Accordous

Porque sair da imobiliária e gerenciar você mesmo – 5 razões para escolher um software de gestão de aluguéis

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Acesso Rápido

Muito tem se falado sobre administração independente. Seja lá o que você precisa administrar, pode ter certeza que hoje devem existir milhares de softwares, apps e plataformas que se colocam à disposição dos usuários para que eles alcancem a administração de seus negócios de forma independente.

Isso não é diferente para o setor imobiliário, que tem visto crescer a quantidade de plataformas que se colocam à disposição para oferecer uma administração do tipo “faça você mesmo”.

Avanços na tecnologia e o mercado imobiliário – panorama geral

Embora essas iniciativas têm crescido, é possível dizer que para o ramo imobiliário elas ainda não são tão expressivas, pois além da alta complexidade de um sistema que atenda às necessidades de proprietários de imóveis, ainda é necessário enfrentar mitos e falsas crenças a respeito da gestão independente de aluguéis, que acabam levando os proprietários de imóveis a continuarem apostando numa administração tradicional junto às imobiliárias e administradoras.

Nossa intenção nesse artigo é trazer a luz essa discussão, mostrando por que muitas vezes parece ser mais fácil e confiável continuar apostando na administração de aluguéis não independente.

Depois disso, vamos pontuar de forma objetiva e clara quais são de fato os itens, processos e etapas que estão por trás da gestão de aluguéis e com isso mostraremos que é totalmente possível administrar seus aluguéis de forma independente, sem o intermédio das imobiliárias, de modo a trazer mais liberdade, autonomia e controle para os proprietários ao mesmo passo que o processo é facilitado por meio do uso de ferramentas eficientes com um sistema de gestão digital focado no ramo imobiliário.

Administração de aluguéis e as imobiliárias: seu medo do novo pode estar fazendo você perder dinheiro

imobiliaria; software de gestão de imoveis; aluguel

Embora à primeira vista pareçam óbvios os benefícios da gestão de aluguéis pelas imobiliárias pela aparente comodidade que elas podem te trazer, é possível afirmar que você está perdendo dinheiro ao se acomodar com este formato.

“Mas como assim???” – você deve estar se perguntando

Pois então, os custos para contratar e manter os serviços das imobiliárias e administradoras podem ser diminuídos em grande escala com uma administração independente de aluguéis.

Existem diferentes tipos de sistemas e pacotes vendidos atualmente, mas é possível dizer com segurança que você pode encontrar uma plataforma completa e com preços competitivos que tornará sua rotina de gestão mais ágil, lhe conferindo maior controle, liberdade e autonomia sobre seus próprios contratos, aluguéis, inquilinos e imóveis sem beliscar grandes porções de seu lucro.

Inovação vs Tradição

Uma das maiores razões que fazem com que proprietários ou administradores de imóveis continuem utilizando serviços de imobiliárias, juntamente com o medo do novo, é a posição de aparente conforto que essa forma mais tradicional lhes confere.

“Não vou trocar o certo pelo duvidoso”, podem afirmar alguns. Mas uma coisa é certa: se não existissem pessoas no mundo com coragem o suficiente para tentarem algo novo, a humanidade não teria avançado em termos tecnológicos e sociais tanto quanto avançou até os dias atuais.

E medo dessa inovação pode ser suavizado quando o “novo” te dá boas garantias de um futuro promissor.

O bom empreendedor é aquele que vê em suas ideias grandes oportunidades, então quando se fala de sair de sua zona de conforto para tentar algo novo que possa aumentar sua rentabilidade e produtividade, não falamos de algo totalmente incerto, sem nenhuma garantia. Pelo contrário, falamos de experiências de pessoas reais que viveram a transformação e são provas vivas de que é possível fazer uma administração de imóveis independentes e de qualidade sem dor de cabeça.

Por isso, a seguir vamos trazer os pontos e processos principais que envolvem a gestão independente de imóveis e mostraremos como eles podem ser otimizados com softwares de gestão de imóveis.

Processos que envolvem a administração imobiliária independente

Quando você passa a administrar seus imóveis sem os serviços de uma imobiliária, é certo que alguns processos passarão a ser de sua responsabilidade.

Num primeiro momento eles parecem ser muitos e complicados, mas conforme explicaremos em cada um dos pontos, é totalmente possível assumir a responsabilidade por cada um deles de forma descomplicada e autônoma com um software de gestão de qualidade.

Etapa 1 – Anúncio de imóveis

Uma das preocupações iniciais de um administrador de imóveis é encontrar o inquilino ou comprador para suas propriedades.

Embora as imobiliárias prometam cumprir esse papel de encontrar seu inquilino, é comum elas manterem o anúncio do seu imóvel exclusivo em seus sites. Isso pode ser ruim para o proprietário interessado em vender ou alugar, uma vez que os meios que os anúncios ficarão visíveis serão unicamente pelos banners colocados nas fachadas de seus imóveis e no site da imobiliária.

Uma das grandes vantagens de não se prender à exclusividade das imobiliárias é que você pode anunciar seu imóvel em qualquer lugar, o que inclui qualquer site da internet!

Normalmente os portais de anúncios são construídos de forma intuitiva para que o usuário comum consiga fazer um bom anúncio sem ter necessariamente experiência em construir anúncios. Fazendo desta forma o proprietário aumenta os horizontes e o alcance de seus anúncios.

Etapa 2 – Encontrar o inquilino ideal

Como consequência de montar um anúncio, o processo de encontrar o inquilino também é um dos passos da administração independente.

Embora soe trabalhoso fazer essa negociação, quando se pensa num cenário amplo de médio a longo prazo, principalmente quando o que se procura é uma pessoa para alugar o imóvel, construir relações amigáveis e próximas com inquilinos pode ser interessante para proprietários ou administradores de imóveis.

Quando todo o processo é feito por um terceiro, você pode estar perdendo uma grande oportunidade de fazer o seu nome frente aos inquilinos e potenciais compradores.

Etapa 3 – Realização de vistoria

Seguindo o fluxo de fechamento de um contrato temos a realização da vistoria.

Aqui temos mais um ponto que aparentemente parece ser trabalhoso para administrar sem os serviços de uma imobiliária, mas ao contrário do que se pensa, os softwares de gestão imobiliária mais completos provavelmente oferecem serviços de vistoria por valores acessíveis e de qualidade.

Embora o proprietário tenha sim que dar o primeiro passo em busca da vistoria, se ele escolher um bom software de gestão ele pode ter certeza de que esse “trabalho” se resumirá em demonstrar interesse em realizar a vistoria em apenas alguns cliques dentro da plataforma e, depois, bastará assinar o relatório finalizado.

Etapa 4 – Celebração de contratos de locação

Após encontrar seu inquilino, o próximo passo, naturalmente, será a elaboração de um contrato.

As ferramentas disponíveis em um software de gestão de qualidade oferecem modelos de contratos que facilitam o trabalho de elaborar os documentos, restando ao proprietário a tarefa apenas de preencher as informações correspondentes aos contratos e finalmente assiná-los.

Um software de gestão facilita o processo, pois além de armazenar o documento em local seguro e de fácil acesso para todas as partes, ele ainda permite a edição do mesmo a partir de qualquer dispositivo com acesso à internet, diminuindo o trabalho de comunicação e repasses de informações que aconteceriam com um intermediário como uma imobiliária. Além disso, ele também oferece a possibilidade de assinatura digital e outras ferramentas que economizam tempo e dinheiro.

Etapa 5 – Acompanhamento da vida útil de seus contratos

O contrato é muito importante para inquilinos e proprietários, pois é por meio dele que ambos garantem seus direitos e deveres.

O contrato é o documento que oficializa prazos, datas de vencimentos de alugueis mensais, índices e frequência de reajustes de valores, além de ser aonde ficam registrados acordos do tipo que parte (locatário ou locador) vai arcar com custos como condomínio, IPTU, etc…

Embora, em última instância, o documento formal seja a parte escrita do que foi combinado entre proprietário e inquilino, é importante que eles fiquem armazenados em um local não apenas seguro, mas de fácil acesso para futuras consultas.

Isso é importante porque, além de tê-lo como ferramenta de defesa em casos de não cumprimento de determinadas cláusulas, quanto mais contratos se tem, mais complexo vai ficando o processo de administrar esses contratos ao longo de sua vida útil, isto é:

  • Gerar e enviar faturas mensalmente;
  • Enviar notificações de aviso em caso de atraso de pagamento;
  • Lembrar quais contratos estão próximos de suas datas de reajuste;
  • Lembrar as condições acordadas para reajuste (sobre qual índice fazer a correção, frequência, etc);
  • Ter em mente os contratos que estão próximos ao vencimento para entrar em contato com inquilino para oferecer propostas de renovação ou se preparar para fechar negócio com novas pessoas;
  • Ter controle dos rendimentos líquidos oriundos de seus aluguéis para futuras declarações de impostos ou simplesmente para controle contábil.

Talvez esse seja o ponto principal que faz muitos proprietários e administradores de imóveis desistirem de administrar por conta própria.

Mas você já pensou que, em um software de gestão completo construído especificamente para o setor imobiliário é possível encontrar ferramentas que automatizam esses processos ao máximo e tornam o trabalho muito mais fácil e prazeroso?

Por exemplo, em um software como a Accordous, o usuário dispõe de ferramentas que trabalham para ele, diminuindo assim sua preocupação e tornando o processo automatizado, como a geração e envio das faturas mensalmente, recebimento de avisos de contratos próximos ao vencimento, acesso a relatórios de rendimentos líquidos, entre outros (falaremos mais detalhadamente ao final do artigo).

Etapa 6 – Serviços adicionais

Ao longo da vida de um contrato ou mesmo caso o imóvel ainda não esteja contratado, é possível que o proprietário queira realizar algum tipo de serviço, como por exemplo: contratar seguro-fiança, serviço de vistoria ou mesmo realizar reformas.

Plataformas de gestão capacitadas para esse público com certeza oferecem a possibilidade de fazer orçamentos e fechar negócios com esses prestadores de serviços.

E como o objetivo final é sempre facilitar ao máximo a vida de quem administra imóveis de forma independente, você pode ter certeza que essas plataformas sempre farão parcerias que ofereçam serviços com o melhor custo-benefício do mercado, sem estarem presos a convênios que muitas vezes comprometem a qualidade e restringem o leque de opções a partir das quais escolher.

Etapa 7 – Acompanhamento financeiro

Esse item é na verdade um detalhamento maior do item de acompanhamento da vida útil do contrato.

O acompanhamento financeiro, quando se administra imóveis, vai desde o acompanhamento de cada contrato individualmente até uma visão geral de todos seus rendimentos de aluguéis.

Quando se pensa nisso tudo para administrar de forma manual, por exemplo criando controles com ferramentas como planilhas, de fato não parece ser interessante para um administrador que pode contar com a imobiliária sem a necessidade de fazer essa ponte com o inquilino.

Mas se você puder contar com uma plataforma que automatiza lembretes e que gera relatórios que te ajudam não só a acompanhar, mas a gerir ativamente de forma produtiva e sem muita burocracia, essa pode ser uma ótima oportunidade para você administrar seus aluguéis por conta própria.

As imobiliárias te fazem crer que não é possível fazer tudo isso sozinho, mas no mundo digital atual softwares completos foram criados para esse fim.

Por que escolher administrar seu imóvel de modo independente

Agora que você já entendeu e compreendeu os mitos sobre a falsa incapacidade que proprietários tecnicamente teriam para administrar seus próprios imóveis, falaremos como um sistema completo e funcional pode ser a ferramenta ideal para te ajudar na sua jornada pela administração independente.

1. Anúncio de imóvel: maior alcance e preços acessíveis

Com um software como a Accordous, você pode contar com parcerias com um dos maiores portais de anúncios de imóveis do Brasil: Grupo ZAP.

Mas como nossa prioridade é a sua autonomia, você não precisa se restringir aos nossos parceiros. Sempre buscamos integrações com o melhor custo-benefício, mas sem nunca tirar o direito do proprietário de optar pelo que melhor lhe convir.

2. Vistoria e outros serviços com integração com o sistema

Conforme foi citado anteriormente, softwares de gestão focados no ramo imobiliário como a Accordous sempre oferecem serviços que possivelmente podem ser requisitados pelo proprietário. Esses serviços pode ir desde a cotação até o fechamento do negócio.

Esse fator é muito importante para centralizar sempre os processos relacionados aos seus aluguéis e imóveis em um só lugar, facilitando ainda mais a gestão.

3. Celebração do contrato em meio digital

A celebração do contrato em meio eletrônico oferece comodidade e agilidade aos processos, além de terem a mesma segurança e efeitos jurídicos que os processos feitos presencialmente.

4. Simplificação no acompanhamento da vida útil de contratos

Ao construir seu contrato em meio eletrônico com um software de gestão de contratos especificamente do ramo imobiliário, o acompanhamento de sua vida útil poderá ser otimizada e facilitada de uma maneira como você nunca imaginou.

Processos antes feitos manualmente, ainda que facilitados com ferramentas como planilhas, que são poderosas, porém limitadas, com um software de gestão serão 100% automatizados, fazendo o trabalho chato por você e assim você economiza tempo para gastar com outras coisas mais importantes para seus empreendimentos.
Entre os principais benefícios que você poderá usufruir com um software de gestão como o da Accordous, estão:

– Automação de geração e envio de faturas mensalmente;
– Notificações aos inquilinos sobre atrasos de pagamentos;
– Relatórios gerenciais completos em PDF e em formato de planilha;
– Notificações sobre vencimentos de contratos;
– Notificações sobre contratos com reajuste no mês;
– Visão simplificada sobre faturamento mensal;
– Integrações com parceiros de boletos automatizados;
– Possibilidade de cadastrar aditamentos em contratos;
– Realização de reajustes automáticos em faturas conforme configurações; do contrato
– Possibilidade de acrescentar cobranças extras ou incluir descontos nas faturas dos aluguéis;
– Serviços adicionais: solicitação de cotação de serviços como seguro residencial, seguro de incêndio, seguro fiança e vistoria.

5. Preços justos

A melhor parte de utilizar um software de gestão para administrar seus imóveis é o preço: enquanto imobiliárias pedem uma porcentagem do aluguel para realizar o serviço administrativo, normalmente softwares de gestão cobram taxas fixas de acordo com o que o usuário utiliza.

Por exemplo, a Accordous cobra taxa fixa por contrato vigente, independente do valor do aluguel, e essa taxa pode diminuir mais ainda conforme aumenta-se a quantidade total de contratos vigentes no perfil da uma empresa dentro do sistema.

software de gerenciamento de contratos

Viu só como é possível administrar imóveis por conta própria?
Para saber mais, fale com um de nossos consultores e te mostraremos como a Accordous pode te ajudar. Agende uma reunião gratuita hoje.

Comece a colher os benefícios da transformação digital ainda hoje!

LEIA MAIS: Ação de despejo: como funciona?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *