Accordous

Como Encontrar Inquilinos Pela Internet

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Acesso Rápido

Caso você esteja procurando por inquilinos, uma ótima forma de fazer isso é através da internet, utilizando os melhores aplicativos que o mercado. pode oferecer.

Claro que esses aplicativos são apenas a porta de entrada para o contrato de locação, sendo um primeiro filtro para encontrar inquilinos.

Após se reunir alguns pretendentes, é necessário analisar todo seu histórico como inquilino e cliente no geral.

Afinal, nem todos que estão nesses aplicativos na internet são confiáveis, logo, ao final trouxemos algumas dicas para conferência são inquilino de segurança.

No geral, atualmente encontrar inquilinos é bem mais fácil, com advento da internet e os seus consequentes aplicativos, a exemplo da Olx, Airbnb ou o ZAP Aluguel.

Esses aplicativos são conhecidos por facilitar e entregar resultados úteis personalizados para os seus clientes.

Com a finalidade de simplificar o processo de aluguel para os locatários e proprietários, essas plataformas estão a todo momento em evolução, atendendo as características buscadas.

Em cada um desses sites ou plataformas você encontra uma forma diferente de filtragem, baseando-se pelo preço, tamanho do local ou a quantidade de quartos.

Com essas ferramentas em mãos, você pode até mesmo comparar o seu valor com outros imóveis semelhantes ao seu.

Dito isso, vamos conferir abaixo alguns exemplos de aplicativos que podem ser usados para encontrar inquilinos na internet.

Plataformas para buscar inquilinos 

Como mencionado acima, trouxemos algumas plataformas que podem ser de grande valia para a sua busca por inquilinos. 

Zap Aluguel 

O Zap Aluguel é uma versão mais popular de um buscador de casas ou apartamentos (imóveis no geral) do Zap Imóveis. 

Agora com recursos mais avançados, a exemplo do número de cômodos, tamanho e filtro de preço, esse aplicativo é ainda mais personalizado. 

Com a personalização da busca, é muito mais fácil encontrar inquilinos, sendo que o seu futuro locatário poderá visualizar imóveis perto do seu. 

Nesse caso, quem deseja alugar não precisa fazer um login, o que atrai mais ainda a atenção dos inquilinos. 

Caso você, anunciante, queira incluir anúncios, uma solução mais rápida pode ser entrar pelo Facebook. 

OLX 

O aplicativo OLX pode ser considerado como o maior app para encontrar classificados e vendas de itens usados, sendo muito utilizado atualmente para anunciar qualquer coisa que você queira se desapegar. 

Com esse aplicativo, você pode cadastrar rapidamente o seu anúncio e aguardar pelos interessados. 

Além disso, a plataforma é muito segura, e hoje em dia já conta com uma forma de pagamento própria, que é a OLX Pay. 

Ao colocar o seu anúncio, o interessado pode conferir o seu contato por telefone ou pelo WhatsApp. 

A sua funcionalidade no dia a dia é bastante útil, principalmente para quem deseja fechar negócio sem contar com as taxas de corretores ou imobiliárias. 

Inclusive, os próprios profissionais da imobiliária registram os seus anúncios pela OLX e depois fazem um certo filtro entre os interessados. 

Por fim, é interessante destacar que o site otimiza o seu tempo de busca, uma vez que a conversa é realizada de forma online. 

VivaReal 

O VivaReal é conhecido por sua usabilidade, sendo um destaque por sua excelência na divulgação por parte do Google. 

Uma das características mais positivas desse aplicativo é a sua integração com o app Google Maps, facilitando a localização do imóvel. 

Desse modo, ele pode apresentar quais são os pontos de interesse na sua região, a exemplo do lazer, alimentação ou transporte público. 

Ao sincronizar essas contas, as propriedades que forem salvas no aplicativo são acessadas em outras plataformas, como no seu tablet ou computador. 

Moving Imóveis 

A fim de auxiliar melhor as pessoas que estão em busca do seu lar, surge o Moving Imóveis. 

Esse aplicativo disponibiliza uma procura eficiente e simples, caso você esteja buscando por casas, kitnets, condomínio ou apartamento. 

Com base no filtro que o usuário colocar (envolvendo valor do aluguel, IPTU e condomínio), esse app vai mostrar a ele a melhor opção. 

É interessante destacar que esse serviço oferece soluções nos casos de incorporadoras, corretores e imobiliárias. 

Airbnb

O Airbnb é um aplicativo que revolucionou não apenas a locação de imóveis para períodos longos, mas também para momentos mais curtos. 

Na prática, o seu objetivo é apresentar imóveis que estejam dentro do gosto e busca do inquilino. 

Esse software exibe os mais diversos tipos para hospedagem, incluindo o aluguel de casas, quarto ou até em pousadas. 

Para utilizar de forma eficaz esse serviço, você deve criar um cadastro na plataforma, definindo o seu destino e o tipo de acomodação. 

O usuário escolhe a quantidade de cômodos, banheiros, camas e demais comodidades que o anfitrião pode oferecer. 

Desse modo, você, na posição de anfitrião, deve melhorar ao máximo o seu imóvel, encontrando o inquilino que esteja à altura dessa propriedade. 

Dicas para selecionar um bom inquilino 

Selecionar os seus futuros locatários não é uma tarefa fácil, mas existem algumas formas de melhorar essa busca. 

Agora que você já conhece as plataformas para tal pesquisa, chegou o momento de definir alguns critérios para escolher um bom inquilino. 

Dentre as principais apreensões que os proprietários têm ao estabelecer um contrato de locação, é possível destacar o receio com os prejuízos no imóvel e a falta de pagamento. 

Diante disso, é comum ver que os profissionais da área recomendam a procura por uma imobiliária ou corretores, com a sua devida habilitação. 

Com essa intermediação, os riscos de algum prejuízo à propriedade ou inadimplemento serão bem menores. 

Inicie pela análise da documentação 

Ao começar o processo de locação de um imóvel, o comum é que o primeiro passo seja a solicitação de documentos, como o CPF e o RG, juntamente com o comprovante de renda. 

No entanto, esses não são os únicos documentos, pois você pode solicitar a ficha cadastral completa, com diversas informações. 

Um segundo documento para identificação também pode ser de suma importância, como a Carteira de Trabalho e Previdência Social ou uma Carteira de Órgão ou Conselho de Classe (OAB, CRM etc.). 

Hoje em dia é muito frequente nos deparamos com fraudes, então caso você não contrate um profissional para resolver a locação, esteja atento. 

Consulte aos órgãos de proteção de crédito 

Para ter uma locação segura, faça uma análise do histórico de créditos dos seus inquilinos, conferindo a sua saúde financeira. 

Procure evitar pessoas que estão negativas ou que apresentam um histórico ruim, no entanto, não faça discriminação, pois algumas restrições podem ser toleradas. 

A consulta nesses órgãos pode ser realizada de diversas formas, e uma delas é por meio das empresas que têm acesso ao sistema SPC Brasil e CDL. 

Análise da renda do inquilino 

Para analisar a renda do seu inquilino, é necessário estipular previamente uma renda mínima para se tornar o locatário do imóvel. 

Lembre-se somente de que o futuro inquilino não pode comprometer mais do que o percentual de 33% da renda familiar. 

Desse modo, a pessoa que alugar a sua propriedade deve auferir uma renda igual ou superior a 3 vezes do valor desse aluguel, ou duas vezes se você for mais flexível. 

Com essa informação, você pode se sentir mais seguro em relação aos atrasos ou falta de pagamento. 

Uma dica interessante é conferir com esse inquilino se o trabalho que ele exerce não é temporária. 

Com a Carteira de Trabalho, caso você solicite, é possível conferir se esse inquilino troca de emprego com uma certa frequência. 

Certidões judiciais, cíveis ou criminais 

Algumas pessoas acham exagero solicitar certidões judiciais, no entanto, essa análise é muito importante para verificar a situação dos seus futuros inquilinos. 

Tenha em mente que a solicitação dessas negativas pode facilitar a verificação de possíveis problemas no futuro. 

Contudo, uma pessoa pode enfrentar ações judiciais por diversos motivos, e nem sempre isso envolve alguma inadimplência. 

Pode ser uma situação que envolve sucessão (como inventário) ou na área cível (danos morais). 

Por isso é tão importante ser flexível para essa análise, mas ter conhecimento sobre os eventos é essencial. 

Tenha uma garantia da locação 

Por fim, é primordial que você solicite ao inquilino uma garantia da locação, mesmo com um histórico positivo da saúde financeira. 

Essa garantia deve estar estipulada em contrato, e a sua finalidade. 

Por exemplo, a caução costuma servir para cobrir, ao final do contrato, os gastos com reparos ao longo do uso desse inquilino. 

O fiador, por outro lado, só servirá como uma figura de garantia, nos casos em que o inquilino não consegue arcar com o pagamento mensal. 

Portanto, confira todas as formas de ter uma garantia da locação e exige isso do seu inquilino.

Ficou com Dúvidas? Escreva nos comentários!

LEIA MAIS: Como se tornar um administrador de imóveis de sucesso – Guia Completo

Taxa de Corretagem

No Brasil, existem duas modalidades diferentes para aplicação desta taxa: corretagem imobiliária e corretagem por valores mobiliários. No primeiro modelo A corretagem imobiliária, basicamente é

Continuar lendo »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *