Accordous

Seguro-Fiança: Pessoas com Restrição Passam?

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Acesso Rápido

Se você tem dúvidas se pessoas com restrição passam no seguro-fiança este artigo é para você. 

Em geral, as seguradoras preferem fechar contrato com inquilinos que têm o nome limpo, no entanto, dependendo das garantias que a pessoa der, há chances da empresa aprovar o seguro. 

Seguro Fiança: Pessoas com Restrição Passam? - Gerenciamento de Contratos Imobiliários - Accordous

Neste artigo você vai entender mais como funciona a aprovação do seguro-fiança e como alugar um imóvel mesmo com o nome sujo. 

O que é seguro-fiança? 

Trata-se de uma forma de garantia que o locatário oferece ao proprietário do imóvel. 

Ele contrata um plano de seguro-fiança de uma seguradora, onde a mesma fica incumbida de assumir a dívida de aluguel no caso do locatário ficar impossibilitado de pagar. 

Dependendo das coberturas que o locatário contratar a seguradora também pode assumir os custos de avarias no imóvel. 

Assim o locador fica garantido de que vai receber as mensalidades do aluguel e o locatário fica livre de uma ação de despejo. 

Quanto custa o seguro-fiança? 

O custo do seguro-fiança é variado, tudo depende da empresa que o locatário contratar, mas o custo costuma não passar de 3 aluguéis. 

O valor pode ser dividido em 12 vezes, que geralmente é o período que o contrato de locação dura. 

Além disso, o locatário pode contratar coberturas para cobrir gastos como luz, água, condomínio, IPTU, pintura e multas contratuais. 

E você que é proprietário e deseja gerenciar melhor seus imóveis saiba que a Accordous é uma plataforma que ajuda na gestão dos aluguéis e também faz o orçamento do seguro fiança em mais de 10 seguradoras. 

Acesse nosso site para saber mais informações. 

Quais documentos devem ser apresentados para a aprovação do seguro-fiança? 

As seguradoras exigem alguns documentos dos inquilinos e proprietários do imóvel que o identifiquem e que comprovem sua renda. 

Vamos conferir quais documentos são esses: 

  • autônomo: no caso do inquilino ser autônomo deve apresentar cópias do RG, CPF, conta de luz ou água para comprovar residência, declaração do imposto de renda e extratos do banco dos últimos 3 meses; 
  • CLT: já para o locatário que é empregado registrado é exigido cópias do RG, CPF, conta de luz ou água para comprovar residência, declaração do imposto de renda, os 3 últimos holerites e a xerox da carteira de trabalho; 
  • pessoa jurídica: deve apresentar o contrato social ou declaração de firma individual, cópia do Cadastro de Contribuintes Mobiliários da Prefeitura Municipal (CCM), declaração do imposto de renda e extratos do banco; 
  • empresa em formação: no caso de empresas que estão se formando deve ser apresentado documentos dos futuros sócios e comprovantes que mostrem capital com valor bastante para a abertura da empresa; 
  • aposentado ou pensionista: inquilino aposentado deve mostrar os três últimos recibos de pensão, já os pensionistas, além disso, devem mostrar cópia da sentença judicial; 
  • proprietário de imóveis alugados: deve mostrar além dos documentos citados a escritura do imóvel locado, o contrato de aluguel e o último recibo da locação. 
Seguro Fiança: Pessoas com Restrição Passam? - Documentação Necessária - Gerenciamento de Contratos Imobiliários - Accordous

O que é necessário para ser aprovado pelo seguro-fiança? 

A seguradora leva em consideração dois fatores principais para aprovar o seguro-fiança que é a renda e o score. 

No caso da renda, a mensalidade do aluguel ou parcela do seguro-fiança não podem passar dos 30% dos rendimentos familiares. 

Por isso, se uma família ganha 3 mil reais por mês pode se comprometer a parcelas de no máximo mil reais. 

Para que o locatário mostre que tem renda suficiente para pagar o seguro-fiança deve comprovar com o extrato bancário e imposto de renda, no caso de autônomos e com os últimos três holerites e carteira de trabalho para quem é empregado CLT. 

No caso de pessoas que são autônomas e não fazem tantos movimentos na conta do banco ou declare valores baixos no I.R, devem tentar aumentar os depósitos antes de fechar o contrato ou incluir outra pessoa da família no seguro-fiança. 

Por outro lado, o score mostra se o locatário é bom pagador ou não, essa estimativa é encontrada em empresas de birô de crédito como SPC e Serasa. 

Geralmente quem tem restrição, não usam cartão de crédito ou não tem conta bancária não alcançam um bom valor de score. 

Portanto, uma forma de melhorar sua pontuação é movimentar mais o banco e criar um histórico positivo no mercado financeiro. 

Para isso basta depositar todo mês a quantia que vai declarar. 

As seguradoras possuem três faixas de score: 

  • aceitável: em que a pessoa tem mais chances de ser aceita, basta que comprove renda; 
  • neutra: pode ser aprovada ou não por meio de uma análise mais profunda;
  • inviável: mesmo que a renda seja suficiente, não é aprovada. 

Pessoas com restrição passam no seguro-fiança? 

A aprovação está sujeita à situação em que a pessoa se encontra, caso suas dívidas sejam muito altas ou ela tiver outro aluguel é mais difícil que a seguradora aprove o seguro-fiança. 

No entanto, a situação pode mudar, caso as dívidas sejam baixas e fáceis de resolver. 

Qual o passo a passo para firmar um seguro-fiança? 

Segue o passo a passo para firmar o seguro fiança: 

  • o locatário precisa escolha um imóvel para alugar;
  • deve verificar as condições para o fechamento do contrato e a garantia exigida;
  • depois é só se comunicar com uma seguradora e compartilhar as informações e documentos pedidos;
  • a seguradora fará a análise cadastral e o cálculo do seguro. 

Quanto tempo demora para fechar o contrato do seguro-fiança? 

Para que o locatário seja aprovado costuma demorar de 24 a 48 horas. 

É possível alugar um imóvel com o nome sujo? 

Geralmente os proprietários de imóveis e imobiliárias dão preferência a inquilinos que tenham o nome limpo. 

Seguro Fiança: Pessoas com Restrição Passam? - Aluguel Com Nome Sujo - Gerenciamento de Contratos Imobiliários - Accordous

No entanto, é possível alugar um imóvel mesmo que o nome do locatário esteja sujo, desde que ele apresente outros tipos de garantia ou aluguel o imóvel no nome de uma terceira pessoa. 

De que forma o proprietário do imóvel ou a imobiliária sabem do nome sujo? 

Da mesma forma que a seguradora, eles acessam um órgão de proteção ao crédito como Serasa e SPC e consultam o nome do futuro inquilino ou CPF. 

Há alguns proprietários e imobiliárias que pagam para disporem dessa consulta e assim checarem seus possíveis inquilinos a cada contrato que pretendem fechar. 

Também é possível consultar o cartório para verificar se há alguma dívida protestada em nome do locatário. 

Para isso é só solicitar ao cartório, e ele emite uma certidão com toda a situação do inquilino, mostrando se tem ou não dívidas. 

Como alugar um imóvel com o nome sujo? 

Há duas formas de alugar o imóvel com o nome sujo: dando uma garantia ou alugar no nome de terceiro. 

Vamos conferir como funciona cada uma delas. 

Garantia 

Se o locatário der uma garantia é mais provável que o dono do imóvel ou imobiliária aceite fechar o contrato. 

O inquilino pode conseguir um fiador, que ficará encarregado de pagar o aluguel caso fique impossibilitado de cumprir com a mensalidade do aluguel. 

Para ser aprovado esse fiador precisa ser uma pessoa de confiança, ter uma renda segura, imóveis em seu nome e ter outros tipos de bem que comprovem seu estado financeiro. 

Outra garantia é o seguro-fiança, que como mencionamos anteriormente, pode aprovar ou não pessoas com restrição, tudo vai depender do estado da dívida. 

Uma terceira opção de garantia é a caução, que nada mais é do que o pagamento de um valor que compreende o valor de três parcelas de aluguel e que caso o inquilino não pague a locação ou o imóvel sofra avarias será descontado do caução. 

Mas no caso de não haver problemas durante o contrato, o inquilino ainda tem a possibilidade de receber o valor de volta corrigido. 

Aluguel em nome de uma terceira pessoa 

Nesse caso, a pessoa que pretende morar no apartamento pode pedir para um terceiro fechar o aluguel em seu nome, mesmo que não vá morar no local. 

Dessa forma quem fica responsável (ao menos no papel) pelo pagamento é a pessoa que fechou o contrato. 

Quais documentos são necessários apresentar para alugar um imóvel? 

Geralmente a imobiliária ou o proprietário exigem que o futuro inquilino apresente os seguintes documentos: RG e CPF, certidão de casamento ou casamento, conta de água ou luz para comprovar residência, declaração do imposto de renda e comprovante de que a renda é maior do que três vezes o valor da locação. 

Seguro Fiança: Pessoas com Restrição Passam? - Documentos Necessários Aluguel de Imóvel  - Gerenciamento de Contratos Imobiliários - Accordous

Conclusão 

Como você viu pessoas com restrição podem passar no seguro-fiança, basta que seja comprovado que sua dívida não é muito alta e fácil de resolver e possuam renda três vezes maior que a mensalidade do aluguel. 

O seguro-fiança é uma garantia que dá mais segurança ao proprietário e inquilino do imóvel, já que no caso do locatário ficar impossibilitado de pagar o aluguel, assim é a seguradora que arcará com a mensalidade do aluguel. 

No entanto, para firmar o seguro-fiança a seguradora avalia a renda do inquilino e sua pontuação no score. 

Por isso, caso tenha uma renda inferior ao que é exigido e uma pontuação inaceitável no score pode ser reprovado e assim não poderá contratar o seguro-fiança. 

Porém para alugar um imóvel a pessoa pode ter o nome sujo, basta que ela dê uma garantia ao proprietário como apresentar um fiador, seguro-fiança ou fazer um depósito caução ou alugar o imóvel no nome de uma terceira pessoa. 

É preciso pensar bem e analisar qual a melhor forma de alugar o imóvel com nome sujo para não ter dores de cabeça. 

Dessa forma poderá realizar a locação tranquilamente e assim evitar problemas com o dono do imóvel.

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.