Accordous

Um aditamento é um documento por meio do qual informações cruciais do contrato são alteradas. Por isso, quando feito, ele só passa a ter validade quando as partes que compõem o contrato realizam a assinatura do documento, tal como acontece com o próprio contrato.

Para este fim, a plataforma da Accordous disponibiliza a aba Aditamentos dentro de todos os contratos, onde o usuário pode cadastrar o documento do aditamento e informar sua assinatura posteriormente.

As alterações relacionadas ao tempo de vigência bem como ao valor inicial do contrato são efetuadas automaticamente após a assinatura do aditamento correspondente à mudança. Outras alterações, porém, relacionadas às abas Dados do Contratante, Garantias, Propriedades e Cobranças devem ser realizadas diretamente na aba, nos campos que permanecerem editáveis.

O manual a seguir explica o passo a passo para cadastrar e assinar um aditamento.

1. Vá para “Contratos

Após efetuar seu login no sistema Accordous, selecione a opção “Contrato” na página inicial (dashboard), no menu localizado na lateral esquerda.

2. Encontre o contrato em que deseja realizar o aditamento

Na listagem de contratos de sua empresa, identifique o contrato em que deseja realizar o aditamento. Utilize nosso filtro de busca se tiver com dificuldade para encontrá-lo:

Quando o encontrar, clique no ícone da coluna “Ações” para editar seu contrato.

3. Vá para a aba “Aditamentos”

Nesta aba você poderá cadastrar aditamentos no contrato preenchendo os campos solicitados:

Note que além de editar o texto do aditamento, aqui você pode ativar a função “Emitir novo valor do contrato e vigência” para fazer alterações no valor inicial do contrato e/ou em seu período de vigência, informando nova data de início e novo prazo em meses, caso desejar.

A alteração realizada no valor inicial e na vigência do contrato serão feitas automaticamente pelo sistema, após a assinatura ser informada. Caso o aditamento implique em alterações em outras partes do contrato, estas devem ser feitas manualmente direto na aba correspondente do contrato.

4. Colha as assinaturas

Após o correto preenchimento dos campos, seu novo aditamento aparecerá na listagem de adiamentos do seu contrato e você poderá baixá-lo ou excluí-lo.

Para validar seu aditamento, baixe seu PDF e envie para as partes do contrato para recolher as assinaturas.
Com as assinaturas efetuadas, informe-as ao sistema para que seu novo aditamento entre em vigência.

Importante: para alterações que não sejam relacionadas ao tempo de vigência ou ao valor inicial do contrato (que são feitas automaticamente), você deve, após a devida assinatura do aditamento, se dirigir à aba em que a alteração precisa ser feita, editar o campo correspondente e clicar em “Salvar” ao final da aba.

Ainda com dúvida? Procure outros tutoriais em nossa Central de Conhecimento ou entre em contato com nossa equipe de suporte!