Accordous

Boleto, transferência bancária ou boleto ASAAS… Está com dúvida sobre qual forma de pagamento escolher para seus clientes pagarem suas faturas? A seguir explicaremos tudo sobre as diferentes formas de pagamento e quais as vantagens e desvantagens de cada uma delas.

Quando uma nova empresa é cadastrada em nosso sistema, é necessário que seus dados bancários sejam informados.
O preenchimento dessas informações implica necessariamente na escolha, feita pela empresa, por uma das formas de pagamento disponíveis, pela qual seus inquilinos farão o pagamento das faturas referentes aos contratos cadastrados no sistema.

Conforme explicado nos manuais Como cadastrar contratos e Entendendo as abas do cadastro de contratos, ao cadastrar um contrato no sistema o usuário deve escolher entre as seguintes formas de pagamento para suas respectivas faturas:

  • Transferência Bancária;
  • Boleto – Remessa Bancária;
  • Boleto – ASAAS.

Ao selecionar uma das opções, todos os e-mails das faturas referentes ao contrato serão automatizados para que seu cliente receba as informações conforme o formato selecionado.

Por exemplo, optando pela forma de pagamento de transferência bancária, o contratante recebe um e-mail contendo as informações necessárias para que ele faça o pagamento por meio de uma transferência bancária diretamente na conta da empresa.
Quando as formas de pagamento em boleto (seja remessa bancária, seja ASAAS) são selecionadas, o sistema enviará e-mail com o boleto em anexo, conforme o boleto for gerado e importado para o sistema.

A seguir faremos uma breve comparação entre os diferentes formatos de pagamento para que você possa avaliar e escolher aquele que melhor atender às suas necessidades:

TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA

Conforme falado anteriormente, essa é a opção que garante o menor nível de automatização do sistema, pois o contratante receberá um e-mail com as informações da conta bancária da empresa e a fatura discriminando os detalhes do valor a ser pago.
Para efetuar o pagamento, ele fará a transferência e, uma vez reconhecido o pagamento pela empresa, um de seus colaboradores deverá informar o pagamento da fatura em questão manualmente.
O sistema só entenderá que uma fatura foi paga quando a empresa informar esse pagamento diretamente na fatura.

BOLETO – REMESSA BANCÁRIA

O sistema Accordous não gera boletos, ele apenas automatiza o envio dos mesmos como anexo no e-mail da fatura, juntamente com a fatura discriminando o valor a ser pago.
Dessa forma, o que muda com essa forma de pagamento é o processo de geração de boletos e o reconhecimento do pagamento.
Enquanto que com o método de transferência bancária o cliente da empresa recebia apenas os dados para realizar a transferência, com os métodos que envolvem boletos será necessário gerar o boleto antes de enviar a notificação ao cliente.

Os boletos de remessa bancária são gerados a partir da exportação e importação do arquivo de remessa bancária dentro do sistema.
Para acusar o recebimento dos boletos, ao invés de informar diretamente na fatura correspondente, a empresa pode solicitar ao banco o arquivo de retorno.
Ao realizar o upload desse documento no sistema, será feita uma leitura de reconhecimento de quais boletos gerados foram pagos e o sistema dará baixa automaticamente e em massa em todas as faturas pagas.

Pode-se dizer que esse formato de pagamento conta com um nível de automação um pouco mais elevado que o da transferência bancária, mas ainda assim o usuário terá o trabalho de estabelecer a ponte entre o sistema e seu banco por meio da exportação e importação dos arquivos remessa e retorno.

BOLETO – ASAAS

O ASAAS é um parceiro da Accordous que estabelecerá a ponte entre o banco da empresa e o sistema Accordous.
Diferentemente do formato explicado anteriormente, com este modelo de pagamento o usuário de nosso sistema precisará apenas se certificar de que suas faturas estejam com os valores corretos, com todas as possíveis cobranças e descontos que desejar incluir. Após gerá-las, o sistema registrará com o ASAAS quais boletos devem ser gerados e seus respectivos valores.
Tanto a geração desses boletos quanto o reconhecimento de seus pagamentos serão realizados com diálogo entre ASAAS e nosso sistema, sem a necessidade do usuário consultar seu extrato ou realizar exportação e upload de arquivos de retorno e remessa bancária.

PARA SABER MAIS

Neste artigo nos dedicamos apenas a explicar as diferentes formas de pagamento disponíveis e fazer uma breve comparação entre elas.

Para saber o passo a passo para gerar seus boletos e/ou dar baixa nas suas faturas geradas, confira os tutoriais a seguir:

Como dar baixa nas minhas faturas utilizando o método de pagamento de Transferência Bancária

Como gerar meus boletos e acusar recebimento de pagamento com o método Boleto – Remessa Bancária

Como gerar meus boletos e acusar recebimento de pagamento com o método Boleto – ASAAS