Accordous

Contratos Imobiliários Digitais: Confiar ou Não?

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Acesso Rápido

Com a evolução tecnológica, é cada vez mais comum se deparar com a facilidade de um contrato virtual, e essa também é uma realidade no mercado imobiliário. Sendo assim, os contratos imobiliários digitais podem valer muito a pena. Dito isso, saiba como esses contratos são uma excelente opção para a gestão de aluguéis. 

De fato, a tecnologia está se tornando uma aliada incrível para os mais variados profissionais. Desde a facilitação de processos até a diminuição da burocracia, os recursos tecnológicos são ótimas alternativas. Inclusive, um dos pontos mais benéficos ao optar pelo contrato imobiliário digital é a produtividade. 

Ao comentar sobre a existência e adoção de contratos digitais, a sua principal vantagem está no momento da assinatura. Isso porque assinar os contratos virtuais é tão rápido quanto feito manualmente. Além disso, essa assinatura também possui validade legal. 

Desse modo, é perceptível que a tecnologia deve ser aplicada aos setores do mercado a fim de otimizar a produção e trabalho. No caso do ramo imobiliário, os recursos dessa natureza são utilizados em especial nos contratos. 

Um destaque interessante é que esses contratos permitiram a continuidade de tarefas mesmo com o período de calamidade pública que passamos: a pandemia do novo coronavírus. 

Com isso em mente, saiba por que os contratos digitais imobiliários trazem benefícios e como eles simplificam os processos. 

Mas, afinal, o que é o Contrato Digital? 

Inicialmente, é interessante destacar que os contratos digitais surgiram a partir de uma dor muito comum, que é a dificuldade de imprimir, assinar e digitalizar esse documento. Porém, isso se intensificou ainda mais após a pandemia do novo coronavírus. 

Todos precisaram se adaptar a uma nova realidade, respeitando o isolamento e o distanciamento social. Desse modo, uma prática tão tradicional passou a ser resolvida de maneira mais prática e simples. 

Com isso, a fim de visualizar melhor essa questão, imagine que você deseja alugar, vender ou comprar um imóvel. No entanto, é necessário dispor de mais de uma assinatura. Logo, a melhor forma, e mais ágil, de resolver isso é através do contrato digital. 

A reunião de diversos papéis físicos pode confundir o leitor ou esquecer de alguma página, pois esses contratos não costumam ser pequenos. Por isso, antes de reunir essas assinaturas, após colher de maneira pessoal, e levar para o reconhecimento no cartório, faça com que a assinatura ocorra de forma virtual. 

Para que essa prática se torne possível e frequente, busque por uma plataforma que preze pela segurança e agilidade deste ato. Como ocorre com a Accordous, que redige um contrato de transação imobiliária e se encarrega de colher as assinaturas virtualmente. 

Os contratos digitais possuem validade jurídica? 

Mesmo com o crescimento de recursos tecnológicos, muitas pessoas ainda se sentem um tanto receosas com a validade jurídica de um contrato digital imobiliário – e se, de fato, são válidos. No entanto, não há motivos para se preocupar. 

Isso porque a modalidade virtual possui a mesma validade jurídica de um contrato convencional, com base na Medida Provisória de n° 2.200/2001-2. 

Desde a publicidade e vigência dessa medida, os mais variados órgãos públicos buscam incansavelmente a implementação desse tipo de contrato. Em resumo, a adoção dos contratos virtuais não desperdiça papel ou tempo, otimiza esse processo de impressão e assinaturas manuais. 

Além disso, o processo comum de uma imobiliária, em qualquer transação, é facilitado como um todo. 

Benefícios ao adotar os contratos imobiliários digitais

A partir do momento que uma imobiliária adota os contratos digitais, diversos benefícios podem ser percebidos. Desde a facilidade na rotina diária até a otimização de atividades comuns do dia a dia. Por isso, trouxemos alguns desses benefícios a seguir. 

Redução da burocracia na transação imobiliária 

O primeiro benefício é que os contratos digitais diminuem a burocracia de uma transição imobiliária, que muitas vezes atrasa um negócio. Afinal, existem muitos documentos necessários para alugar, vender ou comprar um imóvel. Isso também envolve algumas visitas ao cartório. 

Em muitos desses casos, o interessado no imóvel desiste de prosseguir com um negócio por conta dessa burocracia. Isso representa uma perda significativa para a sua imobiliária. 

Desse modo, para ter uma ótima gestão de aluguéis, conta com os contratos imobiliários digitais. Isso porque essa nova prática trará dinamismo para a rotina, o que encurta algumas etapas. 

Agilidade nas negociações 

Os contratos feitos com mais frequência em uma transação imobiliária são os de compra e venda ou de locação, e eles exigem as rubricas. As rubricas, inclusive, são conferidas na etapa do cartório. 

Por outro lado, ao adotar os contratos virtuais, não existe essa necessidade. Ademais, não será necessário fazer a impressão dos papéis ou até mesmo da autenticação deste documento. Com certeza isso representa uma celeridade maior no seu processo de negociação. 

Essas etapas levam alguns dias até serem concluídas quando o contrato é feito de forma manual. Porém, com o contrato digital, isso leva somente alguns minutos. 

Maior segurança e confiança nos contratos

Um dos principais empecilhos encontrados no contrato tradicional (impresso) é que ele sofre com as ações externas, ou seja, o tempo. O papel está suscetível a perda, extravio ou a estragar em decorrência do tempo. 

Contudo, os contratos virtuais não sofrem com esse problema, uma vez que podem estar no seu computador, em mensagens ou demais pastas. Isso faz com que eles sejam encontrados com mais facilidade. 

Além disso, é interessante destacar que as informações de um contrato imobiliário se encontram resguardadas, protegidas e criptografadas. Como um bônus, o contrato ficará armazenado em nuvem, eliminando a possibilidade de perda. 

No que se refere à confiança que o contrato digital traz, ressalte-se a autenticação, através das chaves codificadas. Isso assegura a idoneidade e validade do documento. 

Redução de custos

Outro benefício perceptível após a implementação de contratos digitais é a redução de custos nas transações imobiliárias no geral. Afinal, os contratos convencionais exigem o gasto extra com pastas, impressões e o armazenamento dos papéis (como armários). 

Portanto, a sua empresa conseguirá perceber de imediato o impacto positivo que esses contratos digitais podem agregar. 

Flexibilidade ao assinar contratos

Hoje em dia, vemos que as pessoas estão com uma rotina cada vez mais corrida, e nem sempre é possível se deslocar até a imobiliária para assinar um único documento. Então, outro benefício desses contratos digitais é a flexibilidade e comodidade no momento de assinar o documento.

Como redigir um contrato imobiliário digital 

Um contrato imobiliário digital, assim como o convencional, deve ser redigido por profissionais ou plataformas muito bem preparadas. Isso porque esse será o seu primeiro passo para uma negociação harmônica. 

Dessa maneira, opte por contratar uma plataforma segura e confiável, como a Accordous. Com a Accordous, então, você poderá contar com a confecção de um contrato detalhado, que tornará a transação mais segura. 

Após assinar um plano com a Accordous, ou outra plataforma de sua preferência, você deve apenas acompanhar a situação das assinaturas. Saiba que cada site proporciona uma maneira diferente de assinar, mas o comum é que ocorre através de um e-mail e senha. 

Depois que esse contrato é assinado, o documento fica armazenado na nuvem, contando com a criptografia do conteúdo, bem como backup automático. Após a transação ser concluída com sucesso, esse negócio terá validade jurídica e o amparo contratual. 

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.