Armazenamento de Dados em Nuvem

5/5

Sumário

Usar o armazenamento de dados em nuvem se tornou uma opção mais prática para quem já utiliza a internet como ferramenta para seu negócio. 

Pois ele permite que você armazene dados de seus clientes e da empresa em uma plataforma remota que automatiza os processos e possibilita o acesso a esses dados em qualquer lugar. 

Armazenamento de Dados em Nuvem

Assim você não precisa guardar documentos e contratos em computadores, o que além de evitar o acúmulo de espaço ainda garante mais segurança para esses dados. 

Neste artigo você vai saber mais como funciona o armazenamento de dados em nuvem e conhecer suas vantagens. 

Como funciona o armazenamento de dados em nuvem? 

O armazenamento de dados em nuvem funciona por meio de uma plataforma em nuvem que arquiva os dados em meio eletrônico. 

O provedor dessa tecnologia é que melhora as operações, atualiza o sistema, auxilia no treinamento e qualificação de uma equipe responsável por fazer os ajustes, tramitação da segurança dos dados. 

Também investe em sistemas de controle de temperatura e aplicação de nobreak (aparelho que fornece energia de emergência a uma carga quando a energia ou fonte de alimentação de entrada falha). 

Dessa forma a manutenção da plataforma não fica sob a responsabilidade da sua empresa, mas sim da organização que fornece o serviço. 

Você pode solicitar esse serviço no próprio site das empresas que oferecem esse tipo de serviço, como a Accordous. 

O processo de instalação e ajuste do serviço é rápido e com ele você tem acesso a ferramentas digitais que facilitam o uso da plataforma podendo conversar com a equipe de suporte por meio de bate-papo virtual, e-mail ou telefone. 

Como funciona o armazenamento de dados em nuvem?

Quais os tipos de serviços oferecidos? 

As plataformas em nuvem oferecem três tipos de serviços: IaaS, PaaS e SaaS. 

Vamos conhecê-los. 

IaaS (Infraestrutura como Serviço) 

Esse formato tem o mesmo papel de dispositivos físicos como storage, storage, redes, hardware e servidores. 

Com ele você não precisa se preocupar com os dispositivos para realizar a implementação de processos de manutenção como ar-condicionado, geradores e nobreaks. 

Pois esse formato possibilita que o processo seja feito pela internet, onde você tem acesso aos serviços virtuais, precisando apenas se preocupar em pagar para usá-los. 

PaaS (Plataforma como Serviço)

Nesse caso, você tem acesso ao ambiente de desenvolvimento e implantação completo da nuvem. 

Com ele você também pode integrar os aplicativos e softwares do seu negócio. 

Esses recursos são acessíveis pela plataforma que pode ser acessada por meio da internet.  

Assim, sua equipe só precisa trabalhar com o programa para gerenciar os aplicativos e serviços que desenvolve e a plataforma em nuvem fica responsável por gerenciar todo o resto. 

A diferença entre esse formato o IaaS é o alcance do serviço, pois enquanto com o IaaS você apenas contrata os recursos computacionais precisando fazer o licenciamento, gerenciamento dos sistemas e administração, no PaaS você precisa apenas aplicá-lo e fornecer os dados. 

SaaS (Software como Serviço)

Nesse formato a empresa que oferece o serviço fica responsável pelos hardwares, sistemas operacionais, gestão, desenvolvimento, suporte e manutenção do serviço. 

Quanto a você só precisa usar o sistema por meio da internet ou programa. 

Assim você não tem que se preocupar em operar o software de maneira técnica, se preocupando apenas em pagar a taxa mensal do serviço, com a qualidade da conexão da internet e gerenciamento das pessoas que vão usar o sistema. 

Quais as vantagens do armazenamento de dados em nuvem? 

Além de reduzir as preocupações e responsabilidades da empresa com o armazenamento de dados em nuvem, há várias outras vantagens que o armazenamento de dados em nuvem proporciona. 

Vamos conferir. 

Custo-benefício

Contratar o serviço de uma plataforma em nuvem é bem mais barato do que fazer um backup, já que não envolve gastos com equipamentos. 

Você tem acesso a um espaço grande para armazenar seus dados em nuvem por uma taxa mensal baixa. 

Além disso, você não gasta tempo realizando cópias de segurança de rotina manualmente. 

Você ainda pode usar a plataforma de acordo com sua necessidade, quando for necessário um grande armazenamento de dados, e pode descontinuar com o serviço na hora que quiser.  

Segurança 

Outra vantagem do armazenamento de dados em nuvem é a segurança que ele proporciona, pois diferente de um servidor de arquivos local, na plataforma em nuvem não acontecem falhas no disco rígido. 

Como funciona o armazenamento de dados em nuvem.

As empresas que fornecem o serviço de plataforma em nuvem também aplicam políticas de segurança rigorosas em seus Data Centers, assim diminuindo as chances de haver um ataque cibernético. 

Além disso, o acesso aos dados é criptografado, permitindo que apenas usuários que tenham autorização consigam acessar os arquivos.  

Mais espaço 

Contratando o serviço de uma plataforma em nuvem você também tem mais espaço em seus computadores, pois diferente dos servidores locais não é necessário armazená-los com dispositivos. 

O sistema em nuvem pode ampliar o espaço de armazenamento de acordo com as necessidades da empresa. 

Compartilhamento de arquivos 

O armazenamento de dados em nuvem também facilita o compartilhamento de arquivos, permitindo que diferentes áreas de uma mesma empresa compartilhem informações e agilizem os processos. 

Dessa forma as tarefas podem ser realizadas com mais eficácia, pois um mesmo arquivo pode ser acessado por qualquer pessoa autorizada, podendo até mesmo ser compartilhado por funcionários que trabalham em home office. 

Assim o tempo gasto com esse processo é menor e haverá um aumento na produtividade de sua equipe. 

Protege e recupera os dados 

A plataforma em nuvem ainda permite que os dados armazenados sejam protegidos, assim evitando sua perda e prejuízos para o negócio. 

Assim, caso haja perda de dados devido a alguma catástrofe como incêndios ou enchentes você poderá ter acesso aos backups de todos os arquivos originais, podendo restaurá-los rapidamente. 

Como você viu o armazenamento de dados em nuvem é essencial nos dias atuais em que a maioria das empresas trabalha interligada com a internet. 

Ele permite guardar documentos, contratos entre outros arquivos importantes na nuvem, estando protegidos de perdas, ataques cibernéticos e catástrofes. 

Além disso, esse sistema gera uma boa economia, já que evita gastos com equipamentos para armazenar os arquivos, contando com uma mensalidade que é mais barata do que realizar um backup. 

A Accordous oferece uma plataforma ideal para quem trabalha com aluguel de imóveis, permitindo que você acompanhe seus contratos, cadastre os imóveis alugados, armazene seus documentos com segurança, tenha acesso ao histórico de inquilinos, gere relatórios e automatize processos. 

Acesse nosso site e confira mais informações.  

Fontes:

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer ficar por dentro do Mercado Imobiliário?

COMO VOCÊ ORGANIZA SUA GESTÃO DE ALUGUEIS?

A Accordous é um sistema que automatiza e organiza sua gestão de alugueis!