Accordous

Régua de Cobrança de Aluguéis: Reduza a Inadimplência

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Acesso Rápido

Você sabe o que é uma régua de cobrança de aluguéis e como ela impacta na gestão de imóveis? Hoje nós trouxemos algumas medidas que reduzem a inadimplência. 

Trabalhar no mercado imobiliário pode trazer alguns obstáculos ao longo do percurso, porém, uma forma de tornar esse dia a dia mais produtivo é com um software de gestão, por exemplo. Uma das referências desse ramo é a Accordous, que traz os recursos necessários para auxiliar na administração de aluguéis. 

A Accordous é uma plataforma que traz consigo diversas ferramentas com o intuito de facilitar a gestão de imóveis. Assim, você encontra formas de diminuir as taxas de inadimplências, por exemplo, e manter em dia a situação dos inquilinos. 

Dentre os principais problemas enfrentados na gestão de imóveis, podemos dar um destaque especial para a inadimplência. Inclusive, é comum que as pessoas não cumpram com o acordado em um contrato. 

Porém, no caso do mercado imobiliário, é preciso contar com alguma ajuda para não crescer com o prejuízo. Uma forma de fazer isso é contar com a régua de cobrança de aluguel, e é justamente sobre isso que falaremos a seguir. 

Mas, afinal, o que é uma régua de cobrança de aluguel? 

A priori, é interessante trazer uma definição, mesmo que ampla, do que seria uma régua de cobrança de aluguel, e qual seria o seu objetivo. 

Dito isso, é possível entender a régua de cobrança de aluguel como um recurso tecnológico, cujo intuito é organizar o processo que notifica acerca da cobrança de aluguel. 

Assim, essa é uma ferramenta que poderá padronizar os seus contatos, desde o primeiro atendimento (dos locatários e inquilinos) até uma possível recuperação de crédito – isso se o aluguel não for pago no dia acordado. 

Dessa maneira, o foco da régua é simplificar o seu trabalho manual do envio de boletos. Logo, nesse processo também existe a necessidade de informar sobre as datas de vencimento (que estão próximas) ou informar que o pagamento está em atraso. 

Ao adotar uma boa gestão de imóveis, você perceberá que será possível organizar os seus processos e o que fazer para lidar com uma situação de inadimplência. 

Quais os benefícios de adotar a régua de cobrança de aluguel? 

Agora que você já entendeu qual a essência e o conceito de uma régua de cobrança de aluguel, é o momento de explorar quais os benefícios obtidos com a adoção dessa ferramenta. 

Em resumo, é interessante salientar que a régua de cobrança de aluguel já põe em prática, de maneira autônoma, a estratégia que melhora as taxas de recebimento de aluguel. Isso, inclusive, confere mais segurança e confiança para os proprietários que contratarem os seus serviços. 

Desse modo, você consegue controlar melhor os seus contatos com os locatários, bem como as notificações a respeito das cobranças. Porém, ressalta-se que todos esses dados precisam estar devidamente mapeados. 

Somente após a organização dos dados da sua gestão de imóveis que a régua será eficaz, executando, então, os prazos necessários de forma regular. 

Outro benefício da régua de cobrança de aluguel é a prevenção no que se refere a situações de inadimplência. Ademais, a régua se torna um aliado “pessoal” do locatário, afinal, esse é o instrumento que torna possível a organização dos valores e os prazos acordados. 

Ao automatizar esses processos, você poderá notificar os inquilinos, enviar boletos dentro da data de vencimento e o pagamento será contabilizado de forma eficiente. 

Com a régua, você conseguirá gerenciar muito melhor todas as despesas ou a receita que advém dos aluguéis. 

Existem outros fatores que devemos destacar sobre os benefícios da régua de cobrança, e é o que falaremos a seguir. 

Evitar o esquecimento de datas

A régua de cobrança de aluguel evita o esquecimento das datas, sendo um dos fatores que acaba resultando na falta de pagamento. Então, como essa questão não é incomum, é necessário lidar com as datas de cobrança. 

Inclusive, muitas vezes vemos que o próprio locador esquece de mandar o boleto para pagamento (caso esse seja o método adotado). Isso pode ser explicado devido a diversidade de imóveis alugados – com a sobrecarga, as datas de vencimento podem ser esquecidas. 

Para prevenir essa situação, você pode adotar uma régua de cobrança de aluguel, em que os boletos serão enviados de maneira automática. Logo, essa ferramenta auxilia tanto os locatários como os locadores. 

Prevenir erros

Outra vantagem de usar uma régua de cobrança é poder, antecipadamente, programar o dia e a hora para enviar as suas notificações, próximo do vencimento. 

Assim, esse evento é realizado automaticamente para os seus inquilinos. E quando comparamos esse processo com os convencionais disparos manuais, vemos não somente a prevenção de erros, mas também uma maior produtividade. 

Imagine que você tem vários imóveis e, por algum motivo, envie uma cobrança que não era para mandar. Isso causa um certo constrangimento, e a depender da situação pode render um processo judicial. 

A fim de evitar e prevenir esses erros, a régua de cobrança vai ajudar na sua gestão de aluguéis e imóveis no geral. 

Recebimento mais ágil 

Ao utilizar a régua de cobrança, você vai perceber que os recebimentos ocorrerão de maneira mais ágil, sem a necessidade de reenviar nenhum boleto. Com a régua, você tem a liberdade de programar a tarefa de cobrança ou o envio de uma notificação para realizar o pagamento. 

Logo, depois que o devedor realizar o seu pagamento, isso já constará como feito em seu sistema, o que evita o reenvio de notificações ou cobranças indevidas. 

Como fazer a régua de cobrança

Para que você tenha a régua de cobrança, e que ela seja efetiva, é preciso traçar uma estratégia muito bem desenhada. Essa estratégia, então, precisa ter com exatidão todos os seus passos para que reduza a inadimplência. 

A parte automática do processo é a alma da régua de cobrança, porém, para que ela seja exitosa, você deve determinar qual será a periodicidade de todas as comunicações. Depois disso, não se esqueça de definir os meios de comunicação (como e-mail ou SMS). 

Ao contrário do que muitos pensam, as ligações não são a opção ideal, tendo em vista que pode ser invasiva, então, deixe essa alternativa para casos excepcionais. 

Vale a pena investir na régua de cobrança de aluguel? 

A régua de cobrança é, no geral, uma forma de solucionar problemas manuais de maneira tecnológica, mantendo a sustentabilidade do seu negócio. 

Para administrar melhor os seus imóveis e devidos aluguéis, a melhor forma é adotar uma boa plataforma de gestão e a régua de cobrança. 

Conheça mais sobre a Accordous

Diante do exposto, é interessante que você conheça mais sobre a Accordous, que é uma empresa que traz uma revolução para o setor imobiliário. Isso porque a ideia da empresa é oferecer uma solução moderna e tecnológica que melhora a gestão de imóveis e aluguéis. 

Nossa plataforma conta com tecnologia própria e de ponta, aliada a uma equipe especializada em contratos imobiliários. Nós trabalhamos de forma 100% online e somos focados em aumentar os rendimentos e níveis de ocupação dos imóveis de gestores e proprietários através de ferramentas e automações.

Com a ajuda do nosso sistema, você vai ter seus anúncios imobiliários, propostas, potenciais inquilinos, consolidação de contratos, reajustes, faturas, cobranças e muito mais na palma da sua mão, com apenas alguns cliques.

Não perca mais tempo com administração de seus contratos imobiliários. Automatize seus processos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *