No Brasil, existem duas modalidades diferentes para aplicação desta taxa: corretagem imobiliária e corretagem por valores mobiliários.
No primeiro modelo A corretagem imobiliária, basicamente é o valor/tarifa que as empresas ou profissionais cobram para compra e venda de imóveis, isto é uma quantia que se recebe pela intermediação de uma negociação, para além essa cobrança pode ser feita tanto para pessoas físicas quanto jurídicas.
Já a corretagem de valor mobiliário se relaciona com a compra e venda de produtos da Bolsa de Valores, normalmente esta modalidade não tem valor de comissão fixa, ou seja, ela pode variações de acordo com a política estabelecida pela corretora.
Tipos de corretagem
Como dito anteriormente os valores podem apresentar variações de com as políticas implícitas, elas podem ser podem ser fixos ou variáveis
- Fixa: neste caso a corretora determina um valor fixo, que não irá depender de valores de ordem, ou seja, será sempre o mesmo;
- Variável: a variável irá se modificar de acordo com o volume em negociação entre comprador e corretora.
Pode ainda haver um terceiro tipo: a taxa mista, que se trata da mescla dos dois tipos anteriores, porém menos usada.
De qualquer forma existem alguns parâmetros para que se possa guiar do que é o mais usual, então veja na lista a seguir qual é a média dos percentuais cobrados, de acordo com o tipo de imóvel:
- Empreendimentos: entre 4 e 6%;
- Propriedades urbanas: entre 6 e 8%;
- Rurais: entre 6 e 10%;
- Propriedades para indústria: entre 6 e 8%;
- Imóveis comerciais; 5%.
A cobrança desta taxas é legal?
Há uma grande discussão sobre a legalidade da prática desta cobrança, de fato não existe uma proibição segundo o ordenamento jurídico brasileiro, Código Civil ou no Código de Defesa do Consumidor.
O que se deve atentar é quanto a titulação do profissional para que se evite danos ou prejuízo, assim busque profissionais que sejam devidamente registrados no Conselho Regional e assim essa cobrança será legal e que o exija no contrato que todas as cobranças sejam detalhadas de forma clara e negocie os valores.
Negociando a taxa de corretagem
Em uma negociação sempre há espaço para revisão de valores, além de outros mecanismos de pesquisa para chegar a um local que seja bom para as partes envolvidas, algumas dicas são:
- Procure por uma corretora com o melhor custo/benefício;
- Compare os preços de diferentes corretoras;
- Se atente aos contratos e tire todas as dúvidas;
- Veja as condições para o comissionamento;
Em síntese, sempre busque o máximo de informação pois a taxa será cobrada, então a use a seu favor para ter um serviço de qualidade e um critério para alinhar seus interesses na negociação
Diante deste cenário do mundo imobiliário tal se tornar um cliente Accordous ainda hoje e administrar seus aluguéis com uma plataforma completa e 100% digital?
A Accordous te ajuda a aumentar a captação dos seus leads e aumentar seus rendimentos.
Clique aqui e fale com um de nossos consultores e veja seus empreendimentos imobiliários alavancarem!
Você ficou com alguma dúvida sobre o software de gerenciamento de contratos para a sua gestão de aluguéis ? Deixa a sua pergunta nos comentários!
LEIA MAIS: INFOGRÁFICO: Como funciona a rotina da gestão independente de aluguéis