Cozinha planejada para imóvel de locação: vale a pena? [2022]

5/5

Sumário

Caso você esteja pensando em alugar o seu imóvel, saiba que algumas decisões podem não valer tanto a pena. Um dos exemplos dessa hipótese é a decoração, que muitas vezes rende apenas aborrecimentos. Então, confira se a cozinha planejada para imóvel de locação vale a pena. 

Antes de decorar o seu imóvel planejado, leve em consideração alguns fatores, como a manutenção de muitos dos inquilinos. Não é comum receber de volta o imóvel como ele foi alugado. Assim, na maioria dos casos é necessário fazer novamente uma decoração no imóvel ou a manutenção do que foi feito no passado. 

Desse modo, quem decide decorar o imóvel planejado, geralmente opta por uma cozinha planejada. Afinal, uma cozinha planejada conta com armários sob medida e outros acessórios que tornam esse cômodo funcional. Na verdade, a intenção dessa cozinha planejada é trazer à tona um momento mais prático para os moradores. 

Sendo assim, a principal vantagem de uma cozinha planejada para imóveis alugados é valorizar a propriedade. Logo, será possível aumentar o valor do aluguel, já que você terá algo a mais para oferecer ao inquilino do que um simples imóvel. 

Pensando nisso, trouxemos algumas informações que podem ajudar na sua decisão na hora de pensar em uma cozinha planejada para o imóvel. 

Uma cozinha planejada é necessária? 

Ter uma cozinha planejada no imóvel que será alugado não se trata de uma necessidade, mas sim de uma praticidade. Além disso, pode ter certeza de que essa será a cereja do bolo para o inquilino em potencial. 

Quando o inquilino em potencial visitar o seu imóvel, ele verá que já conta com essa opção de cozinha planejada. Portanto, a sua mudança com certeza será mais simples, e por isso será mais fácil de encontrar o seu próximo inquilino. 

A cozinha planejada nasce de uma premissa organizacional, ou seja, você pode aproveitar ao máximo um cômodo. Assim, os móveis planejados podem ser ótimas opções para casas pequenas, mas também para as grandes. 

Inclusive, um dos pontos mais interessantes da cozinha planejada é a sua versatilidade e discrição. No entanto, apesar de o nosso tema focar em cozinha planejada, é possível trazer essa mesma proposta para outros cômodos. 

Até porque os móveis planejados estão presentes em quartos, banheiros ou na sala. Essa estrutura muito prática é primordial para os novos tempos de pandemia, organizando o home office. 

Planejamento de um imóvel de locação 

Ao pensar em uma cozinha planejada, é interessante que você defina qual a intenção dessa decoração, isto é, a finalidade desse espaço. Até porque é possível contar com os mais diversos modelos, conceitos e estilos a se considerar. 

Seja qual for a sua intenção, como funcionalidade em ambientes ou trazer um clima intimista, a cozinha planejada é uma opção incrível para o seu imóvel. Isso porque a cozinha planejada supre uma necessidade comum entre todas as pessoas: organizar itens.

É de suma importância que você analise todas as necessidades de um inquilino em potencial, considerando a localização do imóvel, o público que frequenta a região e outros fatores. 

Lembre-se, ainda, da importância de otimizar os espaços do cômodo. Isto é, o ambiente não pode ficar saturado de móveis planejados. 

Orçamento de uma cozinha planejada

Se você já está decidido a fazer uma cozinha planejada para o imóvel que será alugado, então, o próximo passo é verificar o orçamento dessa reforma. De fato, só valerá a pena se essa reforma possuir um ótimo custo-benefício. 

Caso você tenha essa disponibilidade, faça uma análise de orçamentos que sejam de 3 ou 4 locais distintos. Além disso, veja o que cada uma delas pode oferecer como diferencial, desde o prazo para a entrega até uma qualidade superior. 

É interessante que você converse com os vendedores desses locais e escute as sugestões dos profissionais. Outra dica importante é estar antenado com as tendências no mundo da decoração. Isso tornará o seu ambiente moderno e prático. 

O investimento necessário 

Saiba que, a longo prazo, os móveis planejados não apresentam um valor tão alto, quando você analisa esse investimento a um longo prazo. Tenha em mente que a cozinha planejada propõe um cômodo de bem-estar. 

Desse modo, pense em todo o investimento que será necessário para os móveis planejados. No caso de orçamentos modestos, é comum que o investimento seja feito aos poucos, sempre decidindo por algumas partes do imóvel. 

Isso porque nessa hipótese, a recomendação é que a casa conte com móveis planejados não apenas na cozinha, mas também em outros ambientes. 

Cores ou texturas para os móveis planejados

Depois de analisar os orçamentos para os seus móveis planejados, é o momento de definir quais cores ou texturas melhor combinarão com o imóvel. Se for da sua preferência, faça a pintura das paredes também, valorizando ainda mais essa propriedade que será alugada. 

No caso de imóveis que contem com espaços próprios para o trabalho, a sugestão é que opte por um móvel de tom claro, um formato limpo e que seja versátil. Afinal, no futuro, esse mesmo cômodo poderá passar por alterações e melhorias. 

Inclusive, no geral, é interessante investir sempre em móveis que sejam reversíveis. A justificativa para isso é a sua conciliação de produtividade e momentos de aconchego à noite. Além dos móveis, essa escola deve estar aliada a iluminação amenas. 

Material MDF para os móveis

Se possível, opte por móveis cujo material seja de MDF, pois é uma escolha com excelente aceitação nesse nicho. 

Inclusive, a placa feita de fibra possui uma densidade média, e por isso é um material usado com frequência ao confeccionar peças no geral. A explicação para isso está na sua resistência, diversidade e durabilidade. 

As portas de correr são ótimas opções

Por fim, a nossa última dica é que você prefira móveis com porta de correr, em especial para os ambientes menores. Caso o cômodo não seja a cozinha, e sim o quarto de algum dos seus filhos, essas portas de correr se tornam ainda mais importantes. 

Afinal, essas opções são seguras e confortáveis, evitando acidentes em casa, como ocorre com as quinas ou os puxadores. 

Móveis planejados nos apartamentos de locação 

Agora que já foram expostas as principais dicas para uma cozinha planejada em apartamentos, saiba como eles podem ser aproveitados em imóveis de locação. 

A priori, você deve entender que os imóveis de locação podem ser mobiliados ou não, isso vai depender da sua preferência. No entanto, é primordial ter uma assessoria profissional.

Um exemplo claro disso é o serviço que a Accordous presta aos seus clientes. Por isso, marque uma consulta com um dos agentes da plataforma e saiba quais as melhores opções para você. 

Caso realmente a sua decisão seja alugar móveis planejados, a Accordous vai analisar a sua situação, decidir com você um valor interessante para essa locação e incluir uma cláusula de manutenção por parte do inquilino. 

Tudo deve ser pensado a fim de preservar o imóvel da forma que foi encontrado. Dessa maneira, ter a ajuda de profissionais com certeza lhe dará mais segurança jurídica e harmonia ao longo do contrato de aluguel. 

Tenha uma conversa com o inquilino 

Antes de simplesmente alugar, converse com o inquilino, explique as suas condições para a locação do imóvel e as possíveis penalidades no caso de estragar um móvel planejado. 

Faça uma negociação 

Caso o inquilino queira contribuir com a instalação de móveis planejados, é possível negociar com ele alguns pontos importantes, como o desconto no aluguel. 

Perguntas

Separamos aqui algumas perguntas com respostas que talvez você venha a ter.

É vantagem comprar imóvel para alugar?

Outra vantagem de investir em aluguel de imóveis é ter seu dinheiro trabalhando para você sem ser atrapalhado por grandes oscilações da economia, como casos que afetam o mercado de ações e outros tipos de investimentos em bancos e corretoras.

Como oferecer um imóvel para locação?

O sistema mais utilizado ainda é a fiança. O fiador é o terceiro responsável em caso de não pagamento por parte do inquilino. Outra forma de garantia é a fiança, na qual o contratante é intermediado por uma seguradora e não precisa encontrar fiador ou depositar fiança.

Tem como mudar móveis planejados de lugar?

Os móveis planejados em uma mudança podem ser reaproveitados, mas como dissemos acima, o ideal é que cada espaço seja projetado de acordo com suas características. Só assim você poderá desfrutar do melhor ambiente de planejamento possível.

O que significa imóvel para locação?

Como todos sabemos, a locação de imóveis é uma atividade econômica. O proprietário de uma casa, terreno, apartamento, etc. Decidiu alugar o imóvel para ganho financeiro. Portanto, é justo que ele peça ao inquilino uma caução para garantir que seus interesses sejam defendidos.

Como mudar um móvel planejado?

Fotografe a localização de cada seção para que você possa entender toda a configuração sem questionar. Além disso, fotografe as paredes ou espaços de destino onde o mobiliário está planejado. Desta forma, pode-se obter uma boa compreensão das possibilidades e limitações finais do espaço.

Conclusão

E com essas respostas, encerramos aqui o nosso texto.

Esperamos que tenhamos conseguido te ajudar a encontrar as respostas para as suas dúvidas.

Fizemos um texto cheio de todas as informações que você possa precisar.

Muito obrigada por ler até aqui, e até a próxima!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer ficar por dentro do Mercado Imobiliário?

COMO VOCÊ ORGANIZA SUA GESTÃO DE ALUGUEIS?

A Accordous é um sistema que automatiza e organiza sua gestão de alugueis!