Accordous

Quer alugar seu imóvel? – Passo a passo

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Acesso Rápido

Se você deseja alugar o seu imóvel, é interessante levar alguns fatores em consideração antes de colocar em prática. Isso porque a locação de um imóvel, seja qual for a finalidade (residencial ou comercial), envolve algumas burocracias, e que devem ser analisadas com cautela. Por isso, confira um passo a passo para alugar seu imóvel. 

Hoje em dia, o aluguel de imóveis está se tornando uma opção cada vez mais frequente, afinal, é uma ótima forma de complementar a sua renda mensal. Além disso, o investimento em imóveis é uma tendência nesse meio, podendo ser uma alternativa benéfica para você. 

Quer Alugar Seu Imóvel? - Passo a Passo - Gerenciamento de Contratos Imobiliários - Accordous

Motivos para colocar o imóvel para alugar

Se você tem um imóvel, considere alugar alguns cômodos ou de forma integral, até porque as pessoas também precisam alugar um local para morar. Essa é uma relação de reciprocidade, pois você precisa de dinheiro e a outra pessoa, da residência ou utilizar como comércio. 

Para decidir se você deve ou não alugar o seu imóvel, analise como está o seu cenário financeiro e se exige algo para complementar. Inclusive, os contratos de aluguel costumam durar entre 12 e 36 meses, caso não haja nenhum empecilho no curso da locação. 

Portanto, o principal motivo para alugar seu imóvel é a segurança de receber, em um determinado dia do mês, o valor do aluguel do seu inquilino. 

Como você vai administrar o imóvel? 

Antes de pensar nos fatores que podem influenciar no momento de alugar um imóvel, é de suma importância que você pense em quem irá administrar o imóvel. Nesse cenário, existem opções que são utilizadas com mais frequência, isto é, o aluguel independente ou uma imobiliária. 

Seja qual for a sua opção, todas as alternativas são benéficas e possuem os seus pontos negativos. Cabe a você decidir a melhor para o seu caso. 

Aluguel por intermédio de uma imobiliária 

A primeira opção que trouxemos é o intermédio de uma imobiliária para prosseguir com o aluguel do imóvel. Nesse caso, a imobiliária contratada irá seguir com todos os trâmites possíveis para diminuir a burocracia da locação deste imóvel. 

Então, o ponto positivo é não ter que se preocupar com nenhuma burocracia, como a apresentação do imóvel ou análise dos documentos do inquilino. Por outro lado, o ponto negativo é a cobrança de altas taxas para o proprietário do imóvel. Por isso, analise se compensa alugar por imobiliária.

Quer Alugar Seu Imóvel? - Aluguel Independente - Passo a Passo - Gerenciamento de Contratos Imobiliários - Accordous

Aluguel independente 

Por outro lado, você pode alugar o imóvel de forma independente, isto é, sem intermédio de nenhuma imobiliária. Assim, tenha em mente que você deverá apresentar o imóvel, analisar os inquilinos, redigir o contrato de locação e outras burocracias. Isso tudo ocorrerá de forma independente, dependendo somente de você. 

A parte positiva é que você vai participar de todo o processo de maneira íntima, sem perder nenhum detalhe. A parte negativa é que, com tantas informações, é capaz de esquecer algo ou deixar passar um detalhe primordial. Compare essas opções e conclua qual seria a melhor alternativa. 

Plataformas que auxiliam o aluguel independente 

Caso você opte pelo aluguel independente, saiba que algumas plataformas existem com a finalidade de tornar esse momento mais simples. É o caso da Accordous, que te acompanha desde a confecção do contrato de locação até o recebimento dos valores mensais. 

Esse é o tipo de aliado que você precisa manter por perto, pois a Accordous detém as ferramentas e serviços necessários para uma locação harmônica. Além disso, a plataforma possui um layout intuitivo, dinâmico e bastante simples de utilizar. Logo, no dia a dia, será muito fácil conciliar os seus contratos de aluguel. 

Cuidados com o aluguel independente 

O aluguel independente, ou seja, direito com o proprietário, envolve alguns cuidados. A priori, é primordial que você pesquise os valores possíveis para o seu imóvel. Para isso, confira outros imóveis que possuem características parecidas com o seu e o valor cobrado. Lembre-se de que isso é apenas uma base. 

Outro cuidado é analisar as informações do inquilino, como a sua saúde financeira, se possui assiduidade e compromisso com os seus pagamentos. Sem contar com um intermédio, os riscos de golpe são altos. Para isso, a plataforma Accordous pode ser uma incrível aliada para uma locação sem empecilhos. 

O que avaliar no imóvel antes de alugar? 

Até alugar o seu imóvel, é preciso considerar diversos fatores. Dito isso, vamos conferir a seguir alguns desses pontos a serem levados em consideração. 

Quer Alugar Seu Imóvel? - Valor do Aluguel  - Passo a Passo - Gerenciamento de Contratos Imobiliários - Accordous

Qual o valor cobrado pelo aluguel? 

O primeiro ponto é definir qual o valor que será cobrado pelo aluguel, e, neste momento, considere a localização, a quantidade de cômodos e a metragem do imóvel. Tente manter um valor justo, para estabelecer uma relação equilibrada entre você e o seu futuro inquilino. Tenha em mente que o valor deve ser atrativo para os locatários. 

Tenha boas fotos do imóvel 

Invista em boas fotos do seu imóvel para que o inquilino tenha interesse em visitar e conhecer mais informações sobre a propriedade. Isso porque a busca por imóveis hoje em dia ocorre através das plataformas digitais. Priorize o conforto e o aconchego do imóvel nas suas fotos. 

Insira informações que valorizem o imóvel 

Ao descrever o imóvel, insira as informações que podem atrair os inquilinos, como os diferenciais. Por exemplo, se o seu apartamento tem varanda ou um quarto extra, insira esse dado como um destaque em relação às outras opções do mercado. 

Em relação às casas, se o seu imóvel possui uma varanda ampla ou espaço para cachorro definido, isso é um destaque que pode ser descrito a fim de atrair inquilinos. Essa é uma dica que possui relação com as fotografias. 

Faça uma vistoria no imóvel

É necessário realizar uma vistoria no seu imóvel. Apesar de não ser uma opção obrigatória, a vistoria é uma maneira de te resguardar frente a possibilidades de empecilhos no futuro. Por exemplo, no final do contrato, o inquilino alega que a pintura já estava desgastada e por isso não vai arcar com os custos da manutenção. 

Porém, com a vistoria, você atesta a qualidade da pintura desde o início, o que exige o pagamento do inquilino para reparar essa questão. Essa vistoria deverá descrever todas as informações relevantes sobre o estado atual de conservação do imóvel. 

Quer Alugar Seu Imóvel? - Contrato de Locação - Passo a Passo - Gerenciamento de Contratos Imobiliários - Accordous

Confeccione um contrato de locação 

O contrato de locação é a etapa inicial dessa relação, assim, você precisa confeccionar esse documento com uma cautela diferenciada. A elaboração desse contrato depende de algumas informações, como os dados pessoais do inquilino e do locador, detalhes do imóvel, formas de pagamento, datas e reajuste do aluguel

Um contrato de aluguel pode ter as suas especificidades, e com a Accordous é possível tornar esse contrato personalizado. Por isso, conte com o auxílio da plataforma Accordous e obtenha êxito nas suas relações de locação. 

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.