Accordous

Contrato Sem Garantia: Há vantagens?

5/5

Sumário

Contrato Sem Garantia. Ao falarmos sobre um contrato locatício, existem muitos elementos envolvidos, e um deles é a garantia do aluguel. No entanto, nem todos os contratos precisam ter, de maneira obrigatória, uma garantia. Portanto, vamos conferir abaixo se há vantagens no contrato locatício sem garantia. 

Contrato Sem Garantia: Há Vantagens - Gestão de Aluguéis - Accordous

A priori, é interessante destacar que uma garantia nos contratos locatícios é uma faculdade. Porém, assim como o nome já nos traz uma ideia, o seu objetivo é garantir algo ao locador. Então, é de suma importância entender quais são as opções de garantia e qual o impacto do contrato sem essa cláusula. 

Inclusive, se você trabalha no ramo imobiliário e precisa facilitar o processo de locação, saiba que diversas plataformas auxiliam nesse momento, como a Accordous. Ao utilizar a Accordous, você pode gerenciar os aluguéis de uma forma simplificada. 

Além disso, a plataforma permite que você gere contratos nesse sentido, de locação, sem ou com garantia, sempre a depender do gosto do locador e locatário. Para que um contrato funcione da melhor forma, é essencial que haja harmonia entre as partes. 

E isso envolve a decisão por incluir ou não a garantia do contrato. Então, vamos explorar as principais garantias de locação e as suas vantagens. 

É possível ter contrato locatício sem garantia? 

É possível ter um contrato locatício sem garantia, porém, é imprescindível ter em mente os seus prós e contras, afinal, esses contratos costumam ter um período mínimo de 12 meses. Então, ao longo desse lapso temporal, o inquilino e o locador precisam estar seguros de suas escolhas. 

Assim como qualquer opção, o contrato de locação sem garantia apresenta diversos benefícios, mas também desvantagens. Cabe ao locador decidir, junto ao inquilino, a melhor alternativa para que os dois possam usufruir da melhor maneira. 

É Possível ter um Contrato Locatício Sem Garantia - Gestão de Aluguéis - Accordous

Vantagens de um contrato sem garantia locatícia 

Antes de optar por um contrato de locação sem a presença e exigência da garantia locatícia, entenda as vantagens dessa alternativa. 

Facilidade para o inquilino 

A primeira vantagem de um contrato de locação sem uma garantia é tornar o processo mais simples e fácil para o inquilino. Isso porque as garantias locatícias costumam ser burocráticas, e, inclusive, um fator decisivo para não firmar o contrato. 

Desse modo, a isenção de garantia locatícia não exige, portanto, a exigência de um terceiro (ou em alguns casos instituições) e investimentos. Essa é uma maneira de ampliar as chances de firmar relações locatícias com mais facilidade. 

Vantagens de Um Contrato sem Garantia Locatícia - Facilidade para o Inquilino - Gestão de Aluguéis - Accordous

Possibilidade de aumentar as chances de alugar os imóveis 

Como foi mencionado acima, as garantias locatícias podem ser um empecilho para os inquilinos em potencial. Então, quando elimina essa barreira, os locatários podem dar início ao processo de contratação mais fácil. 

Ademais, o processo em si de alugar um imóvel pode ocorrer de forma mais veloz, por não haver mais uma validação – que agora seria da garantia locatícia. Muitas vezes é difícil encontrar, por exemplo, um fiador, ou ter o valor de uma caução. 

Por isso, não incluir uma garantia locatícia pode ser muito benéfico, dos dois pontos de vista (locador e locatário). 

É uma opção mais viável (economicamente) para o inquilino 

Na maioria das garantias, o inquilino precisa dispor de uma certa quantia, como na caução. Esse exemplo pode chegar a três vezes o valor do aluguel, e isso pode ser uma barreira muito grande no contrato de locação. 

É interessante ressaltar, nesse sentido, que os jovens locatários encontram empecilhos muito grandes ao firmar qualquer contrato de aluguel. Afinal, como a remuneração desse público pode ser menor, será mais difícil dispor do valor desse aluguel, uma garantia de aluguel e demais taxas condominiais. 

Desvantagens de um Contrato Sem Garantia Locatícia - Gestão de Aluguéis - Accordous

Desvantagens de um contrato sem garantia 

Embora o contrato sem uma garantia seja muito atrativo e com diversos benefícios, é necessário ter ciência das desvantagens envolvidas nesta escolha. Dito isso, vamos explorar esse lado e analisar a proporção entre os prós e os contras. 

Insegurança contratual 

A primeira desvantagem de um contrato de locação sem nenhuma garantia é justamente a insegurança. Até porque você estará vulnerável em algumas situações muito comuns, como é o caso da inadimplência. 

Por esse motivo, a imobiliária deve, antes de optar por um contrato sem garantia, analisar a recorrência de inadimplências e a prospecção de novos inquilinos. 

Caso o principal benefício adquirido com a locação sem uma garantia seja a prospecção, saiba que esse é um ponto que precisa de validação. Contudo, se a inadimplência não for um problema, a falta de garantia nos contratos pode ser a opção ideal. 

No geral, uma garantia de locação pode cobrir essa inadimplência, porém, se a imobiliária precisar recorrer à justiça, é provável que haja um prejuízo, pois o seguro não cobre por tanto tempo. E, infelizmente, o nosso poder Judiciário não funciona de forma célere. 

Logo, a falta de garantia pode ter uma desvantagem, mas a imobiliária deve analisar todo o contexto, pois, no final das contas, essa opção pode parecer a melhor. 

Dificuldade ao cobrar algum valor

Outro ponto negativo dos contratos sem garantia é que você pode ter uma certa dificuldade em cobrar algum valor atrasado. É de suma importância levar em consideração algumas métricas, entendendo o que funciona ou não para o bom funcionamento da imobiliária. 

Portanto, usar uma régua de cobrança pode otimizar esse processo de cobrança na gestão de aluguéis. 

É Necessário Pagar a Caução Para Executar o Despejo - Gestão de Aluguéis - Accordous

É necessário pagar a caução para executar o despejo 

Para dar início ao processo de despejo, é preciso, de acordo com a previsão legal, que haja o depósito da caução. Com isso, ao não inserir nenhuma garantia, o valor da caução fica a encargo do locador.

Entretanto, nos contratos locatícios que não têm uma garantia, o processo costuma ser mais ágil, podendo ser finalizado em até 20 dias. A depender das métricas da imobiliária, é possível encontrar benefícios no fato de cobrir a caução. 

Quais os tipos de garantias locatícias? 

Após ter uma visão mais geral sobre as vantagens, bem como as desvantagens de ter um contrato sem garantia, é de suma importância analisar os tipos de garantias locatícias. 

Quais os Tipos de Garantias Locatícias - Gestão de Aluguéis - Accordous

Fiador 

Uma das garantias mais conhecidas é a fiança, em que uma pessoa se responsabiliza por garantir o pagamento do polo passivo principal. Ou seja, um terceiro pode ser acionado no caso de inadimplência. 

Apesar de ser muito comum e tradicional, a escolha de um fiador pode ser burocrática. Inclusive, a figura do fiador pode gerar atritos, caso o inquilino não cumpra com os seus deveres e obrigações. 

Caução 

Se o fiador é o mais conhecido, a caução vem logo depois. Isso porque, embora seja menos burocrática, a caução exige um investimento alto inicial. A depender do imóvel, o novo inquilino vai ter outros gastos, como reparos, reformas, compra de móveis e outros. 

O valor da caução é, geralmente, de três vezes o aluguel, então, pode ser muito alto no início, e acabar prejudicando outros pontos. 

Seguro fiança 

Outra garantia locatícia conhecida é o seguro fiança, que evita a presença de um fiador. Inclusive, a Accordous traz em seu rol o serviço de orçar os melhores valores de Seguro Fiança para que você faça a melhor escolha possível. 

Título de capitalização 

O título de capitalização costuma ser mais benéfico para o inquilino, pois ele não tem custo e, caso haja a inadimplência, ele terá ganho financeiro. Mas é necessário fazer a análise a partir do ponto de vista desse locador. 

Pensando nisso, o melhor a ser feito é recorrer a uma plataforma que cuide de todos os processos na gestão de aluguéis, como ocorre na Accordous. Com esse sistema, você tem o fluxo inteiro da locação na palma de duas mãos com automações inteligentes. 

Gostou deste conteúdo? Acesse nosso blog para mais

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer ficar por dentro do Mercado Imobiliário?