Accordous

Kitnets: Guia para Gerenciar seus Aluguéis

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Acesso Rápido

Guia para Gerenciar Kitnets. Para uma empresa imobiliária especializada em aluguéis, a gestão adequada do aluguel é um ingrediente fundamental. Planejamento, otimização e gerenciamento de processos são parte disso.

Como há concorrência de outras empresas, bem como de proprietários que preferem alugar suas próprias propriedades, o desafio é interminável. Para se destacar no mercado e evitar grandes problemas, é essencial um método de gerenciamento eficiente.

O objetivo deste post no blog é mostrar tudo que você precisa saber para gerenciar seus aluguéis de um negócio de kitnet. 

Continue a leitura e descubra!

O que é a administração de aluguel de imóveis?

Os administradores são responsáveis pela organização, planejamento e tomada de decisões em um negócio. Antes de mais nada, ao discutir a gestão de aluguéis, é fundamental entender estes dois termos separadamente. 

Assim, será possível perceber que o processo é uma série de condições e condições que devem ser levadas em conta.

A venda ou locação de um imóvel nunca é um evento pontual. Precisamos tratá-lo com o mesmo nível de importância que o cliente o faz; para ele, pode ser a realização de um sonho para toda a vida.

A administração do imóvel engloba todo o processo de administração de um imóvel, desde a assistência ao proprietário na disponibilização do imóvel para locação, até a elaboração de contratos, até o conserto de questões cotidianas e ações de despejo.

Aliás, este é um trabalho que requer que um corretor de imóveis siga uma série de procedimentos. Assim que o proprietário decidir vender, você será capaz de se comunicar com ele em cada etapa do processo. 

Todo relacionamento senhorio-tenente será mediado por você, principalmente como um mediador legal.

Por fim, todas estas responsabilidades administrativas devem ser especificadas no contrato de serviço. Este documento protege seus direitos como mediador e evita futuros mal-entendidos.

Por que é tão importante se preocupar com a gestão de aluguéis?

Os hábitos dos clientes mudaram e como resultado os vários segmentos tiveram que se adaptar e fazer melhorias, como a introdução de tecnologia para substituir o papel por serviços digitais em processos burocráticos.

Qual é a conexão entre esta situação e a gestão de imóveis para locação? Esta área de bens imóveis pode ser mais facilmente administrada através da Internet. 

Bem como locatários em potencial podem alugar um imóvel sem nunca sair de casa se tiverem os recursos adequados.

Além disso, a burocracia excessiva pode realmente dificultar a assinatura de contratos de locação mais do que deveria. Há pouco tempo para que as pessoas reúnam documentos e os tragam a uma agência imobiliária.

É possível para uma empresa imobiliária ganhar dinheiro com este tipo de moradia se ela for devidamente organizada e administrada. Até recentemente, esta área do negócio não era considerada prioritária por causa das dificuldades e problemas que enfrentava.

Não é apenas o inquilino que tem que lidar com a burocracia ao alugar um imóvel; existem novas e seguras maneiras de fazê-lo. Como resultado, a empresa imobiliária requer espaço adicional para armazenamento de documentos, bem como mais funcionários para realizar tarefas manuais.

Há uma alta probabilidade de perda de dados devido à má gestão de arquivos ou à saída de funcionários para trabalhar em empresas rivais. 

Por fim, é essencial reunir todas as informações em um único local para que elas possam ser acessadas por qualquer pessoa, mesmo que o processo esteja em andamento.

Qual o passo a passo da administração eficiente de aluguéis?

Nos parágrafos anteriores, você aprendeu sobre a importância de uma administração de leasing eficaz e por que sua empresa deve investir na gestão adequada de seus contratos de leasing e clientes. 

Agora, vamos explicar como fazer isso da maneira mais eficiente possível. Vale a pena dar uma olhada!

O valor do aluguel do imóvel deve ser determinado

À primeira vista, quando um proprietário decide colocar seu imóvel no mercado de locação, sua empresa serve como intermediário entre o proprietário e os locatários potenciais. 

Isso é uma coisa boa para os negócios, pois empresas com um grande número de clientes e imóveis são mais visíveis tanto para o público quanto para seus rivais no mercado.

Se você estiver vendendo uma casa, apartamento ou espaço comercial no futuro, você precisará contratar um agente imobiliário para ajudá-lo a descobrir quanto vale o imóvel. 

Lembre-se de que a percepção de preço de uma pessoa pode ser influenciada por uma questão sentimental, portanto, tenha cuidado ao decidir sobre um preço.

Busque informações sobre os interessados

O próximo passo em nosso processo de gestão passo a passo do aluguel é reunir informações sobre locatários potenciais. 

Tendo a unidade em sua carteira, um preço acordado com o locador e publicidade na mídia apropriada, você é obrigado a encontrar alguns inquilinos potenciais.

Aliás, ao invés de ser inquilino, esta pessoa estará morando na casa de outra pessoa. 

Como resultado, você deve fazer uso efetivo das ferramentas à sua disposição a fim de determinar a extensão de sua responsabilidade e reduzir a probabilidade de problemas futuros.

Dessa forma, é possível fazer isso conduzindo uma checagem de antecedentes criminais, verificando o crédito e tendo uma boa conversa.

Os contratos devem ser redigidos em detalhes completos e claros

É hora de redigir e assinar o contrato de locação, agora que você confirmou a confiabilidade do locatário e demonstrou que ele ou ela possui as qualidades necessárias para administrar os valores e exigências do imóvel alugado. 

Aliás, como profissional na área, é imperativo ser extremamente minucioso a este respeito.

No papel, você deve incluir todas as informações relevantes, autenticar as assinaturas (ou usar uma assinatura e certificação digital), e tornar o documento juridicamente vinculativo. 

Dessa forma, se você esquecer qualquer um destes detalhes, poderá enfrentar multas e penalidades, assim como juros e penalidades sobre suas dívidas.

Seja claro na definição de prazos e condições

Desenvolver um contrato claro e completo, que inclua todas as informações relevantes da negociação, é essencial. Os termos e condições, por outro lado, merecem uma atenção especial. Eles merecem um exame e uma explicação mais completa.

O locatário deve estar ciente da data de vencimento do pagamento, por exemplo, e das multas e juros que se acumularão em caso de falta. 

Além da obrigação do inquilino de manter o imóvel em boas condições, cada parte deve estar ciente de suas respectivas responsabilidades.

Mantenha os documentos atualizados e agrupados

Agora, deixe-nos dar-lhe algumas informações internas sobre como administrar uma empresa de locação mais eficientemente, uma vez que a desorganização é uma das principais causas de problemas e perdas para as empresas de locação, especialmente quando os dados, prazos ou o próprio contrato são perdidos. 

Esse também é um movimento arriscado que pode custar dinheiro e prejudicar sua reputação.

Não há espaço para o amadorismo no mercado imobiliário, que é extremamente competitivo. 

Além disso, você vai querer acesso fácil a qualquer garantia de aluguel ou outros itens envolvidos nesta relação, como o próprio contrato. 

Dessa forma, você e seus clientes não terão problemas se alguma vez precisarem apresentá-los.

Conte com boas soluções tecnológicas

A princípio para aqueles que querem modernizar sua gestão e criar uma vantagem distinta para sua empresa de gestão, os dias de arquivar e colocar tudo no papel já se foram há muito tempo. 

Da mesma forma que organizar documentos e outras atividades pode ser um desafio, a tecnologia pode ser um aliado inestimável.

Há soluções disponíveis que podem revolucionar os processos internos de sua empresa e impulsioná-la para frente. 

Por exemplo, a utilização de um sistema de gerenciamento de contratos permite centralizar informações e melhorar seu relacionamento com o cliente, além de enviar alertas de faturamento e de vencimento de contratos. 

Além disso, a Accordous é uma das melhores soluções do mercado devido a sua eficiente capacidade de integração e automação.

Aliás, sua empresa de gestão de ativos pode expandir sua base de clientes e fortalecer sua posição no mercado com uma administração de leasing eficaz. O processo se torna mais fácil e mais econômico, confiando na tecnologia.

Por fim, se você gostou deste artigo e o achou útil, compartilhe-o com seus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *