Accordous

Como Calcular o Valor de um Aluguel

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Acesso Rápido

Os contratos de locação estão se tornando, cada vez mais, uma realidade em nosso país. Não que a prática de alugar imóveis fosse uma novidade, mas sim a sua documentação. Afinal, nem todos investem na confecção de um contrato de aluguel e demais documentos. Nesse sentido, uma das principais dúvidas sobre o aluguel é como calcular o seu valor, e é o que falaremos a seguir. 

Como Calcular o Valor de um Aluguel - Gerenciamento de Contratos Imobiliários - Accordous

Sabemos como pode ser um desafio estipular um valor para o aluguel do seu imóvel, porém, para isso, existem alguns fatores que podem ser considerados. Diante disso, vamos conferir abaixo algumas dicas que podem te auxiliar nesse momento. 

Qual o valor mais justo para o meu imóvel? 

Ao alugar um imóvel, é preciso pensar em um valor justo para ambas as partes, pois um contrato deve ser benéfico para todos os envolvidos, e não apenas um. Sendo assim, é interessante pensar em fatores que aproximem o valor do custo mais justo possível. 

Tempo para encontrar um inquilino 

O primeiro fator que você deve considerar é o tempo que está disposto a esperar até encontrar um inquilino. Caso não se preocupe em deixar o imóvel desocupado por um tempo, não há nenhum problema em definir o valor que você acredita ser o justo. 

Por outro lado, algumas pessoas têm pressa em alugar o imóvel, e nessa hipótese o recomendado é diminuir um pouco o valor. Isso porque o aluguel se tornará mais atrativo, o que chamará a atenção dos possíveis inquilinos. Nesse caso, considere um valor acessível. 

Isso não significa que não haverá negociação em nenhum caso, na verdade, é comum ter uma conversa para ajustar o valor. 

Tipo de garantia que você deseja receber

O comum é alugar o imóvel para pessoas desconhecidas, e nem todos são confiáveis. Nesse cenário, vemos a importância de incluir uma garantia no contrato de locação. Você deve estar se perguntando o motivo de levar a garantia de aluguel em consideração ao decidir o valor cobrado. 

Nem todas as opções de garantia são acessíveis, por exemplo, a caução é uma modalidade muito escolhida, porém, é necessário dispender um valor alto logo no primeiro momento. A caução equivale, no geral, a três vezes o valor do aluguel, e por isso pode ser um custo muito alto. 

Pensando nisso, você deve pensar em um valor do aluguel que seja compatível com o gasto da garantia locatícia. Outro tipo de garantia é a do fiador, em que existe uma terceira pessoa envolvida na relação, a fim de assegurar o pagamento periódico do aluguel. 

No entanto, esse fiador somente será acionado nos casos de inadimplência do inquilino. Além disso, é possível estipular alguns critérios a serem preenchidos pelo fiador, como um imóvel em seu nome ou renda X.

Outros tipos de garantias são a de seguro fiança, título de capitalização, credpago, sessão fundiária e caução hipotecária. Seja qual for a garantia escolhida, você deve considerar o gasto desse valor ao cobrar um aluguel. 

Preço médio do mercado 

Outro parâmetro a ser considerado é o preço médio do mercado. Isto é, você precisa fazer uma pesquisa de campo de outros imóveis com características parecidas com a sua propriedade. Esse momento é muito importante para a definição de um valor justo para o aluguel. 

Diante disso, busque imóveis que possuam a mesma quantidade de quartos, banheiros e outros cômodos que o seu. Ademais, considere também, a metragem total do imóvel, garagem, varanda, piscina e demais fatores. 

Lembre-se de que essa pesquisa não se resume apenas a características do seu imóvel em si, mas da localização também. 

Como Calcular o Valor de um Aluguel: Preço Médio de Mercado - Gerenciamento de Contratos Imobiliários - Accordous

Localização do imóvel 

Falando em localização, esse é um dos pontos principais que o inquilino prioriza ao buscar por um imóvel. Afinal, saber onde o imóvel está localizado é imprescindível para decidir se essa será ou não a sua nova moradia. 

Ao citar a localização do imóvel como um fator importante, estamos nos referindo a, por exemplo, conveniências que ficam por perto, mercados, farmácias, hospitais, escolas e outros exemplos. 

Além disso, também temos que analisar o acesso às principais avenidas da cidade, pois nesse caso o preço costuma ser um pouco mais alto. Outro fator que eleva o preço é a proximidade do imóvel ao centro comercial. 

Conservação do imóvel 

Ao decidir o valor do aluguel do imóvel, considere a conservação do imóvel, ou seja, há quanto tempo essa propriedade foi construída. O seu estado atual também é primordial, se ele está com algum tipo de problema na infraestrutura. 

No caso de imóveis mais antigos, por incrível que pareça, os valores costumam ser mais altos, mas há uma explicação para isso. Com o tempo, a área dos imóveis começou a diminuir. Como vemos hoje, as propriedades possuem um espaço menor para os cômodos, e isso não acontecia antigamente. 

As casas antigas têm salas e quartos mais espaçosos, e as novas não. Na verdade, os imóveis recentes tendem a ser mais práticos, com cômodos integrados.

O lado negativo é que os imóveis antigos podem ter mais problemas, justamente por não passarem por manutenções frequentes, em alguns casos. Se o seu imóvel é novo, você pode comprovar que está tudo em conformidade no que se refere à infraestrutura e demais assuntos. 

Tamanho do imóvel 

Além da conservação, o valor do aluguel deve ser compatível com o tamanho do imóvel, e como falamos acima, esse assunto tem uma relação íntima com a idade da propriedade. Quanto mais antigo, maior tende a ser esse imóvel. 

Como Calcular o Valor de um Aluguel: Tamanho do e Infraestrutura do Imóvel -  Gerenciamento de Contratos Imobiliários - Accordous

Infraestrutura oferecida pelo imóvel 

Qual é a área útil do seu imóvel? Pense nisso antes de definir um valor de aluguel. Os apartamentos ou casas que possuem cômodos maiores podem cobrar um valor mais alto, em especial aqueles que têm uma área verde considerável. 

No que se refere aos apartamentos, eles costumam vir acompanhados de uma infraestrutura em comum, com piscina compartilhada, churrasqueira, garagem, academia, quadras, parques e outros. 

Diferenciais do imóvel 

Por fim, considere todos os diferenciais que o imóvel possui, a começar com as ferramentas tecnológicas, como fechadura eletrônica. Outros diferenciais são a mobília da casa, e isso encarece o aluguel, afinal, o inquilino está ocupando a propriedade já com alguns móveis. 

Conte com uma plataforma de gestão de aluguéis

A fim de gerir melhor os seus aluguéis, é interessante contratar uma plataforma que administre da forma mais adequada o recebimento desses valores, como os serviços da Accordous. Isso porque a plataforma une tecnologia e inteligência em um só lugar com o intuito de ajudar os proprietários e administradores de aluguéis. 

Sendo assim, com a Accordous, você tem todo o fluxo da locação com automação inteligente. Isso sem contar que a plataforma te acompanha desde o anúncio do imóvel e recebimento de propostas até a confecção de um contrato de aluguel. 

Como Calcular o Valor de um Aluguel: Valor de Venda do Imóvel - Gerenciamento de Contratos Imobiliários - Accordous

Conheça o seu valor de venda

É interessante que você, além dos fatores citados anteriormente, leve em consideração o valor de venda do imóvel. A fim de entender esse valor, considere um percentual de 0,3% a 0,5% do valor de venda. Nesse momento, desconsidere alguns gastos como o condomínio e o IPTU. 

Caso o valor de venda seja, por exemplo, de R$500.000,00, o aluguel pode ser cobrado no valor de R$2.000,00. Entretanto, saiba que esse pode não ser o valor final, tendo em vista que existem outros fatores, como os que trouxemos acima. 

Agora que você já tem uma noção geral do valor que deve cobrar de aluguel, coloque em prática e encontre um valor mais justo para o seu imóvel, com o auxílio da Accordous, que será sua aliada na gestão de aluguéis. 

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.