Accordous

Como as plataformas em nuvem podem aperfeiçoar a rotina empresarial

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Acesso Rápido

A era digital trouxe consigo um número grande de avanços para todas as áreas e o mundo empresarial não ficou de fora. As tecnologias criadas digitalmente estão substituindo as etapas manuais de desenvolvimento por ferramentas automatizadas que facilitam as atividades operacionais da rotina empresarial. Mas isso não é uma grande novidade, já que as grande e modernas corporações já estão tendo que se adaptar a essas mudança.

Nesse contexto, um recurso que vem inovando o cotidiano do mundo corporativo são as plataformas em nuvem. Essas ferramentas têm o poder de aprimorar extraordinariamente o desenvolvimento do ambiente empresarial. 

Como as plataformas em nuvem podem aperfeiçoar a rotina empresarial

Neste artigo vamos então explicar um pouco mais sobre as plataformas em nuvem, descrever os tipos de serviços oferecidos e mostrar as vantagens e sua eficácia no aumento da produtividade no dia a dia empresarial.

Conceito de plataformas em nuvem

De forma concisa, podemos conceituar as plataformas em nuvem como sendo uma nova versão de cloud computing, que nada mais é que um dispositivo tecnológico que sistematiza informações em uma nuvem computadorizada. 

Para ficar mais simples de entender, pense em uma rede sistemática de servidores e computadores que juntos processam dados em servidores e armazenam arquivos digitalmente, através da internet. Ou seja, sua finalidade principal é o arquivamento de dados em meio eletrônico.

Conceito de plataformas em nuvem

As plataformas em nuvem compreendem muitos serviços digitais de dados. Podemos citar a realização de backups, os mecanismos de big data, a gestão integrada de informação e as ferramentas de aprendizado de máquinas.

Tendo em mãos as mais variadas funcionalidades, esse recurso promete conduzir uma série de funções, processos e operações com apenas uma plataforma tecnológica digital. E tudo isso com excelência.

O princípio motor dessa tecnologia está firmado na viabilidade da  transferência da responsabilidade por uma informação ou dado para um servidor totalmente virtual.

Todo serviço de informação que exigiria uma preocupação da corporação em implementar uma plataforma física e ainda de realizar, de tempos em tempos, uma manutenção de seus serviços, encontrou nesse recurso tecnológico de nuvem uma forma de potencializar seu armazenamento de informação, já que o próprio fornecedor da plataforma é responsável por suas atualizações e manutenção.

Esse nova tecnologia é uma versão mais prática, rápida e segura dos antigos equipamentos físicos de armazenamento, como os pen-drives, os computadores e até mesmo de salas de arquivos.

Com essa plataforma digital, é possível guardar diferentes arquivos em diferentes formatos em um mesmo lugar. Ou seja, por esse recurso ser externalizado de qualquer objeto físico, seu acesso é remoto e pode ser feito por qualquer dispositivo conectado à internet. Com isso, bancos de dados, arquivos dos mais variados graus de importância e sistemas operacionais ganharam um novo ambiente de armazenamento.

Profissionais da área de tecnologias têm buscado melhorar cada vez mais as capacidades e formas de armazenamento desse novo recurso e, por isso, estão sempre aperfeiçoando seus diversos tipos de plataforma e tudo isso com base nas aspirações dos seus próprios usuários, sejam eles grandes empresas ou pessoas comuns.

O que mudou com os serviços em nuvem?

Como foi possível compreender, em comparação às formas mais antigas de operacionalizar as informações, esse novo avanço é mais acessível, rápido e com armazenamento mais competente.

Sendo assim, com sua popularização em todos os ambientes da sociedade, seria difícil não ter significativos efeitos para as corporações, que cada vez mais optam por utilizá-lo. 

Por isso, vamos listar as principais mudanças com sua implementação:

Formato de oferecimento dos recurso

Nuvem

A nova realidade de cloud computing muda a forma de trabalhar com a tecnologia de armazenamento de dados em todas as esferas de uma companhia.

Nas operações de arquivamento de informações, é o provedor da tecnologia que é responsável por investir no melhoramento de suas atividades, na atualização da plataforma, no treinamento e na qualificação de um time de funcionários responsáveis por fazer os ajustes, tramitação da segurança de dados, investir em sistemas de controle de temperatura e aplicação de nobreak.

E é por conta disso que um dos mais importantes benefícios da implementação desse sistema é o fato de que a empresa apenas terceiriza os serviços do software, sistemas operacionais e servidores que estão integrados na tecnologia. Portanto, não é proprietária dele. Sendo assim, a responsabilidade de manutenção do sistema é do fornecedor da tecnologia e a empresa trata o recurso como mais um serviço contratado.

Processo de implementação e manutenção dos recursos

Processo de implementação e manutenção dos recursos das plataformas digitais

Outra alteração promissora está na forma como a empresa contrata os serviços computadorizados e a forma que estes são implementados. 

Por ser um recurso totalmente digital, a companhia consegue contratar o serviço em poucos acessos a protocolos fornecidos por meio da internet. Se antes a implementação de um serviço de armazenamento de dados demandava um número significativo de dias para instalações de todos os equipamentos físicos necessários, com a plataforma em nuvem o usuário têm o serviço à sua disposição, já em pleno funcionamento, em um curto espaço de tempo.

Todo o processo de solicitação, recebimento e manutenção do recurso também é feito pela rede de servidores digitais. Se antes era necessária uma equipe de funcionários atuando para instalação e ajuste do serviço, agora com o  cloud computing todo o processo é solucionado por ferramentas digitais, tais como a troca de informação de serviço por bate-papo virtual, e-mails e telefonemas com a equipe de suporte da plataforma.

Três  tipos de serviços oferecidos pelas plataformas em nuvem

A realidade atual possibilita que a nuvem promova três tipos de serviços e esses dependem da escolha do contratante, que deve levar em conta as necessidades do seu ambiente de atuação.

Três  tipos de serviços oferecidos pelas plataformas em nuvem
SaaS
PaaS
IaaS

Infraestrutura como Serviço – Infrastructure as a Service (IaaS)

Infraestrutura como Serviço - Infrastructure as a Service (IaaS)

As empresas que optam por esse formato utilizam o serviço, via internet, para estabelecer uma infraestrutura de hospedagem. Essa modalidade tem as mesmas funções dos aparelhos físicos de modelo tradicional que são entregues aos indivíduos, como hardware, storage, as redes e os servidores.

Com a escolha dessa infraestrutura, a corporação elimina a preocupação com todos os dispositivos que seriam necessários para realizar a implementação de processos de manutenção, como geradores de eletricidade, ar-condicionado e nobreaks.

Esse formato possibilita que tudo seja feito via internet, e o usuário tem acesso aos serviços virtuais, necessitando apenas do pagamento pela utilização. Os gastos com a ancoragem de soluções são portanto dispensados.

Para ilustrar, podemos comparar com a contratação de um serviço de buffet para um aniversário infantil por algumas horas. Assim, seriam fornecidas, por analogia, as bandejas para servir, as panelas, os talheres, os copos e os demais utensílios exigidos para satisfazer os convidados sem se preocupar com o aluguel do estabelecimento alocado que você contratou ou com o pagamento da equipe de garçons que trabalharam na festa.

Plataforma como Serviço – Platform as a Service (PaaS)

Plataforma como Serviço - Platform as a Service (PaaS)

Nesse formato, o usuário tem a total implementação, desenvolvimento e gerenciamento do recurso da nuvem, além de possibilitar à corporação o acesso e  sua integração com os aplicativos e softwares de seus negócios. Essa modalidade também é responsável pelos aparelhos de hardware, e os sistemas digitais necessários para o seu pleno desenvolvimento.

Com a modalidade Plataforma como Serviço, em linhas gerais, os funcionários da companhia precisam apenas trabalhar com o programa para atender as necessidades da empresa. Todos os trâmites procedimentais são de total responsabilidade da nuvem contratada, tais como as operações de banco de dados e o licenciamento de sistemas da plataforma.

Continuando com a analogia do buffet de festa, o formato Plataforma como Serviço seria um serviço que disponibilizaria as bandejas, panelas, talheres, os copos e os demais utensílios como no formato IaaS. Porém ainda teria à disposição do consumidor o ketchup, a mostarda, os temperos e os salgados, ou seja, tudo que é preciso para a realização do buffet.

A  maior diferença entre o IaaS e o PaaS está no alcance do serviço. Enquanto no primeiro modelo tem-se apenas a contratação de recursos computacionais – ficando sob a responsabilidade da empresa as tarefas de licenciamento, gerenciamento dos sistemas operacionais e a administração -, na segunda modalidade, cabe à companhia que contratou os serviços apenas a aplicação e o fornecimento dos dados.

Software como Serviço – Software as a Service  (SaaS)

Software como Serviço - Software as a Service  (SaaS)

Neste último formado de serviço em nuvem, cabe ao fornecedor se encarregar pelos hardwares, sistemas operacionais, bem como a gestão, desenvolvimento, suporte e manutenção do serviço. À companhia que usará o recurso (usuário) cabe somente utilizar o sistema por meio da internet e/ou do software.

Sendo assim, a corporação não tem qualquer preocupação com questões operacionais de natureza técnica nessa modalidade de plataforma de cloud computing. Dessa forma, as preocupações da empresa são amenizadas, precisando apenas pagar mensalmente o valor pelo serviço contratado, manter uma qualidade de conexão com a internet e gerenciar os usuários no sistema.

Passando para o exemplo do buffet de festa aplicados aos dois formados anteriores, o modelo SaaS corresponde a ida usual de uma pessoa ao buffet de festa. Ela é a consumidora dos serviços e portanto, não precisa gastar seu tempo com os processos para o funcionamento do buffet, a escolha de ingredientes, o procedimento de cozinhar o recheio dos salgados, o tempo demandado para os salgados permanecerem no forno e até o tempo que precisa levar para tudo isso ficar pronto antes de todos os convidados chegarem. Basta apenas chegar, consumir os serviços e agradecer no final (seria uma analogia ao pagamento feito pelo serviço em nuvem).

Quais são as vantagens desse serviço?

Contratar um dos três modelos de nuvem listados (IaaS, PaaS e a SaaS) certamente trará vantagens expressivas para sua empresa, já que mesmo a mais simples traz resultados surpreendentes para a dinâmica do sistema operacional cotidiano.

Sendo assim, abaixo estão listados os benefícios mais significativos da implementação da plataforma em nuvem. Fique atento!

Redução dos custos operacionais

Há a redução de gastos com a compra de material de escritório (como papel, toner e pasta de arquivamento) e de dispositivos de armazenamentos computacionais físicos, a exemplo de hardwares e redes.

Além disso, todo o trabalho empregado na manutenção e organização de documentação em meio físico é poupado, o que significa um ganho de tempo para investir em outros procedimentos que sejam mais relevantes para sua empresa.

Maior mobilidade

Um benefício significativo das plataformas em nuvem é a mobilidade. 

Como o acesso aos seus recursos é feito de forma remota, é possível ter acesso aos dados da companhia de qualquer lugar, de forma ágil e prática. Assim, os funcionários devidamente autorizados conseguem atender às demandas esperadas pela empresa de forma mais eficaz.

Esse recurso tecnológico possibilita à empresa alcançar novas formas de estabelecer os seus setores. Como o serviço pode ser acessado por qualquer dispositivo móvel como smartphones e tablets que estão ligados por conexões mobile de alta velocidade, a empresa pode potencializar os seus serviços com colaboradores em  home office de forma fácil e, caso ainda não trabalhe com esse tipo de serviço por falta de recurso, as plataformas em nuvem certamente são a solução para iniciar a implementação do trabalho remoto.

Ampliação da segurança de dados

Com a era digital, também ocorrem ataques à segurança dos usuários das redes, e eles são comuns no mundo corporativo, de modo que as empresas têm buscando maior segurança das suas informações. A tecnologia cloud computing, utilizando padrões internacionais de proteção como criptografia avançada e SSL, vem se protegendo cada vez mais contra os ataques cibernéticos e contaminações dos dados por vírus.

Além disso, a própria plataforma de nuvem tem recursos de segurança de informações. Para saber mais sobre segurança de dados, leia nosso artigo “Como Manter Meus Dados Seguros Na Rede?

Atualização constante dos sistemas

Uma grande vantagem de contratar esses serviços, é que eles nunca ficam obsoletos, já que seus fornecedores realizam atualização constante de seus sistemas. Durante esse procedimento, os profissionais têm acesso às novas mudanças implementadas, tendo suporte para possíveis modificações de segurança, bugs e melhorias, sempre com uma orientação para conseguir usar as novas ferramentas que a atualização proporciona para o sistema de armazenamento.

Ampliação da produtividade 

Com as melhorias na comunicação interna promovida pela utilização do armazenamento em uma plataforma digital, as equipes e setores da empresa estão cada vez mais integrados.

Esse repositório unificado e centralizado de informações que pode ser acessado de forma instantânea tem sido essencial para aumentar a produtividade dos colaboradores da companhia, pois facilita o compartilhamento de dados.

A utilização de uma nuvem capaz de agregar informações privadas e públicas otimiza o serviço.

Contribuição para a sustentabilidade

Como os materiais de papelaria, constantemente usados em escritórios, são substituídos substancialmente com uma plataforma digital, existe uma redução sustentável da utilização de papel e toners para impressoras.

A tecnologia cloud computing permite a criação, edição e envio de arquivos virtualmente. É uma forma da companhia economizar dinheiro ajudando ao mesmo tempo o meio ambiente.

Aperfeiçoamento da rotina das companhias

Como foi pontuado acima, a adoção dessa nova tecnologia de cloud computing trouxe benefícios fantásticos para as companhias. A seguir, vamos mostrar que ela ainda tem um potencial para aprimorar a rotina do meio corporativo. Algumas dessas situações foram listadas nos próximos tópicos.

Simultaneidade do trabalho 

O acesso simultâneo aos documentos armazenados em uma plataforma unificada possibilita uma melhora na produtividade bem como promove maior praticidade por não necessitar que o colaborador entre em um computador específico para acessar as informações necessárias.

Rapidez na tramitação de contratos

Claramente esse avanço alcançaria o processo operacional das partes na elaboração de um contrato, e é nessa tramitação que está a maior complexidade do processo. Com a tecnologia  de cloud computing, todo esse processo pode ser feito de forma mais ágil e prática, eliminando as tramitações físicas do documento. Além disso, com o invento das assinaturas digitais, até mesmo a celebração presencial do contrato têm sido abolida aos poucos, já que dessa forma tudo é feito de forma virtual.

Caso queira saber mais sobre as vantagens do uso de plataformas em nuvem para o ramo de gestão de contrato, leia nossos manuais Como Fazer Um Contrato Em Meio Eletrônico, Por Que A Gestão De Contratos Digital É Boa Para Minha Empresa? e O Certificado Digital Tem Validade Jurídica Ou Validade Legal? 

Você também pode navegar no site da Accordous para entender porque nós somos  a solução para a gestão de contratos perfeita para você!

Sistema organizacional eficiente

Guardar os documentos nessa nova plataforma digital, além de conferir agilidade e segurança ao arquivamento, promove também uma capacidade organizacional surpreendente. 

Sua base de dados é organizada ao guardar os dados e assim,  com  ferramentas de busca que facilitam encontrar os arquivos de forma rápida, tudo é otimizado. Para além disso, esse recurso ajuda a combater os extravios e perdas de documentos.

Digitalização dos processos

Com uma plataforma digital, todos os serviços são enviados para o meio virtual possibilitando ter todos os processos digitalizados. Isso otimiza o fluxo de comunicação e, novamente, a integração das informações da companhia.

Uso inteligente da informação

Com o ganho de tempo e recursos que a utilização das plataformas em nuvem promove, a empresa que a contrata pode organizar seus documentos e dados de forma mais prática e rápida, utilizando o tempo antes gasto na manutenção e organização de documentos físicos para investir em melhorias na própria empresa. 

A informação (documentos em geral) que antes significava dor de cabeça à empresa no que dizia respeito à sua organização, agora se transforma em fonte de estudo para melhorias.

Como foi possível ver com as informações contidas neste artigo, a nuvem se tornou elemento decisivo para destacar as empresas no meio corporativo. 

Seja qual for o tipo de necessidade da sua empresa, certamente um dos formatos de nuvem será capaz de otimizar o seu fluxo de contratos, produtividade de profissionais, aumento da segurança e, claro, a redução de custos da sistematização.

Nesse sentido, a Accordous pode ser uma boa alternativa de plataforma de armazenamento em nuvem, já que, além de garantirmos o fácil manuseio de nossas ferramentas, contamos com treinamentos simples apenas para garantir que o usuário esteja munido de toda e qualquer informação que ele venha precisar. Oferecemos ainda um serviço de suporte com profissionais capacitados e especializados que poderão ajudar o usuário Accordous em qualquer situação que ele necessite.

Nos siga em nossas redes sociais:
Facebook
Instagram
Twitter

LEIA MAIS: Diga adeus à sua imobiliária e saiba como aumentar a rentabilidade da locação de seus imóveis em 4 passos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *