Accordous

Administração de Imóveis: Como Funciona

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Acesso Rápido

Caso você queira investir em locação de imóveis, saiba que a melhor opção é contar com um método de administração de imóveis. Nesse caso, é possível ter o auxílio de uma imobiliária, de corretores ou de uma plataforma específica, como a Accordous. Então, confira a seguir como você pode administrar da melhor forma os seus aluguéis. 

Como Funciona a Administração de Imóveis - Gerenciamento de Contratos Imobiliários - Accordous

O principal motivo para investir na administração de imóveis é a segurança e a tranquilidade dessa prática. Afinal, essa administração traz como principal objetivo intermediar uma relação de aluguel. Com isso, um de seus serviços é, por exemplo, gerir as contas da locação, dentre outros. 

Ademais, é interessante, ainda, citar que contar com uma administração de imóveis pode ser um investimento incrível para se inserir no mercado. Isso ocorre por conta dos benefícios que a locação agrega, para ambos os lados da relação – tanto para o inquilino quanto para o proprietário. 

Nesse sentido, conclui-se que a administração dos imóveis pode não ser uma tarefa simples, e por esse motivo é importante contar com um serviço específico. 

Como funciona uma administração de imóveis? 

A priori, é interessante trazer algumas informações de como funciona uma administração de imóveis, a fim de explicar melhor o tema. Com isso, vemos que a prática de administrar imóveis está se tornando uma tendência, e por isso os donos de imóveis confiam nesse serviço. 

Dentre os motivos para tal confiança, os principais são a segurança, tranquilidade e a burocracia evitar. Além disso, a administração de imóveis traz como finalidade intermediar uma relação de locação. 

Mas, afinal, o que é administrar imóveis? 

No geral, podemos conceituar o ato de administrar imóveis como uma supervisão de propriedades comerciais, residenciais e industriais. É possível incluir os apartamentos com destino à locação, unidades em condomínios fechados, casas e outros imóveis. 

Como principal função do administrador de imóveis, cita-se o auxílio ao síndico em suas atividades rotineiras, nos aspectos legais e todo o suporte necessário. Além disso, se responsabiliza por atividades administrativas, desde emitir boletos, elaborar folha de pagamento, contabilizar despesas e outros. 

Responsabilidades da administradora de imóveis 

Dentre as responsabilidades de uma administradora de imóveis, podemos citar as seguintes: 

– Emitir boletos, bem como os recibos após o pagamento; 

– Gerenciar a modalidade de seguro ou garantia da locação; 

– Cobrar, de forma periódica, os aluguéis; 

– Averiguar os problemas alegados pelo inquilino; 

– Acompanhar as revisões, reajustes e renovações; 

– Emitir notas fiscais; 

– Repassar o valor do aluguel para o dono do imóvel; 

– Cobrar o locatário as despesas estipuladas em contrato; e

– Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias (DIMOB). 

Como Funciona a Administração de Imóveis: Administradores de Imóveis - Gerenciamento de Contratos Imobiliários - Accordous

Serviços em um administração de imóveis 

Se você pretende aderir a uma administração de imóveis, o primeiro passo é entender quais serviços, no geral, é comum encontrar. Em outras palavras, essa administração lidará com diversas situações que você enfrentaria, com desafios. 

Alguns exemplos desses serviços são vistorias, controle de pagamento (desde IPTU até as parcelas mensais do condomínio) e cobrança de taxas. Por outro lado, o administrador de imóveis também se responsabiliza pela entrega da unidade no mesmo estado que foi encontrada. 

Destaca-se, nesse momento, que ao contratar um administrador de imóveis, é interessante convencionar tudo antes, em especial com os corretores. No caso das plataformas, é mais comum encontrar um contrato pronto, e por isso têm mais serviços incluídos, sem a necessidade de adicionar outros. 

O administrador deve, portanto, se certificar do combinado – e que tudo foi justo para ambas as partes. 

Cuidados da administração de imóveis 

Ao contratar uma administração de imóveis, você deve prestar atenção em algumas coisas, e trouxemos exemplos para elucidar melhor. 

Formalizar as expectativas e negociações 

O primeiro cuidado que a administração de imóveis deve ter é com a formalização das negociações e expectativas, que nada mais é do que o contrato em si. Nesse sentido, opte por uma administração de imóveis que cuide bem dessa parte, afinal, os contratos são documentos essenciais e que dão início à relação. 

Com isso, os contratos de aluguel precisam ser específicos e abranger as características desejadas pelo inquilino e o proprietário. Dentre os dados primordiais, é possível citar o prazo para o pagamento, vigência do contrato e demais considerações. 

A Accordous é uma plataforma que se preocupa com a confecção dos contratos, redigindo esse contrato de forma específica, com base em cada cliente. 

Responsabilidade com os documentos 

Apesar de parecer um cuidado simples, nem todos os administradores têm o costume de manter os documentos atualizados. Muitas vezes os documentos coletados não possuem uma data recente, o que pode gerar alguma burocracia no futuro. Por isso, é de responsabilidade da administração solicitar documentos atualizados. 

Como Funciona a Administração de Imóveis: Obrigações e Prazos - Gerenciamento de Contratos Imobiliários - Accordous

Conhecimento das obrigações e prazos 

A fim de aproveitar ao máximo a melhor gestão de imóveis que você poderia ter, esse administrador de imóveis precisa ter algum conhecimento prévio acerca do tema em geral. Além do ponto de vista genérico, cada caso possui as suas especificações, e o administrador deve estar pronto para isso. 

Com esse conhecimento, é possível se planejar e evitar prazos expirados ou situação irregular. 

Software para a gestão de aluguéis 

Um outro cuidado antes de contratar um administrador de imóveis é conferir se ele possui, ou seja, um software para a gestão de aluguéis. Os trabalhos manuais estão, cada vez mais, diminuindo, e a tecnologia se torna um aliado para o nosso dia a dia. 

No caso dos imóveis e a sua administração não é diferente. É necessário contar com um software com tecnologia avançada a fim de administrar melhor os seus aluguéis. 

Vantagens ao contratar uma administradora de imóveis 

Contratar uma administradora de imóveis pode render diversos benefícios, como os seguintes. 

Avaliar o imóvel e trazer um valor justo 

Com certeza uma das tarefas mais difíceis ao alugar um imóvel é definir o valor mais justo para essa locação. No entanto, ao contratar uma administradora de imóveis, ela poderá avaliar a sua propriedade e definir junto a você um valor mais próximo à realidade. 

O valor do aluguel deve ser interessante e benéfico para ambas as partes, e para isso, o primeiro passo é avaliar o imóvel. Sendo assim, a administradora de imóveis vai considerar alguns fatores até decidir um valor, como localização, metragem, presença ou não de mobília e outros. 

Divulgar a oportunidade de aluguel 

A administradora de imóveis também deve divulgar a oportunidade de aluguel, a fim de atrair os possíveis inquilinos. Nesse sentido, você não deve se preocupar com o marketing, por exemplo, pois será responsabilidade da administradora da sua escolha. 

Análise dos inquilinos 

Outra etapa que pode ser muito burocrática é a de análise dos inquilinos, pois nem sempre estamos preparados para quem age de má-fé. Com isso, a administradora poderá verificar se os inquilinos possuem um perfil suspeito, prevenindo fraudes, por exemplo. 

Além disso, é interessante inquilinos que possam ficar inadimplentes, e a administradora tem o papel de evitar esse tipo de situação. 

Como Funciona a Administração de Imóveis: Análise de Inquilinos - Gerenciamento de Contratos Imobiliários - Accordous

Acompanhar as visitas dos inquilinos 

Por fim, a administradora de imóveis deverá acompanhar as visitas feitas pelos inquilinos, prosseguindo com o possível atendimento. 

Por esse motivo, é imprescindível contar com o auxílio de uma administradora de imóveis e aluguéis de qualidade, como a Accordous. Afinal, a Accordous te acompanha desde a confecção do contrato locatício até a rescisão contratual. Entre em contato com um dos especialistas e conte com um serviço de qualidade. 

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.