Accordous

Como se tornar um administrador de imóveis de sucesso – Guia Completo

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Acesso Rápido

O mercado imobiliário se demonstra muito promissor atualmente, no entanto, o pode definir o sucesso, ou não, de um administrador de imóveis é a sua gestão. 

Embora seja necessário levar em consideração diversos fatores externos, a gestão de imóveis que você adota leva o seu negócio ao sucesso. 

De fato, a prática da gestão de imóveis dependerá de você e das suas ações, e você deve fazer o necessário para receber um destaque diferenciado. 

Sobretudo, esse destaque será resultado de uma gestão empresarial, seguindo alguns passos imprescindíveis. 

Nesse cenário, vemos que muitos profissionais da área imobiliária apresentam uma certa dificuldade em elaborar o plano de gestão. 

Dentre tantas dicas que daremos hoje, uma delas é a utilização de softwares para tornar a sua gestão ainda mais eficiente. 

Pensando nisso, hoje trouxemos algumas informações essenciais que podem te ajudar a se tornar um administrador de imóveis melhor.

O que é gestão imobiliária

A gestão imobiliária dispõe sobre um conjunto de técnicas, estratégias e táticas adotadas em uma imobiliária. 

Essas técnicas são voltadas para o aumento da carteira de cliente e de imóveis, além de conseguir desenvolver a equipe de maneira profissional. 

Dessa maneira, ao adotar uma gestão imobiliária de qualidade, você consegue aumentar a lucratividade da imobiliária, e não significa que os custos também aumentarão. 

Na verdade, uma boa gestão também resulta na economia de custos.

Crie cargos e departamentos na imobiliário

Para ter uma gestão imobiliária de sucesso, o primeiro passo é criar departamentos e cargos na empresa, caso essa questão ainda não esteja bem definida. 

Essa divisão não precisa ser idêntica às outras imobiliárias, afinal, isso pode variar de acordo com a demanda e o tamanho do reconhecimento, trabalho e de clientes. 

Dessa forma, abaixo você poderá conferir alguns exemplos de cargos possíveis, mas você faz o filtro com base no que parece ser mais rentável para o desenvolvimento imobiliário.

Departamentos possíveis

O primeiro departamento necessário e que é comum encontrar em todas as empresas de qualidade é o administrativo e financeiro, que cuida dos contratos, recebíveis e contas a pagar. 

Outro departamento é o de T.I, que terá responsabilidade nas redes sociais, na internet e na telefonia, auxiliando também no processo de implementação das novas tecnologias. 

Em se tratando de redes sociais, existe a necessidade de um departamento de marketing, com o encargo do branding da imobiliária, criando campanhas, atraindo e convertendo leads etc.). 

Além disso, você também deve se preocupar com o departamento de vendas, locações e pós venda. 

Ressalte-se que esses departamentos podem ser incluídos na sua imobiliária, mas o seu custo operacional deve ser mais alto.

Cargos possíveis

Considerando que alguns departamentos podem ser terceirizados, a sua estrutura de colaboradores ou cargos deve ser feita de maneira estratégica. 

Inclusive, existem alguns cargos possíveis para se delegar aos colaboradores da sua empresa imobiliária. 

Com isso em mente, você pode fazer um filtro do que se encaixa no perfil do seu negócio. 

Alguns dos principais cargos são Sócio (proprietário), CEO ou Diretor, Gerente geral, Auxiliar administrativo, gerente de equipe de vendas e gerente de equipe de locação. 

Outros exemplos são os corretores de vendas, corretores de locação, captadores para o time de vendas e de locação, analista de pós-venda e assistente imobiliário.

Monte uma equipe de corretores

Um dos maiores desafios enfrentados por donos de imobiliária ou gerente é ter uma equipe de qualidade de corretores, mais precisamente no momento de montá-la. 

Isso ocorre porque geralmente os corretores são autônomos, e por isso não apresentam vínculo empregatício, logo, eles têm a sua carteira de clientes e de imóveis. 

Você deve seguir, ao menos, 5 passos imprescindíveis, que são: 

  • Selecione os seus profissionais (que se demonstrem necessários urgentemente) 
  • Com perfil desejado (características que combinam com a empresa) 
  • Definir os motivos que levam os corretores a trabalhar na imobiliária 
  • Possuir objetivos claros (como metas ou capacitações) 
  • E ter uma estrutura imobiliária para novos integrantes (softwares) 

Ao montar a sua equipe de gestão, tenha em mente que essa deve ser uma reunião de profissionais de todos os estilos, mais experientes e mais novos também, captando diferentes públicos. 

Isso porque um grupo mais jovem pode te ajudar a expandir a empresa, sendo o futuro deste mercado imobiliário.

Esses podem ser profissionais mais entusiasmados, com conhecimento técnico e de compreender a geração dos mais recentes compradores. 

Outras dicas para que você encontre profissionais nesse direcionamento é que priorize a flexibilidade, considere a liberdade de trabalho, valorize estabilidade e lhes dê uma causa.

Lidere uma equipe imobiliária

A priori, para ter uma boa gestão de imóveis, você deve entender o que é liderança, e como isso pode render bons resultados. 

Desse modo, a pessoa que está à frente do time deve saber exatamente como poderá extrair o melhor potencial dos integrantes.

Sendo assim, é de suma importância que o gestor imobiliário saiba quais as habilidades para motivar e como inspirar o seu time.

Uma dica é que o gestor tenha em mente que cada imobiliária apresenta o seu estilo de liderança, logo, se inspire, mas não copie. 

Cada empresa tem as suas próprias necessidades e urgências, e a liderança vai ser um divisor de águas.

Treine os seus corretores de imóveis

É possível citar ao menos 5 áreas distintas de treinamentos para incentivar os corretores, seja online ou presencial. 

Porém, existem maneiras de aplicar um certo treinamento na imobiliária sem grandes custos. 

Por exemplo, os seus corretores podem treinar, por meio de um programa, 2 vezes na semana. 

Você pode contratar profissionais de confiança da sua região para aplicar esse treinamento, como os profissionais advogados, engenheiros ou contadores. 

Além disso, uma possibilidade é apresentar vídeos e criar debates saudáveis entre os corretores. 

Não se esqueça de aferir os seus resultados, questionando se houve impacto nas vendas, se agora tem mais clientes, melhora da satisfação do cliente etc.

Invista em administração de imóveis

Se você deseja expandir a sua imobiliária, comece com uma gestão de qualidade, priorizando a parte financeira. 

Se a administração de imóveis for feita da maneira adequada, com certeza o resultado disso será a estabilidade financeira. 

Embora o mercado imobiliário seja cíclico, quando conta com uma boa estrutura e locação sólida e rentável, será possível atravessar dificuldades e desafios grandes.

Sendo assim, a administração de imóveis está relacionada ao gerenciamento dos processos de uma locação. 

Logo, você deve se preocupar com o gerenciamento da carteira de imóveis, com a distribuição dos boletos e do planejamento estratégico. 

Com isso, caso você opte por tornar a sua imobiliária uma administradora, é possível receber até 10% do valor desse aluguel. 

O cenário imobiliário se demonstra promissor, afinal, muitos imóveis são alugados o tempo inteiro.

Processos operacionais para a gestão imobiliária 

Ao falar sobre gestão imobiliária, o primeiro tema que vem à mente é a implantação de processos, principalmente os operacionais. 

Esses processos operacionais são todas as ações feitas ao cliente que o levam à satisfação total na sua imobiliária. 

A sua principal finalidade da instauração de processos é fazer com que os procedimentos internos sejam objetivos, claros e todos possam estar envolvidos. 

Desse modo, as vantagens de adotar esses processos operacionais são melhorar o atendimento ao cliente, reduzir os custos, aumento da lucratividade e otimização do tempo de trabalho.

Faça o mapeamento dos processos operacionais

Para colocar esses processos em prática na sua imobiliária, você precisa fazer o seu mapeamento, isto é, identificar todos os passos e deixar claro o que deve ser feito. 

Algumas etapas são imprescindíveis, como a documentação, brainstorming, PDCA, Work Flow e a divulgação.

Elaborando o planejamento estratégico da imobiliária

Ter um planejamento estratégico é primordial em uma empresa, se você deseja atingir resultados grandiosos, diferenciando a sua imobiliária da sua concorrência. 

Todo planejamento estratégico de qualidade deve levar em consideração a definição de metas, indicadores de resultados e análise do ambiente (interno e externo). 

Com isso, após elaborar o seu planejamento, se certifique que será possível ter uma execução adequada, bem como o controle contínuo de resultados.

Defina a visão, a missão e os valores desta imobiliária

A missão é o motivo que justifica a existência da sua imobiliária. 

Já a visão deve tratar sobre onde a sua imobiliária pretende chegar a longo prazo (como em 10 anos). 

E os valores são os princípios inegociáveis.

Tenha em mente as metas e objetivos claros

Ao estabelecer metas e objetivos, você cria um caminho, devendo ser percorrido com base no planejamento da imobiliária, alcançando a visão estabelecida. 

Os objetivos são a parte macro, ou seja, onde deseja chegar, e as metas são a curto prazo (como você vai alcançar os objetivos).

Faça uma análise do ambiente interno

Criar um bom planejamento estratégico existe de você a análise do ambiente interno, como a sua equipe, se está motivada ou não, e se os processos operacionais são claros. 

Conte também com produtos de qualidade, tecnologia avançada e instalações adequadas. 

Uma maneira inteligente de fazer esse planejamento é listando os recursos da imobiliária necessários para as metas e os objetivos.

Use a tecnologia como seu aliado

Com o avanço tecnológico, é preciso estar atento às inovações propícias para o desenvolvimento da sua administração imobiliária. 

Para ter uma gestão eficaz de imóveis, é interessante adotar algumas medidas que facilitem esse momento, como a implementação de softwares para isso. 

Um exemplo disso é a Accordous, que aplica inteligência e tecnologia para auxiliar administradores e proprietários na gestão de imóveis. 

Com esse software, você terá em mãos o fluxo inteiro das locações, fazendo uso das automações inteligentes. 

É possível, com o pré-contrato da empresa, anunciar os seus imóveis, receber propostas, analisar os inquilinos e orçar o seguro fiança em 10 asseguradoras. 

Dessa forma, os contratos são 100% automatizados, gerados em instantes e assinado digital ou eletronicamente, tudo em menos de 5 minutos. Fale com um dos consultores da Accordous e se surpreenda com tal modernização para gestão de imóveis.

Dúvidas? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *