Accordous

Planejamento Financeiro para Investir em Imóveis

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Acesso Rápido

O sonho de muitos brasileiros é adquirir a sua própria residência, porém, existe um longo caminho para que isso seja possível. Mesmo as pessoas que não dispõem de uma enorme conta bancária podem adquirir e investir em imóveis. Dito isso, vamos explorar como ocorre o planejamento financeiro para essa prática. 

É interessante destacar que hoje uma das modalidades mais utilizadas é o aluguel, porém, isso compromete uma parte significativa do orçamento. Com isso, a opção ideal é o investimento em imóveis. No entanto, para atingir esse objetivo, é necessário ter um planejamento financeiro adequado e de acordo com a sua realidade. 

Inclusive, outro ponto que merece destaque é o fato de que o investimento em imóvel não se trata de um dinheiro gasto por si só. Na verdade, como o próprio nome já diz, o valor investido terá um retorno interessante no futuro. 

Por que é importante adquirir e investir em um imóvel?

A priori, é de suma importância trazer a importância e alguns motivos de adquirir e investir em um imóvel. O primeiro deles é que esse é o dinheiro que vai ser aplicado. Logo, com o seu rendimento, será possível manter as outras contas em dia. 

Apesar de nem todos entenderem essa lógica, ela precisa fazer sentido para você que pretende permanecer com isso. Desse modo, independente da forma de compra deste imóvel, seja à vista ou parcelado, você poderá usufruir dos benefícios envolvidos. 

Contudo, isso não deixa de ser um passo enorme na sua vida, e por isso é primordial levar em consideração todos os benefícios, mas também os possíveis riscos. Um outro fator que precisa ser pensado é no seu estilo de vida. Até porque a aquisição de um imóvel, seja para residir ou investir, mudará a sua vida daqui a 10 anos, por exemplo. 

Dicas para iniciar um bom planejamento financeiro 

Todo planejamento de qualidade, seja qual for a sua natureza, tem como intuito levar você a um destino. Dessa maneira, antes de iniciar, de fato, o seu planejamento financeiro, estabeleça qual será a sua meta. Afinal, qual a motivação para começar esse planejamento? 

Essa é a primeira pergunta que você deve refletir sobre a resposta, pois será o melhor método para atingir a finalidade pretendida. Ao ter esse objetivo muito bem traçado, será mais provável cumprir aquilo que foi planejado. Dito isso, confira algumas dicas para iniciar um bom planejamento financeiro. 

Busque e defina qual o tipo do imóvel pretendido 

Para iniciar o seu planejamento financeiro visando o investimento em um imóvel, busque e defina qual o tipo do imóvel pretendido. Isso porque, a depender do perfil deste imóvel, o valor final receberá grandes influências. 

Por exemplo, no geral, as casas podem apresentar um valor maior, quando as comparamos com apartamentos. E segue a mesma lógica para condomínios fechados, possuindo um custo muito alto. Assim, o imóvel que apresenta um valor mais em conta é o imóvel na planta – que ainda será construído. 

Essa definição do tipo do imóvel deve levar em consideração também a sua região pretendida – se a atual ou diversa dessa. Depois disso, realize uma pesquisa acerca dos preços para formar uma base média de custos com a aquisição. 

Confira o saldo do seu FGTS

Com certeza você já deve ter ouvido falar sobre o FGTS, e pode ter em mente do que se trata. Esse fundo de garantia pode ser entendido como um tipo de poupança que guarda um certo valor que poderá resguardar o trabalhador em hipóteses da lei. 

No entanto, essa criação do governo não serve somente para eventualidades, mas também para adquirir um imóvel. Entretanto, para que isso seja possível, é necessário cumprir certos requisitos, como os seguintes: 

– Ter como período de trabalho, com a devida carteira assinada, no prazo mínimo de 3 anos (podendo esses anos serem ou não contínuos); 

– Não possuir financiamento ativo no SFH (Sistema Financeiro de Habitação); 

– Não ser dono de imóvel localizado no município do novo imóvel pretendido; e

– Por fim, residir ou trabalhar na cidade em que o novo imóvel está localizado. 

Para utilizar o Fundo de Garantia, você precisará portar alguns documentos básicos, como a sua carteira de trabalho, os documentos oficiais de identidade, certidão da matrícula desse novo imóvel e outros. 

Inclusive, caso queira saber o saldo atual do seu Fundo, acesse o site oficial da Caixa Econômica e veja quanto tem disponível. Essa informação estará disponível mediante a apresentação do PIS/PASEP. 

Outra opção é comparecer a uma agência desse banco e apresentar os seus documentos de identidade, juntamente com o seu Número de Identificação Social (NIS). 

Verifique quais são as possibilidades para financiamento 

Uma das opções mais recorridas dos brasileiros hoje em dia para adquirirem o seu próprio imóvel é o financiamento. Até porque muitos bancos atualmente já oferecem a possibilidade de linhas para financiamento com essa finalidade. 

Contudo, mesmo com essa variedade enorme, alguns bancos apresentam melhores condições que outros. Isso ocorre, por exemplo, com os bancos que possuem uma participação do governo. Por isso, busque entender melhor essa possibilidade. 

No caso de lidar com empréstimos imobiliários, por exemplo, os seus juros serão menores e com prazos maiores para realizar o pagamento. Assim, ao dividir o valor final nas prestações você poderá contar com parcelas baixas. 

Busque entender melhor, também, sobre os consórcios, que apresentam uma logística muito semelhante com financiamentos. Porém, nesse caso, você não tem a certeza do prazo para receber esse imóvel. A entrega dependerá do sorteio do seu nome. 

Planejamento financeiro para a aquisição do seu imóvel

Após fazer essa reflexão geral, chegou o momento de começar o seu planejamento financeiro a fim de adquirir um imóvel. Apesar de o pensamento geral ser de que o planejamento financeiro é algo para elites, na verdade, essa é uma prática primordial para o investimento em imóveis. 

Na verdade, esse é o momento que você pode definir a economia do presente e do futuro. Para planejar, você pode fazer uso de ferramentas tecnológicas (como planilhas) ou o tradicional papel. 

Saiba qual o destino do dinheiro 

Ter noção de todos os custos é imprescindível para um planejamento financeiro de qualidade. Você deve dar um destino ao dinheiro, assim, não perderá o controle dos gastos e poderá chegar com mais facilidade à sua meta. 

Descubra quais as economias possíveis

Outro ponto importante é descobrir em quais momentos as economias serão possíveis. Por exemplo, qual gasto pode ser adiantado ou deixado para outro momento, a fim de economizar no orçamento. 

Evitar dívidas 

Evitar dívidas novas pode ser uma dica que parece óbvia, no entanto, muitos ainda acreditam que precisam contrair as mais diversas dívidas. Sabemos que esse momento envolve uma emoção muito profunda, mas tente controlar isso para que não afete o seu orçamento disponível. 

Motivação para o planejamento financeiro 

Por fim, é interessante destacar que é necessário sempre se recordar da sua motivação para esse planejamento financeiro. A jornada pode não ser tão simples, e por isso você deve sempre ter em mente o motivo maior para continuar tentando. 

Crie a sua renda extra

Para comprar um imóvel, e mantê-lo, é preciso ter uma certa quantia disponível. É uma forma de rentabilizar o imóvel que será comprado através do aluguel da casa ou comércio, ou de algumas das suas salas/quartos. 

Essa renda extra vai te ajudar a seguir o planejamento financeiro e atingir os objetivos traçados. Para isso, conte com a ajuda de uma plataforma, como a Accordous, para gerenciar o aluguel do imóvel. 

Isso porque essa relação de locação costuma envolver algumas burocracias, e ter o auxílio de uma plataforma tão preparada com certeza fará toda a diferença. Dessa maneira, acesse o site oficial da Accordous e entre em contato com um dos consultores. 

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.