Accordous

O que levar em consideração na hora de alugar?

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Acesso Rápido

Alugar um imóvel é uma tarefa árdua, e pode envolver alguns desafios. Por isso, é de suma importância que você leve em consideração alguns fatores antes de alugar uma casa ou apartamento. Afinal, esse imóvel será de grande valia para a sua moradia ou fins comerciais. 

O que levar em consideração na hora de alugar? - Análise do Imóvel - Locador e Locatário - Gerenciamento de Contratos Imobiliários - Accordous

Nesse sentido, esse imóvel deve atender às suas expectativas e necessidades básicas. Porém, para isso, é primordial listar todos os itens que devem ser levados em consideração antes de alugar. Diante disso, trouxemos alguns desses fatores que costumam auxiliar no momento de alugar um imóvel. 

Por outro lado, se você deseja alugar um imóvel seu, também é necessário priorizar os fatores que podem auxiliar na hora da locação. Isto é, o imóvel precisa ser atrativo para quem está buscando opções para alugar. 

Quais são as principais utilidades do imóvel? 

Ao analisar um imóvel, o primeiro fator a ser considerado é a utilidade que ele traz consigo, e isso depende do ponto de vista de quem estamos falando. Isto é, do ponto de vista do locatário e do locador. 

Ponto de vista do locador

O locador é aquele que cede o seu imóvel em favor de outra pessoa, isto é, o proprietário da casa ou apartamento que é responsável pelo recebimento do aluguel. Sendo assim, nessa perspectiva, o locador analisa todas as utilidades que o imóvel agrega e que podem ser um atrativo para o possível locatário. 

Além disso, esses fatores interferem no valor que será cobrado no aluguel. Afinal, elementos como a localização, presença de mobília, quantidade de quartos ou metragem do imóvel contribuem na hora de definir um valor como aluguel. Por esse motivo, o locador analisa fatores como esses e destaca as principais características que chamam a atenção do locatário. 

O que levar em consideração na hora de alugar? - Locador e Locatário - Gerenciamento de Contratos Imobiliários - Accordous

Ponto de vista do locatário 

Por outro lado, temos o locatário, que prioriza as suas necessidades básicas. Nesse sentido, o locatário leva em consideração o que o motivou a alugar esse imóvel, seja com a finalidade de morar e constituir família ou simplesmente para fins comerciais. Seja qual for a intenção, isso deve estar de acordo com o propósito da propriedade. 

Dentre essas necessidades, cite-se a localização benéfica para o seu dia a dia (como o imóvel estar perto do trabalho ou faculdade), quantidade de cômodos e afins. Sendo assim, o locatário elege o imóvel que melhor se adequa aos seus fatores pré-estabelecidos, mas, para isso, é preciso definir as suas necessidades antes de buscar por um imóvel. 

Fatores que devem ser considerados na hora de alugar um imóvel 

Diversos fatores precisam ser considerados no momento de alugar um imóvel, e isso deve ser feito com muita cautela. Até porque uma locação de imóvel não se inicia com a pretensão de finalizar, salvo nas hipóteses de casa para temporada. 

Valor do imóvel 

Quanto esse imóvel vale? Saber o valor real de compra do imóvel é essencial na hora de alugar, pois isso interfere no valor mensal a ser pago. No entanto, esse não é o único fator que deve ser analisado antes de definir o aluguel. 

Por exemplo, se o imóvel está localizado em um condomínio, o inquilino terá outros gastos com essa propriedade, como as taxas de manutenção e a taxa condominial. Outro fator nesse momento são as benfeitorias realizadas no imóvel. 

Se você fez alguma reforma no imóvel recentemente, analise a sua necessidade e se, de alguma forma, ela contribui para a função primordial da casa ou apartamento. A depender da resposta, isso pode encarecer o aluguel, porém, chamar a atenção dos possíveis inquilinos. 

Garantias locatícias 

As garantias locatícias, como o nome já nos induz a entender, são formas de assegurar o pagamento da obrigação do aluguel. Em resumo, algo garante que, caso você não cumpra com o pagamento do aluguel, o locador receberá a sua quantia, não ficando no prejuízo. 

O que levar em consideração na hora de alugar? - Garantias Locatícias - Locador e Locatário - Gerenciamento de Contratos Imobiliários - Accordous

Esse fator deve estar presente na sua análise do imóvel, podendo cobrar um valor mais justo para o inquilino, conforme a garantia escolhida. Como exemplo dessa garantia, temos a fiança, que é a mais conhecida. Entretanto, você também pode optar por caução e outras opções. 

Fiador 

O fiador, em suma, assume uma responsabilidade subsidiária frente ao inquilino, podendo ser acionado somente se o locatário não cumprir com as suas obrigações. Nesse sentido, o fiador é uma terceira pessoa na relação de locação residencial, que pode ter algumas exigências, como apresentar um patrimônio equivalente a três vezes o valor do aluguel, por exemplo. 

Inclusive, saiba que um contrato de locação pode ser rescindido sem nunca haver a necessidade de acionar o fiador. Até porque ele apenas se faz presente no contrato devido a garantia de que se algo não ocorrer como prometido, ele irá cumprir com as obrigações, de forma subsidiária. 

Caução 

Por outro lado, temos a caução, que é uma opção menos burocrática que o fiador, porém, menos acessível a curto prazo. O depósito caução é uma transferência do valor que equivale, no geral, a três vezes o valor do aluguel e pode estar em uma conta conjunta com o locador. 

Destaca-se que o valor da caução deve ser utilizado em casos emergenciais, como inadimplemento, manutenção do imóvel ou afins. Ao final do contrato, se não houver nenhuma pendência na propriedade, esse valor deve retornar ao locatário. 

Tamanho do imóvel 

O tamanho do imóvel com certeza está entre os fatores que devem ser considerados na hora de alugar. Essa propriedade serve para a moradia de uma família? É necessário ter mais que um quarto, por exemplo. Além disso, essa família possui algum animal de estimação? Por outro lado, se o imóvel for pequeno, o aluguel deve ser, consequentemente, menor. 

O que levar em consideração na hora de alugar? - Tamanho do Imóvel - Locador e Locatário - Gerenciamento de Contratos Imobiliários - Accordous

Confecção de um contrato 

Um contrato é o início de uma relação de locação, pois, nele, você encontrará todas as informações necessárias para esse aluguel. Então, a fim de não gerar nenhuma dúvida para o locador e o locatário, o contrato se faz essencial nessa relação. 

No entanto, invista em uma plataforma que confeccione contratos personalizados e com base nas particularidades do seu caso. Conte com a Accordous, neste momento, uma plataforma completa que te ajuda a elaborar um contrato de locação da forma mais detalhada possível, evitando qualquer empecilho no futuro. 

Vistoria do imóvel 

Por fim, se o imóvel será, de fato, alugado, é imprescindível realizar uma vistoria nesta propriedade, antes e depois do contrato. Essa vistoria será importante para comprovar o estado em que o imóvel foi alugado e as condições que ele foi entregue. 

Nessa vistoria, algumas informações precisam ter destaque, como o estado das mobílias (se houver), a estrutura do imóvel e se existem algumas marcas de uso na parede. Caso contrário, será impossível exigir o valor da caução, por exemplo, para a manutenção da propriedade. 

Se você precisa gerir melhor os seus aluguéis, conte com a ajuda da Accordous, que te acompanha desde a elaboração de contratos até o recebimento do aluguel mensal. 

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.