Accordous

Quer Alugar Seu Imóvel? – Passo a Passo [2022]

5/5

Sumário

Não faz ideia de como começar e está cansado de pesquisar “Quero colocar meu apartamento para alugar” ou “Quero alugar meu apartamento como faço” e “Quero alugar meu imóvel”? Vem com a gente que vamos te dar o passo a passo para você fazer tudo com muita segurança e confiança!

Se você quer alugar o seu imóvel, é interessante levar alguns fatores em consideração antes de colocar em prática. Isso porque a locação de um imóvel, seja qual for a finalidade (residencial ou comercial), envolve algumas burocracias, e que devem ser analisadas com cautela. Por isso, confira um passo a passo para alugar seu imóvel. Se você está pensando Quero Alugar Meu Imóvel esse artigo vai ensinar tudo que você precisa saber.

Hoje em dia, o aluguel de imóveis está se tornando uma opção cada vez mais frequente, afinal, é uma ótima forma de complementar a sua renda mensal. Além disso, o investimento em imóveis é uma tendência nesse meio, podendo ser uma alternativa benéfica para você. 

Quero Alugar meu Imóvel - Passo a Passo - Gerenciamento de Contratos Imobiliários - Accordous

Por que alugar meu imóvel?

Caso você ainda não esteja confiante sobre se deve ou não alugar, trouxemos aqui alguns motivos que podem te ajudar a decidir e te trazer mais confiança.

1- Por que colocar seu o imóvel para alugar

Se você tem um imóvel, considere alugar alguns cômodos ou de forma integral, até porque as pessoas também precisam alugar um local para morar. Essa é uma relação de reciprocidade, pois você precisa de dinheiro e a outra pessoa, da residência ou utilizar como comércio. Lembre-se quando você pensou Quero alugar me imóvel, tinha um motivo, concentre-se nele.

Para decidir se você deve ou não alugar o seu imóvel, analise como está o seu cenário financeiro e se exige algo para complementar. Inclusive, os contratos de aluguel costumam durar entre 12 e 36 meses, caso não haja nenhum empecilho no curso da locação. 

Portanto, o principal motivo para alugar seu imóvel é a segurança de receber, em um determinado dia do mês, o valor do aluguel do seu inquilino. 

2- Cobertura de gastos

Financeiramente, o aluguel não é importante apenas para garantir uma renda ao proprietário. Um imóvel desocupado gera custos como o IPTU, condomínio e outras taxas, além da manutenção regular. Sem a locação, ao longo de um ano, essas despesas podem impactar de forma importante nas suas finanças.

Portanto, o principal motivo para alugar seu imóvel é a segurança de receber, em um determinado dia do mês, o valor do aluguel do seu inquilino. 

Como não ter dor de cabeça com inquilino?

Se você não quer ter problemas com os inquilinos mas não sabe de que jeito ou como evitar esse desgaste, trouxemos algumas ideias para te ajudar nesse processo

1- Como você vai administrar o imóvel? 

Antes de pensar nos fatores que podem influenciar no momento de alugar um imóvel, é de suma importância que você pense em quem irá administrar o imóvel. Nesse cenário, existem opções que são utilizadas com mais frequência, isto é, o aluguel independente ou uma imobiliária. 

Seja qual for a sua opção, todas as alternativas são benéficas e possuem os seus pontos negativos. Cabe a você decidir a melhor para o seu caso. 

2- Contrate uma Imobiliária ou uma Startup

Há alguns benefícios em contratar uma imobiliária que possa encarregar-se pelo seu apartamento. Tal como, assim você não vai precisar se preocupar com a documentação, e nem com a parte burocrática e os encargos. Essa é a coisa mais indicada para quem não tem muito tempo para resolver esses problemas ou quem não quer mexer com isso para alugar um apartamento. 

Ou você pode contratar uma startup e aumentar a rentabilidade da sua locação, a Accordous foi feita para, imobiliárias, proprietários ou administradores de imóveis, que desejam automatizar sua gestão, mas não sabem por onde começar. 

Existem vários benefícios em contratar a Accordous como por exemplo, economia de tempo, na sua administração de aluguéis, de até 1000%. 

Todos os seus contratos, cobranças, documentos, informações, relatórios e muito mais em um único lugar, acessível de qualquer lugar do mundo.

E existem vários outros benefícios, que você pode descobrir, marcando uma reunião gratuita com nosso especialista em aluguéis.

Aluguel independente 

Por outro lado, você pode alugar o imóvel de forma independente, isto é, sem intermédio de nenhuma imobiliária. Assim, tenha em mente que você deverá apresentar o imóvel, analisar os inquilinos, redigir o contrato de locação e outras burocracias. Isso tudo ocorrerá de forma independente, dependendo somente de você. 

A parte positiva é que você vai participar de todo o processo de maneira íntima, sem perder nenhum detalhe. A parte negativa é que, com tantas informações, é capaz de esquecer algo ou deixar passar um detalhe primordial. Compare essas opções e conclua qual seria a melhor alternativa. 

Cuidados com o aluguel independente 

O aluguel independente, ou seja, direito com o proprietário, envolve alguns cuidados. A priori, é primordial que você pesquise os valores possíveis para o seu imóvel. Para isso, confira outros imóveis que possuem características parecidas com o seu e o valor cobrado. Lembre-se de que isso é apenas uma base. 

Outro cuidado é analisar as informações do inquilino, como a sua saúde financeira, se possui assiduidade e compromisso com os seus pagamentos. Sem contar com um intermédio, os riscos de golpe são altos. Para isso, a plataforma Accordous pode ser uma incrível aliada para uma locação sem empecilhos. 

O que Avaliar na hora de alugar um imóvel?

Caso você não saiba por onde começar uma avaliação, logo a seguir temos algumas dicas que torcemos para que te ajudem e tornem todo esse processo mais fácil!

1- O que avaliar no imóvel antes de alugar? 

Até alugar o seu imóvel, é preciso considerar diversos fatores. Dito isso, vamos conferir a seguir alguns desses pontos a serem levados em consideração. 

O que valiar no imóvel antes de alugar?

2- Você deve fazer uma vistoria no seu apartamento

Quero alugar meu apartamento como devo proceder? Definitivamente o passo mais importante! Você precisa começar a analisar se o seu imóvel possui algum defeito de estrutura ou outro problema mais profundo. 

Nunca é uma boa ideia colocar algo defeituoso para alugar, pra começar é ruim porque você teria que pôr o seu imovel em um valor mais baixo de aluguel do que se ele estivesse em melhores condições.

E se houver mesmo algum problema é bem provável que no futuro você tenha algum problema com o seu inquilino e te cause mais dor de cabeça, do que se você tivesse consertado o problema logo no início.

E um último motivo, é bem menos provável que seu imovel não seja alugado já que está com defeitos.  

Ou seja, o segredo é fazer uma vistoria e já ter em mente que reparos podem ser precisos

Se você pensou quero alugar meu imóvel, tenho dicas para te ajudar a valorizar seu imóvel

Bom, para você que não sabe como você pode valorizar o seu imóvel, preparamos algumas dicas que podem te ajudar nesse processo!

Continue a leitura para não perder nada importante!

1- Arrume a estética do seu imóvel

Após resolver os problemas estruturais, é uma boa ideia dar uma re-decorada no seu apartamento, para assim você conseguir deixá-lo com cara de novo.

Uma boa ideia é usar quadros, plantas e decorações bem clean, para assim o futuro cliente conseguir imaginar um apartamento com a personalidade dele! Arrumar batentes de portas, maçanetas, rodapés e pias também ajudam a dar essa aparência de “novo” no apartamento. Tente deixar o seu apartamento o mais organizado e arrumado possível.

Você também tem que pensar se quer alugar o seu apartamento mobiliado.

2- Tenha boas fotos do imóvel 

Invista em boas fotos do seu imóvel para que o inquilino tenha interesse em visitar e conhecer mais informações sobre a propriedade. Isso porque a busca por imóveis hoje em dia ocorre através das plataformas digitais. Priorize o conforto e o aconchego do imóvel nas suas fotos. 

3- Insira informações que valorizem o imóvel 

Ao descrever o imóvel, insira as informações que podem atrair os inquilinos, como os diferenciais. O seu apartamento possui churrasqueira, piscina, sacada grande, armários embutidos ou alguma coisa que diferencia ele dos outros? Se a resposta for sim, você tem que tentar ao máximo valorizá-lo.

Se você tiver um diferencial, dê uma atenção especial a ele. Se preciso, gaste com pequenas obras. Essa sua paciência vai ser gratificada assim que colocar o seu imóvel para alugar. Afinal, quando você pensou “Quero alugar meu imóvel” você já sabia que não seria de um dia pra noite .

Essa é uma dica que possui relação com as fotografias. 

Coloque um preço justo no seu aluguel 

Assim que tudo estiver pronto, todos os reparos feitos e a parte estética já concluída, chegou a hora de estipular o valor que você cobrará no aluguel. Quanto mais novo, mais alto você poderá cobrar. Isso conta também para a sua aparência, por isso focamos muito na importância de dar uma repaginada no seu apartamento.

A um tempo atrás a base para determinar o preço do aluguel era de 1% do preço de venda do apartamento. Porém, isso já não é mais usado. Pode não ser um padrão, mas vários corretores se acostumaram a utilizar como base 0,5% do valor de venda para determinar o valor do aluguel. Então, se esforce em achar um valor que fique em torno de meio por cento do valor que está avaliado no seu apartamento.

Também não podemos deixar de falar que temos outros fatores que influenciam no preço de um  imovel, a localização com certeza é o fator que dentre eles mais importa. Bairros mais visados tornam possível uma maior flexibilidade em cima do preço do aluguel.

Não esqueça de considerar se a localização do apartamento fica em uma região comercial e se ele pode ser usado para algo assim, mesmo sendo um apartamento, propriedades com essa característica geralmente tem um preço de aluguel até 2 vezes maior do que os apartamentos que não ficam em uma área comercial. 

Faça uma vistoria de entrada

Depois que você já tiver fechado um contrato com alguma corretora, ou fechado esse contrato diretamente com o inquilino, você não deve deixar de fazer uma vistoria plena no seu apartamento. 

Assim, irão ser mostradas as condições do seu apartamento, fazendo isso, você garante que todas as partes do acordo saibam como o seu imóvel está sendo recebido e entregue. É importante que você faça isso porque vai estabelecer o acordo que fala sobre como o seu apartamento deve estar quando o seu inquilino o entregar pra você.

E se o seu apartamento estiver mobiliado é aí que vocês devem fazer um inventário de tudo que estiver nele. Então, uma boa vistoria é a solução para que lá na frente você encare nenhum problema. 

Isso tudo é muito importante para que você não se frustre e se arrependa de quando pensou Quero Alugar meu imovel

Quer Alugar Seu Imóvel? - Contrato de Locação - Passo a Passo - Gerenciamento de Contratos Imobiliários - Accordous

Faça um contrato excelente 

O contrato de locação é a etapa inicial dessa relação, assim, você precisa confeccionar esse documento com uma cautela diferenciada. A elaboração desse contrato depende de algumas informações, como os dados pessoais do inquilino e do locador, detalhes do imóvel, formas de pagamento, datas e reajuste do aluguel

Isso é muito importante, e busque sempre ter um contrato que te deixe seguro. Vá atrás de fazer isso, mesmo que tenha que contratar algum profissional pra fazer isso por você, o contrato de locação precisa ser muito detalhado. Informações sobre o tempo de aluguel, possíveis reajustes do valor do aluguel, as suas condições sobre em qual estado o seu apartamento deve estar quando for entregue a você novamente, essas informações devem ser adicionadas no contrato com muito cuidado.

Se você decidir agir com uma imobiliária, eles vão se encarregar desses detalhes. Mas se você decidir que vai fazer sozinho, ir atrás de um advogado é uma ótima ideia, assim você tem ajuda para completar esse contrato.

Um contrato de aluguel pode ter as suas especificidades, e com a Accordous é possível tornar esse contrato personalizado. Por isso, conte com o auxílio da plataforma Accordous e obtenha êxito nas suas relações de locação. 

Tenha garantia financeira 

A fim de garantir sua segurança, você precisa determinar quais garantias financeiras vão regir o início do seu contrato. Dentre algumas opções, três são as principais:

  1. Fiador:  É a pessoa escolhida pelo seu inquilino que assumiria a responsabilidade em casos de inadimplência.
  2. Seguro Fiança: Nessa opção o seu inquilino vai contratar uma seguradora, que deveria custar entre 2 ou 3 alugueis, assim garantindo a sua segurança
  3. Fiança Bancária: O locatário deverá escolher um banco e emitir uma garantia para    cumprir o valor do seu aluguel, apenas caso o seu inquilino não consiga. 

Você também pode pedir um seguro caução, que poderia variar entre 2 a 5 aluguéis que seriam depositados todos os dias na sua conta e serviriam para cobrir prováveis faltas de pagamento. 

Finalizamos aqui, com esses passos que esperamos que possam te ajudar nesse seu início no mercado imobiliário, de forma segura e já garantindo o seu retorno financeiro. 

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer ficar por dentro do Mercado Imobiliário?