Accordous

Compra de Lote: como escolher o lugar ideal?

5/5

Sumário

Compra de Lote: Como Escolher o Lugar Ideal? - Gestão de Aluguéis - Accordous

Escolher um lote ou terreno pode ser uma decisão um tanto complicada, já que envolve outros fatores – que veremos a seguir. Então, se você deseja realizar a compra de um lote, saiba como escolher o lugar ideal para tal. 

Sendo assim, é necessário ter alguns cuidados ao escolher o seu lote, afinal, esse é um passo enorme na vida de qualquer um. Seja uma casa, um terreno ou até mesmo um apartamento, é de suma importância que você evite problemas no futuro. 

Sendo assim, alguns aspectos devem ser considerados antes de comprar o seu lote, de fato. Vamos conferir a seguir algumas dicas para a escolha do lote ideal. 

É difícil comprar um lote? 

A compra de um lote não é, necessariamente, uma escolha difícil, mas sim detalhista. Até porque essa decisão não é momentânea ou temporária, sendo algo que vai te acompanhar por muito tempo. Logo, todo cuidado nesse momento é primordial. 

Tenha em mente o que será construído no lote

Cada lote traz consigo a sua particularidade que o torna ideal para um determinado fim, ou seja, você deve saber o que será construído nesse local antes de comprar. Portanto, antes de adquirir esse lote, coloque em mente a sua finalidade. 

Caso a sua intenção seja um lote residencial, a fim de construir sua própria casa, essa informação é importante, mas não suficiente. Como será, de fato, essa casa, isto é, você pensa em algum número específico de metros quadrados? Está pensando em um sobrado? Deseja uma garagem grande? 

Esse é o tipo de questionamento que você já deve ter a resposta antes de comprar, como a quantidade de pavimentos, dormitórios e lavabos. Lembre-se de que os seus próximos dias serão nesta casa. 

Ao ter essas respostas, com certeza será mais simples encontrar o que procura. 

Tenha em Mente o Que Será Construído no Lote - Gestão de Aluguéis - Accordous

Atente-se à localização 

Sabendo a finalidade do lote que você deseja comprar, o próximo passo é estar atento à localização. Então, antes mesmo de gastar o seu tempo para visitar o loteamento, busque pelo endereço na internet, veja se tem alguma comodidade e serviços por perto, por exemplo. 

A menos que a sua intenção seja morar em um local afastado, você precisa estar em um lugar perto de hospital e/ou conveniências. Além disso, é de suma importância que você verifique a segurança desse lote, ou se os órgãos policiais costumam estar por ali. 

Já esteja preparado para um lote que tem alguma casa noturna ou local de festa por perto. Saber disso antes pode evitar uma compra equivocada de lote.

Verifique a legislação específica 

Outro ponto muito importante é verificar a legislação específica sobre lotes, ou seja, a legislação do município. Assim, você terá acesso às restrições que a cidade impôs ao seu terreno. 

No geral, as principais restrições que estão presentes na lei são de recuos (tanto frontais como laterais), altura total, a taxa de ocupação e um coeficiente em relação ao aproveitamento. 

Dessa maneira, é primordial que você confira também os documentos publicados pelos órgão ambientais de sua cidade. Isso significa dizer que o seu lote pode ou não estar perto de um manancial, APA (Área de Proteção Ambiental) ou nascente. 

Ademais, caso o lote esteja em algum condomínio, esses locais trazem consigo uma convenção e/ou estatuto – também sendo necessário verificar essas regras para construções no futuro. 

Verifique a Legislação Específicia - Gestão de Aluguéis - Accordous

Confira se o terreno é estreito 

Um dos pontos que nem todos os compradores verificam antes de comprar o lote é se o terreno em si é estreito. Porém, um dos pontos que nem todos se atentam logo no início é quanto a largura do terreno. 

Independente do tipo de construção que você idealiza, é sempre recomendado que os lotes estreitos sejam evitados. Isso porque, no futuro, os cômodos podem não ser tão bem divididos, o que causa uma certa confusão. 

Tenha conhecimento sobre a composição do solo 

Dentre os fatores que precisam de atenção antes da compra de um lote, também é de suma importância citar a composição do solo que ele está localizado. Até porque em alguns casos a aquisição se torna impossível e inviável, como ocorre nos terrenos com piçarras. 

Por esse motivo, você pode solicitar o acompanhamento ou contratar um engenheiro para verificar essa questão, verificando se o solo é ou não arenoso, argiloso e qual o seu tipo. 

Outro ponto importante é a existência de lençóis freáticos em algum local perto do lote, para evitar. Outros lotes que devem ser evitados são aqueles que estão em situação de aterro, em que as fundações podem custar muito alto, em razão da profundidade necessária para atingir. 

Tenha Conhecimento Sobre a Composição do Solo - Gestão de Aluguéis - Accordous

Opte sempre por terrenos planos

Um profissional de Engenharia ou Arquitetura também deve analisar a topografia, sendo uma questão primordial que impacta nos custos e na estética da sua edificação. Porém, existem topografias distintas. 

Terreno Plano 

O terreno plano apresenta a situação ideal, tendo em vista a ausência de custos extras, tanto com o corte como com o aterro do lote. Além disso, não será necessário nenhum muro de arrimos. Essa é a melhor opção para aqueles que desejam uma edificação térrea. 

Terreno em Aclive

Quando o terreno é tido como “em aclive” isso significa dizer que o seu nível médio é superior ao da rua, logo, é provável que seja necessário algum corte ou arrimo. 

Terreno em Declive

Por fim, o terreno em declive é aquele que o lote está abaixo em relação ao nível dessa rua. Isso pode ser um problema no futuro, por conta da saída de esgoto estar em nível semelhante ao da rua. 

Seja qual for a situação, um profissional de qualidade conseguirá cumprir com a solução mais adequada possível. No entanto, tenha em mente que essas soluções se tornam bastante onerosas no final das contas. 

Confira a Incidência do Sol no Lote

No que se refere à incidência de raios solares, é importante levar em consideração algumas posições desse lote. Por exemplo, a região norte do lote costuma ter uma incidência solar maior ao longo do dia. 

Já na região leste, os raios solares se fazem presentes no período da manhã, enquanto no oeste é maior no turno vespertino. Por fim, a parte sul é a mais procurada, já que a claridade que entra no terreno não traz o calor, somente a luz. 

Incidência do Sol no Lote - Gestão de Aluguéis - Accordous

Verifique a infraestrutura do condomínio 

Essa é uma dica que vale mais para os compradores de lote em condomínio, sendo primordial verifique a infraestrutura que o local oferece. Muitos desses condomínios incluem na taxa mensal água, luz, telefone, gás encanado e outras opções. 

Desse modo, esse é o tipo de taxa que vale a pena pagar no final do mês, por economizar em outros gastos que costumamos ter. Além disso, se o condomínio ainda não for pavimento, é importante conferir se esse serviço será feito em algum momento no futuro. 

Cheque a documentação do lote

Chegando ao final de etapas primordiais antes da compra do lote, você deve, junto à empresa responsável, entender o histórico que a empresa possui. Ou seja, confira se a empresa é idônea, cumpre com os acordos e se existe alguma ocorrência grave envolvendo o nome da empresa. 

Esses cuidados se referem à documentação que o comprador recebe ao finalizar a transação. Até porque você precisa conferir se o registro está correto, se as licenças obrigatórias foram exigidas e caso o projeto final tenha sido aceito. 

Desse modo, os órgãos ambientais também precisam aprovar a obra, comprovando por meio do Selo de Regularidade de Aprovação. Ademais, outro órgão que deve ser consultado é a Associação das Empresas de Loteamento e Desenvolvimento Urbano (AELO), conferindo a sua matrícula individual. 

Seja acompanhado por profissionais competentes

Seja Acompanhado por Profissionais Competentes - Gestão de Aluguéis - Accordous

Como você pôde perceber ao longo do texto, a compra de um lote envolve diversas pessoas, como engenheiros e arquitetos. Porém, você também pode receber o auxílio de profissionais que te ajudem com a documentação. 

Esses profissionais podem ser advogados, contadores e até mesmo plataformas inovadoras – como é o caso da Accordous. A Accordous surgiu com o intuito de administrar imóveis, porém, se o seu lote for voltado para a área de locação, essa plataforma pode te ajudar muito. 

Além disso, a Accordous também revisa contratos, cuida da parte financeira, em suma, ela é uma verdadeira assistente na sua gestão de aluguéis. Então, não deixe de conhecer essa plataforma e agende uma reunião com um dos consultores. r

Não se esqueça de visitar o lote

Por fim, não se esqueça de visitar o seu lote, pois é nesse momento que você pode se conectar com o terreno. Parece que isso não tem importância, mas na verdade é o fator decisivo para a compra do terreno. 

Se possível, leve junto uma câmera, trena e bússola. Nem sempre o que é dito pela internet ou por fotos da empresa pode estar presente no lote mesmo. Por isso é tão importante que você visite e comprove com os seus próprios olhos. 

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer ficar por dentro do Mercado Imobiliário?