Accordous

Aluguel Como Renda Passiva

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Acesso Rápido

Você está pensando em entrar no ramo de locações e ter o aluguel como renda passiva? Então este artigo é para você. 

A renda passiva em aluguéis atualmente é bem popular pela oportunidade de independência financeira que ela te dá e a garantia de uma aposentadoria digna. 

Aluguel Como Renda Passiva - Gerenciamento de Contratos Imobiliários - Accordous

Neste artigo você vai entender mais como funciona o negócio de aluguéis e como é possível ter menos stress, mais tempo e qualidade de vida. 

O que é renda passiva?

A renda passiva é uma forma de ganhar dinheiro em que a pessoa faz pouco ou nenhum esforço ativo. 

Essa modalidade de renda pode ser dividida em dois tipos: renda passiva com capital e renda passiva sem capital. 

A renda passiva com capital é quando a pessoa faz um investimento e recebe um retorno, como no caso da compra de um imóvel para alugar. 

Já a renda passiva sem capital ocorre depois de realizar um trabalho que vai render futuramente, como no caso de pagamento por direitos autorais, licenças de uso, pensões ou anúncios na internet.  

Qual a diferença entre renda passiva e renda ativa? 

Enquanto a renda passiva necessita de um investimento inicial para posteriormente dar um retorno a renda ativa é aquela em que a pessoa ganha pelo trabalho que executa. 

Assim se ela parar de trabalhar vai parar de receber dinheiro também. 

Ao contrário da renda passiva que continua rendendo, desde que, no caso do imóvel, esteja alugado. 

Como funciona o aluguel como renda passiva? 

O aluguel como renda passiva é um ótimo negócio, já que muitas pessoas no Brasil precisam de um local para morar e muitas não têm condições de comprar uma moradia própria. 

O retorno varia de acordo com o público escolhido, geralmente aluguéis de imóveis de poucos cômodos e mais simples, direcionados para pessoas de baixa renda, pode chegar a 1,5% do valor da propriedade. 

Por outro lado, no caso de aluguéis de imóveis com padrão mais alto chegam a 0,5% o valor da propriedade. 

Também há os imóveis comerciais em que o valor do aluguel varia entre 1 a 1,3% do valor da propriedade. 

Quem quer transformar o aluguel em renda passiva deve saber que durante a pandemia a venda de imóveis aumentou bastante, por isso é uma boa oportunidade para investir.  

Além disso, a geração millennial, que engloba os principais consumidores da atualidade, prefere alugar um imóvel ao invés de comprar, assim aumentando a demanda do mercado imobiliário. 

Ao adquirir um imóvel seu dinheiro fica assegurado pelo INCC (Índice Nacional da Construção Civil), que é responsável pelos pagamentos e transações do mercado de imóveis. 

Assim é possível ter renda passiva com a locação de imóveis e adquirir sua independência financeira. 

De que forma é possível começar a ter renda passiva com aluguéis? 

A forma mais comum de gerar renda passiva com aluguéis é adquirindo um imóvel e alugando-o. 

Para isso, a primeira coisa que você deve fazer se ainda não possui um imóvel é encontrar uma propriedade lucrativa. 

Por isso é bom visitar o local e verificar suas condições e ver se é necessário fazer reparos antes de alugar. 

Você também deve analisar se o imóvel em questão vai gerar lucros, ou seja, se é bem localizado, para que a procura por aluguéis seja frequente. 

Outra opção é construir seu próprio imóvel já pensando no público alvo que você deseja atingir. 

Mesmo que haja gastos e dê trabalho, os imóveis construídos tem uma rentabilidade maior, ainda mais se você aproveita bem os espaços, como é o caso de prédios com kitnets. 

Além disso, é importante que você tenha conhecimento sobre esse tipo de investimento para que fique ciente de seus direitos e deveres e não caia em golpes. 

Aluguel Como Renda Passiva: Imóveis e Aluguéis - Gerenciamento de Contratos Imobiliários - Accordous

Portanto é bom estudar sobre administração e gestão para que possa ter sucesso nesse negócio e ficar por dentro de todas as informações financeiras e de como pode expandir seu negócio. 

Você também deve tomar cuidado para não pagar mais por um imóvel do que ele realmente vale, por isso quando se interessar por uma propriedade pesquise os preços dos imóveis da região e veja se os valores batem. 

Além do mais, é bom verificar se o imóvel é lucrativo e em quanto tempo terá o retorno sobre investimento. 

Você deve tomar nota de todos os gastos relacionados à compra, construção e documentação da propriedade. 

O que é essencial para ter um negócio de aluguéis sem dores de cabeça? 

Há alguns fatores que podem contribuir para o sucesso de seu negócio de aluguéis e evitar que você tenha dores de cabeça no futuro. 

Vamos conhecer quais são esses fatores. 

Plataforma de gestão de aluguéis 

Atualmente a tecnologia tem andado de mãos dadas com os empreendedores, afinal surgiram no mercado softwares que estão automatizando processos e tornando-os mais simples e menos burocráticos. 

Esse é o caso da plataforma de gestão de imóveis da Accordous, pois ela permite que você tenha acesso ao fluxo inteiro da locação e conta com automações inteligentes que vão facilitar bastante o gerenciamento dos seus imóveis. 

Acesse nosso site e confira todas as ferramentas que nosso software oferece e caso tenha dúvidas converse com um de nossos especialistas. 

Seguro-fiança 

Outro fator que pode dar mais segurança para o proprietário de imóveis é o seguro-fiança, uma modalidade de garantia que garante o pagamento do aluguel no caso do inquilino ficar inadimplente. 

Isso evita dores de cabeça com processos de ação de despejo e problemas com o locatário. 

Por isso é importante fazer a exigência dessa garantia no contrato de aluguel para que o inquilino contrate o seguro-fiança. 

Planeje-se financeiramente 

É essencial que quando você comece a pensar no investimento no negócio de aluguéis se planeje financeiramente. 

Pois além do dinheiro para dar entrada no imóvel e pagar suas mensalidades é preciso ter uma reserva de emergência, caso seja necessário gastar com manutenções e documentação. 

Caso você queira um retorno rápido deve investir em um imóvel que esteja finalizado, mas se deseja realizar mudanças e fazer um imóvel com o estilo do seu público alvo, o ideal é construí-lo e assim ter um retorno financeiro maior. 

Aluguel Como Renda Passiva: Planejamento Financeiro - Gerenciamento de Contratos Imobiliários - Accordous

Fique atento às mudanças do setor imobiliário 

Para que seu negócio seja sempre lucrativo é importante estar atento às mudanças do setor imobiliário. 

Por isso você deve estudar as tendências e ver que tipo de imóveis estão sendo mais procurados por seu público alvo. 

Assim você deve avaliar tanto a estrutura mais buscada como as decorações mais populares. 

Dessa forma aumenta as chances de alugar seu imóvel mais rapidamente. 

Além das tendências você também deve ficar atento às mudanças burocráticas, devendo ficar por dentro da lei do inquilinato e dos índices de reajuste de aluguel. 

Pense no futuro 

Se você deseja viver com o aluguel como renda passiva é preciso pensar no futuro e investir cada vez mais no seu negócio. 

Por isso, com o passar do tempo, conforme suas condições permitirem, você deve investir na compra de outros imóveis para aumentar sua renda. 

Além disso, você pode realizar outros tipos de investimento. 

Você pode procurar imóveis em outros lugares, até mesmo cidades, escolhendo tipos diferentes. 

Por exemplo, se você investiu em casas, comece a buscar apartamentos, studios, flats e até mesmo imóveis comerciais e terrenos. 

Pesquise sempre 

É essencial que você faça pesquisas sobre os valores dos imóveis da sua região, além de incluir gastos com manutenção e documentação para ver qual imóvel compensa adquirir e quando o valor cobrado está acima do mercado. 

Os valores podem variar de acordo com a localização do imóvel e o estado em que ele se encontra. 

Você também deve avaliar o tipo de imóvel que está locando e cobrar um valor de aluguel que faça jus ao que ele oferece. 

Por exemplo, propriedades que se encontram em bairros mais chiques e que ofereçam áreas de lazer ou sejam mobiliadas geralmente são mais caras. 

Por isso é preciso fazer pesquisas frequentemente para acompanhar as mudanças do mercado. 

Conclusão 

Como você viu o aluguel como renda passiva é um ramo de negócio rentável e que pode contribuir para melhorar sua qualidade de vida. 

Pois com esse tipo de negócio você não tem as mesmas dores de cabeça que os empregados CLT que trabalham em um ambiente estressante e infelizmente não alcançam uma boa aposentadoria. 

Mas para empreender no ramo de aluguéis é preciso se planejar financeiramente, fazer uma boa pesquisa dos imóveis que são lucrativos e adquirir conhecimento sobre administração e gestão. 

Dessa forma é possível ter um negócio que vai dar um bom retorno financeiro e que você conseguirá administrar de forma inteligente. 

Além disso, há fatores que podem contribuir como a contratação de uma plataforma de gestão de imóveis como a Accordous que permite um gerenciamento prático e automatizado. 

Outro fator é exigir uma garantia do seu futuro inquilino como o seguro-fiança, que dá mais segurança, já que a seguradora fica encarregada de assumir a dívida de aluguel do locatário inadimplente. 

Tomando todos os cuidados e seguindo as dicas deste artigo você será capaz de gerir seu negócio de imóveis com sucesso e obter sua independência financeira.

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

6 dicas para seu contrato de aluguel

Seja qual for o segmento de uma empresa, a boa organização, processos definidos, otimizados e uma maneira de gerir tudo isso de forma integrada e com o melhor custo-benefício são pilares para um crescimento sustentável. No mercado não é diferente.

Continuar lendo »

Home Staging 

Você já ouviu falar de home staging? Sabia que ela pode ser muito benéfica para seu negócio de imóveis?  Trata-se de uma técnica para tornar

Continuar lendo »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.