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Como Escolher o Ponto Comercial Certo?

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Acesso Rápido

Se você está em busca do ponto comercial certo saiba que é preciso encontrar uma boa localização para assim conquistar vantagens para seu negócio. 

Entre essas vantagens estão a aquisição de mais clientes e a conquista de uma boa freguesia. 

Neste artigo vamos mostrar algumas dicas de como você pode escolher o ponto comercial ideal. 

Mas antes vamos entender…

Por que é importante escolher o ponto comercial certo? 

Porque o ponto comercial é a principal referência para que as pessoas encontrem seu negócio. 

Pois independente da qualidade do que você produz ou vende se a localização não for boa de nada vai adiantar. 

Ser capaz de encontrar o ponto comercial ideal é a chave para o sucesso, pois assim será facilmente encontrado e poderá conquistar uma freguesia fiel e recorrente. 

Como escolher o ponto comercial certo? 

Para escolher a localização ideal para seu negócio você precisa se atentar não apenas ao espaço físico do imóvel, mas também aos arredores. 

Vamos mostrar algumas dicas que podem ajudar você. 

Escolha o local de acordo com seus clientes

A primeira coisa que você deve se atentar ao montar seu negócio é entender quais são seus clientes em potencial. 

Sabendo disso, você também deve escolher um ponto comercial em um local que seu público esteja. 

Portanto, se você pretende abrir uma papelaria deve escolher uma localização próxima a escolas ou universidades. 

Mas se você for abrir uma loja de roupas então deve optar por locais onde haja trânsito de pessoas. 

Se o lugar que você escolher for longe do seu público alvo então suas vendas serão ruins e assim você não conseguirá atingir o sucesso. 

Escolha um local acessível 

Você também deve escolher um local de fácil acesso, ou seja, que fique próximo a um estacionamento e que não esteja em uma avenida, em que o acesso é difícil. 

No entanto, se você oferecer um estacionamento, então pode chamar a atenção mesmo que sua loja se encontre em uma via de trânsito rápido. 

Evite locais em que haja fechamento da rua para feiras livres e que não tenham segurança, como lugares mal iluminados e corredores sem saída. 

Pense na visibilidade do seu negócio

É importante que o local que você escolha para ser seu ponto comercial tenha uma boa visibilidade tanto para quem está a pé, como quem vem de carro ou ônibus. 

Por isso você deve evitar lugares escondidos com algo na frente tampando a visão de sua loja.

Não escolha imóveis em frente a pontos de ônibus, pois a aglomeração de pessoas pode tampar a visão de seu negócio.

No entanto, se você for comercializar produtos de conveniência essa localização pode te favorecer, já que aumenta a quantidade de pessoas que transitam próximo ao seu negócio. 

Também é bom escolher imóveis que tenham o mesmo nível de rua e sem recuos. 

Caso opte por abrir uma loja em um shopping, deve escolher pontos comerciais próximos à entrada, praça de alimentação, escadas rolantes ou lojas-âncora. 

Escolha um local que transitam muitas pessoas 

Outra dica é escolher um local que transite muitas pessoas, pois quanto mais gente passar por sua loja mais será sua chance de conquistar clientes. 

Por isso, uma boa dica é optar por uma boa localização em locais próximos a comércios ou lojas que oferecem serviços essenciais como supermercados, bancos, shoppings, e faculdades. 

Opte por um bom posicionamento 

Você também deve escolher um local que tenha um bom posicionamento, ou seja, que acompanhe o fluxo dos seus clientes em potencial. 

Por isso, por exemplo, se for abrir uma padaria deve escolher o lado da rua onde o transitam mais pessoas pela manhã. 

Já se for uma loja de itens para casa então deve optar pelo lado em que o fluxo é maior à tarde e à noite. 

Além disso, é bom analisar se o lado da rua que você escolheu tem sombra na parte da tarde, pois é o momento em que o movimento aumenta. 

Verifique o conforto do espaço interno

Além de se preocupar com a localização do seu ponto comercial também é bom que você analise se ele é confortável, ou seja, se seus clientes se sentirão bem no local. 

Dessa forma você deve verificar se a loja em questão tem o espaço adequado para comportar seu negócio. 

Assim você deve avaliar todos os detalhes e quando for montar sua loja se atentar à iluminação, posicionamento dos produtos e expositores, climatização, som ambiente e as cores. 

Veja se tudo estará conforme seu cliente potencial espera e se ele se sentirá bem no ambiente. 

Escolha um local com uma concorrência compatível 

Outra coisa que você deve analisar é se os negócios que se encontram nos arredores da sua loja tem relação com o seu. 

Por exemplo, se sua loja é de roupas, é bom estar próximo a lojas de calçados e bijuterias. 

No entanto, se há negócios que não estão relacionados ao seu como lojas de ferramentas e mecânicas pode ser ruim para seu empreendimento. 

Além disso, considere também se é vantajoso ou não estar perto de um concorrente direto. 

Caso você comercialize produtos que precisam de uma comparação para serem adquiridos pode ser bom, como por exemplo, lojas de móveis. 

No entanto, se seus concorrentes são bem estabelecidos e atraentes pode ser interessante escolher pontos que fiquem longe deles. 

Analise o crescimento da região 

Você também deve pesquisar se o local em que você vai abrir seu negócio vai passar por alguma mudança, por isso é bom se informar em órgãos das prefeituras, como as secretarias de planejamento. 

Dessa forma você poderá avaliar se essas mudanças favorecerão seu negócio ou não. 

Veja se é preciso realizar modificações 

Ao escolher o ponto comercial certo é importante considerar os gastos que vai ter com reformas e modificações, por isso se a loja em questão necessitar de poucas mudanças é melhor escolhê-la. 

Dessa forma você não terá tantos gastos inicialmente e poderá esperar para realizar mais modificações quando o negócio alavancar. 

Verifique o valor do ponto comercial 

É bom verificar se o valor do imóvel que você vai alugar ou comprar cabe no seu bolso, assim como o prazo de retorno e o movimento esperado. 

Pode ser necessário também realizar reparos e reformas. 

Além disso, é bom pesquisar o valor médio de compra ou aluguel da região e conversar com donos de lojas vizinhas. 

Assim você poderá chegar a um acordo levando em conta o preço do mercado. 

Você também deve ter mais de uma opção para analisar qual delas é a ideal. 

Além disso, você deve verificar o contrato e ver as condições de pagamento e o prazo do aluguel. 

Verifique se é fácil conseguir matéria-prima e recrutar mão de obra 

Outro ponto que é bom analisar é se o local que você escolheu tem facilidade para a aquisição de matéria-prima e também para recrutar funcionários. 

Pois se você abrir um mercadinho, por exemplo, o lugar que escolheu deve ter fácil acesso para caminhões e caminhonetes para a entrega de mercadorias. 

Além disso, deve estar próximo a centros ou residências para a contratação de mão de obra. 

Confira o mapa da cidade 

Para ter uma visão ampla sobre as localidades que a cidade que você deseja abrir seu negócio oferece nada melhor do que conferir seu mapa e detectar as necessidades locais. 

Assim você deve escolher uma localização que beneficie seu negócio, mas que também suprima produtos ou serviços locais. 

Visite os locais pessoalmente 

Antes de fechar o negócio é bom que você vá até os locais e realize uma vistoria para verificar se ele tem fácil acesso e bom trânsito de pessoas. 

Você pode visitá-lo em horários e dias diferentes para analisar seu potencial tanto de dia quanto de noite. 

Pois se seu negócio for noturno deve dar preferência a locais que tenham maior fluxo de pessoas à noite. 

O que fazer depois de escolher o ponto comercial certo? 

Depois que você escolher o local ideal e começar a montar seu negócio há algumas coisas que você deve fazer. 

Vamos conferi-las. 

Valorize sua equipe 

Ao escolher a localização ideal para abrir seu negócio é importante que você capacite sua equipe e a mantenha motivada para que ela se sinta bem na sua loja e queira permanecer trabalhando nela. 

Invista em tecnologia 

Para que seu negócio tenha um bom andamento atualmente é impossível não usar tecnologia. 

Afinal ela chegou para facilitar a vida de todos e com empreendedores isso não é diferente. 

Por isso uma boa dica é utilizar softwares que te mantenham atualizado sobre seu negócio e assim tenha o controle. 

Divulgue seu negócio 

Pode demorar para que seu negócio comece a alavancar, por isso que uma forma de acelerar isso é divulgá-lo, seja pela internet ou até mesmo por meio de folhetos e anúncios em alto falantes. 

O importante é que seus potenciais clientes saibam que você existe e onde encontrar seus serviços e produtos. 

Conclusão 

Como você viu é importante escolher o ponto comercial certo, pois assim você poderá trazer várias vantagens para seu negócio, inclusive conquistar mais clientes. 

Mostramos várias dicas para que você possa optar pela localização ideal, entre elas: escolher o local de acordo com seus clientes, com boa visibilidade, que seja acessível e tenha um bom posicionamento. 

Ele também deve ter bom trânsito de pessoas, concorrência compatível, bom espaço interno e que não precise de muitas modificações. 

Além disso, é bom que a região tenha potencial de crescimento, verificar o valor do aluguel ou compra, visitar os locais pessoalmente, verificar se é fácil conseguir matéria-prima e mão de obra, conferir o mapa da cidade.

Quando o negócio estiver instalado você deve valorizar sua equipe, investir em tecnologia e divulgar seu negócio. 

Dessa forma poderá ter sucesso no seu novo empreendimento. 

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Por: Aline F. Traldi

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