Accordous

Assinatura Eletrônica em Contrato de Aluguel

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Acesso Rápido

A assinatura eletrônica em contrato de aluguel veio para facilitar e tornar mais prático o processo de locação. 

Pois por meio dela nem o inquilino ou o proprietário precisam se deslocar a um cartório e nem se preocupar com os custos da papelada. 

Assinatura Eletrônica em Contrato de Aluguel

Dessa forma o processo se tornou mais ágil e barato e tem cada vez mais sendo aderido por donos de imóveis alugados e imobiliárias. 

Neste artigo você vai entender melhor como funciona a assinatura eletrônica em contrato de aluguel e conhecer suas vantagens. 

Como funciona a assinatura eletrônica em contrato de aluguel? 

A assinatura eletrônica é usada para assinar o contrato de aluguel digital e tem o mesmo valor que uma assinatura escrita à mão e registrada em cartório. 

Para realizar a assinatura eletrônica a imobiliária ou o dono do imóvel devem enviar um link para o e-mail do inquilino com acesso à plataforma da assinatura eletrônica

Tanto os proprietários como o inquilino devem fazer o login e assinar o contrato. 

Então o contrato do aluguel será armazenado automaticamente na nuvem. 

Tanto o dono do imóvel quanto o inquilino poderão ter acesso ao contrato digital, podendo baixá-lo e imprimi-lo. 

Dessa forma o processo se torna bem mais prático, sem ser necessário gastar com o cartório nem se deslocar até ele, podendo fazer o processo direto do seu escritório, em sua casa ou mesmo estabelecimento comercial. 

A assinatura eletrônica tem validade jurídica? 

Sim, pois ele tem a regulamentação da medida provisória nº 2.200-2 do Código Civil Brasileiro e todas as chaves públicas usadas no processo são regularizadas pelo órgão ICP-Brasil, o qual autoriza todas as etapas e garante a autenticidade e confiabilidade dos dados. 

Validade Jurídica da Assinatura Eletrônica em Contrato de Aluguel

Além disso, o contrato digital deve ser criptografado para que as informações sejam protegidas e ele se torne legal. 

Também há versões de assinatura eletrônica que possuem um recurso que reconhece a assinatura escrita à mão ou por biometria. 

Você ainda pode ir a cartórios modernos que aceitam contratos digitais e contratar profissionais especializados para gerir os contratos e advogados. 

Há diferença entre assinatura eletrônica e assinatura digital? 

Existem dois tipos de assinatura: eletrônica e digital. 

As duas valem juridicamente, mas a assinatura digital precisa de um Certificado Digital Público que é emitido por um órgão ou empresa homologada pelo governo. 

Ela geralmente é usada em documentos governamentais e financeiros e tem validade de 1 a 3 anos. 

Já a assinatura eletrônica não precisa dessa emissão, sendo que é autenticada por meio da digitação de um código de segurança, token, login e senha, reconhecimento facial, entre outros. 

Ela é usada para a assinatura de contratos digitais como o contrato de aluguel. 

Quais as vantagens da assinatura eletrônica em contrato de aluguel? 

Há várias vantagens que a assinatura eletrônica proporciona não só para proprietários e imobiliárias, mas também para os inquilinos. 

Vamos conhecê-las. 

Mais segurança 

Mais segurança

Ela proporciona mais segurança, pois o contrato é criptografado, armazenado em nuvem e possui vários recursos de segurança da informação, assim evitando ataques cibernéticos. 

Assim apenas os envolvidos têm acesso ao contrato. 

Processo ágil 

O processo de assinatura do contrato digital é bem mais ágil que o tradicional, já que tudo é feito pela internet, não sendo necessário deslocamentos até o cartório. 

Ele pode ser feito em dispositivos como computadores, tablets e smartphones com conexão. 

Assim, um processo que demorava de 7 a 15 dias agora pode ser finalizado em 1 ou 2 dias. 

Mais economia 

A assinatura elaetrônica também é mais econômica que a tradicional, pois não é preciso gastar com impressão, nem com a autenticação das assinaturas no cartório.

Você apenas gasta com a emissão da assinatura eletrônica.

Possibilidade de assinar em qualquer lugar 

Já que o processo é feito online, tanto o dono do imóvel como o inquilino podem assinar em qualquer lugar que estiverem. 

Possibilidade de assinar em qualquer lugar

Não importa se estão em suas casas, no escritório, na rua ou em viagem, basta ter um dispositivo com conexão à internet e pronto. 

Aumenta a produtividade e eficiência 

Como o processo da assinatura eletrônica é prático e rápido você como dono de imóvel ou dono de uma imobiliária pode ter mais tempo para fazer a captação de mais clientes para seu negócio, assim aumentando a produtividade. 

Apoio à sustentabilidade 

A assinatura eletrônica também não exige que você use papel para imprimir os contratos nem tinta da impressora.

Dessa forma você estará evitando o acúmulo de lixo e agindo de forma mais sustentável, em prol do meio ambiente. 

Aumenta a confiança 

Esse processo também aumenta a confiança do inquilino, já que ele vê que a assinatura eletrônica é segura e tem reconhecimento jurídico. 

Dessa forma se sentirá mais confiante em alugar seu imóvel e se sentirá mais seguro durante o processo. 

Como você viu a assinatura eletrônica em contrato de aluguel facilitou muito a vida do dono de imóvel, imobiliária e também do inquilino. 

Pois é um processo prático e rápido que exige apenas o envio do contrato para as partes envolvidas e a assinatura eletrônica

Com ela você não precisa mais autenticar a assinatura no cartório, não tendo que se deslocar até o local nem ter os mesmos gastos. 

Confiança na Assinatura Eletrônica
Confian

O único gasto é com a emissão da assinatura eletrônica

Dessa forma você pode assinar o contrato de aluguel de qualquer lugar que você estiver e ainda tem a segurança de que todo o processo é seguro e tem validade jurídica. 

Pois o contrato é criptografado e armazenado em nuvem, permitindo que apenas as partes envolvidas tenham acesso por meio de login e senha. 

Além disso, como o processo é prático você terá mais tempo para se dedicar em prospectar mais clientes e ainda não precisa ter um espaço próprio para guardar a papelada, economizando com tinta e papel e ao mesmo tempo ajudando o meio ambiente. 

O inquilino ainda se sente mais confiante, pois conta com um contrato seguro e que lhe dá todas as garantias a que tem direito. 

Assim você poderá realizar o processo de locação com sucesso e eficiência. 

Fontes:

https://www.docusign.com.br/blog/assinatura-eletronica-nos-contratos-imobiliarios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *