele. Assim como nos deparamos com algumas variáveis capazes de demonstrar a realização de investimentos imobiliários. 

Dessa maneira, vemos como é primordial entender a área e explorar as suas principais informações. 

Funcionamento do Setor Imobiliário 

Como Funciona o Setor Imobiliário: Funcionamento do Setor - Gerenciamento de Contratos Imobiliários - Accordous

Após fazer uma contextualização mais geral sobre o setor imobiliário, podemos adentrar, de forma específica, no seu funcionamento. Além de dominar a teoria, você deve ter o conhecimento prática, em especial aqueles que desejam investir na área para obter lucros com os seus imóveis. 

Como foi dito acima, uma transação imobiliária pode ser originada de diversas formas, por exemplo, a compra de um imóvel, a locação do seu apartamento ou uma compra de projeto ainda na planta. Portanto, você pode se inserir nesse setor das mais variadas maneiras. 

Sendo assim, a negociação da transação imobiliária costuma ser realizada com o proprietário, de forma direta ou indireta. A forma indireta envolve, por exemplo, uma imobiliária ou corretor de imóveis. Do outro lado, temos, claro, o comprador, que pode ou não utilizar créditos ou os fundos imobiliários. 

No entanto, é incomum ter o valor total da compra que você deseja realizar, logo, o auxílio de financiamentos costuma ser o mais usado. Hoje em dia, como o setor vem crescendo, as instituições bancárias incentivam o investimento em imóveis. 

Desse modo, outra informação interessante sobre o funcionamento do setor imobiliário é a presença de custos adicionais com os processos dessa natureza. Por exemplo, ao transferir um imóvel, é necessário realizar o pagamento de algumas taxas (como matrícula e registro) e impostos (como o Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis – ITBI).

Sistema de fases

Ainda sobre o funcionamento desse setor imobiliário, outra informação que merece destaque é o sistema de fases. Esse sistema costuma durar cerca de 6 anos, e se refere ao tempo médio para observar as mudanças da sua demanda, bem como da oferta. 

Com isso, as construtoras podem lançar os seus empreendimentos que julgam ser os mais desejados por parte dos consumidores. No sistema de fases, temos uma etapa que se dedica à valorização do imóvel. Isso ocorre de forma natural quando percebemos que as negociações têm os seus preços aumentados. 

Como Funciona o Setor Imobiliário: Tendências do Setor Imobiliário - Gerenciamento de Contratos Imobiliários - Accordous

No entanto, o contrário também pode ocorrer, ou seja, a diminuição do valor das negociações. A partir do momento que a demanda passa por essa redução, nos deparamos com a adequação dos valores, e com certeza é o momento ideal para adquirir o seu imóvel. 

Logo, o sistema de fases serve para demonstrar o rendimento que um imóvel tem do ponto de vista a longo ou a médio prazo. Por isso, entenda o setor e confira a melhor fase para investir. 

Tendências do setor imobiliário 

Após todas as informações que trouxemos, você já deve ter em mente que é necessário se manter atualizado sobre o mercado. Com isso, trouxemos as principais tendências do setor imobiliário. 

Destaca-se que, após a pandemia do novo coronavírus, o setor imobiliário passou por algumas adaptações, assim como os outros ramos. Uma delas foi o distanciamento e o isolamento social, que influenciou na escolha de imóveis. 

Isso será perceptível logo na primeira tendência que trouxemos, mas é uma perspectiva interessante para se ter em mente antes de investir no setor imobiliário. 

Aumento da procura por imóveis de maior área

A primeira tendência é a procura por imóveis que possuam uma área maior, mas não apenas por conta da pandemia. Na verdade, há um certo tempo, era nítido como os condomínios e edifícios no geral estavam investindo em unidades menores, a fim de construir mais. 

Porém, isso incomodava as pessoas, mesmo que fosse um local de luxo e alto padrão, pois todos desejam conforto em seus lares. Devido a isso, vemos que a busca por locais maiores tem crescido bastante, então, invista em unidades que possuam maior metragem. 

Como Funciona o Setor Imobiliário: Aumento da Procura por Imóveis de Maior Área - Gerenciamento de Contratos Imobiliários - Accordous

Infraestruturas que possuam atividades de lazer

Outra tendência do setor imobiliário é que os investidores estão apostando em infraestruturas que possuam atividades de lazer. E esse é outro reflexo da pandemia, tendo em vista que tivemos que ficar em casa por muito tempo, o que acaba sendo algo entediante. 

Portanto, caso você queira se inserir no setor imobiliário, saiba que a melhor opção é investir nos locais que possuam uma boa infraestrutura. Isso também envolve a busca por unidades que tenham espaços próprios de varanda, por exemplo. 

Os imóveis que vêm com varanda gourmet são os mais procurados desde julho, e a tendência é que isso continue por muito tempo. 

Transações imobiliárias facilitadas com tecnologia

Outra tendência tem uma relação íntima com a tecnologia, afinal, não é segredo para ninguém que os recursos tecnológicos estão crescendo cada vez mais. Então, hoje em dia é possível encontrar locais que facilitam toda a transação, como a Accordous. 

A Accordous é uma plataforma de gestão de aluguéis, e ela apresenta serviços incríveis para que você gerencie da melhor forma as suas locações. Com ela, você pode desburocratizar o processo de locação de imóveis, o que aumenta as possibilidades de encontrar o inquilino perfeito. 

As ferramentas tecnológicas chegaram para ficar, e de fato elas tornam todo o processo de transação imobiliária mais simples, incluindo a visitação até uma eventual assinatura digital em documentos. 

Busca por locação ou compra em conjunto 

Ao citarmos a expressão “em conjunto” estamos nos referindo aos populares e atuais coworkings, que são uma tendência em todo o país. 

Como Funciona o Setor Imobiliário: Busca por Locação ou Compra em Conjunto - Gerenciamento de Contratos Imobiliários - Accordous

O intuito de um coworking é promover a utilização máxima de um imóvel voltado para atividades profissionais. Isso faz com que os usuários dessa área possam dividir custos de locação, aquisição e da manutenção frequente. 

Com a economia de um coworking, os trabalhadores podem cortar custos, e aumentar a lucratividade. Assim, considere a ideia de investir em um coworking para alugar a outros profissionais, como advogados, arquitetos ou contadores. 

Empreendimentos sustentáveis

Por fim, uma tendência que merece destaque para o setor imobiliário é a sustentabilidade em empreendimentos. Na verdade, ser sustentável já é uma tendência em todos os setores, e com os imóveis isso não poderia ser diferente. 

Logo, nos dias atuais, é importante ter um olhar diferenciado para a sustentabilidade no ramo imobiliário, como explorar espaços verdes ou utilizar materiais recicláveis. Tudo isso costuma impulsionar as vendas e o lucro de um imóvel, por exemplo. 

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.