Accordous

Além de cadastrar um contrato imobliário é possível também cadastrar acordos em nosso sistema.
Abaixo explicaremos o passo a passo que você deve seguir para cadastrar seu acordo:

1. Vá para “Cadastrar acordo”

No menu lateral, selecione a opção “cadastrar acordo”.

A primeira coisa a fazer será informar qual dos seus clientes – cadastrado previamente (cf. Como cadastrar clientes) – será o contratante do acordo.

Após informar o cliente vinculado ao contrato e conferir se suas informações estão atualizadas, clique em “Salvar” e siga o preenchimento das demais abas.

2. Preencha a aba Garantias

Assim como em um contrato imobiliário, ao selar um acordo você pode exigir algum tipo de garantia ao seu cliente.
Escolha dentre as opções disponíveis e preencha os campos correspondentes ao tipo de garantia escolhida.


Por exemplo, se o tipo de garantia que você exigir for fiador, preencha os dados do fiador; se escolher caução em dinheiro, preencha o valor exigido no caução, e assim por diante…
Caso não exija nenhum tipo de garantia, basta selecionar a opção “Sem garantia”, clicar em “Salvar” e prosseguir o cadastro de seu acordo.

3. Preencha a aba Objeto

Neste aba você deve informar a descrição do objeto de seu acordo e seu valor.
O valor informado aqui deve ser o valor inteiro do acordo, o qual poderá ser parcelado conforme as condições que escolher na aba Parcelas.

Note que enquanto o acordo não for assinado, será possível editar ou excluir o objeto cadastrato. Também é possível adicionar mais de um item à sua lista de objeto.

4. Preencha a aba Parcelas

Nesta aba você poderá escolher a quantidade de parcelas que o valor de seu objeto será divido e também as datas de vencimento de cada uma delas.

É necessário informar o método de pagamento (para entender mais sobre as diferentes formas de pagamento, acesse nosso manual Entendendo as 3 formas de pagamento: ASAAS, boleto remessa ou transferência bancária).
Além disso, o sistema só permitirá o salvamento do contrato caso a soma das parcelas informadas seja igual ao valor total do objeto do acordo.

Após informar as parcelas de seu acordo, escolher suas respectivas datas de vencimento e sua forma de pagamento, você pode finalmente começar a editar o texto de seu acordo.

5. Edite o texto de seu acordo

Após o correto preenchimento das abas anteriores, vá para a aba Contrato, a qual apresenta um editor equipado com diversas ferramentas para ajudá-lo a construir o texto do seu acordo.

Caso você queira escrever o texto do seu acordo a partir de um modelo de contrato, a primeira coisa a se fazer é escolher o modelo desejado na listagem que aparece. Caso não desejar usar um modelo, basta começar a escrever o conteúdo do seu contrato diretamente no campo de texto. 

Obs.: Caso queira criar um modelo de contrato próprio e utilizá-lo sempre que desejar, leia nosso tutorial “Como criar modelo de contrato”.

Essas são as funcionalidades de nosso editor:

  • Ferramentas gerais de edição: são ferramentas básicas de edição de texto que alteram coisas como o tamanho e o tipo de fonte, bem como o alinhamento do texto, entre outros.
  • Shortcodes ou marcações personalizadas: após preencher todos os campos solicitados nas abas anteriores, o sistema salvará algumas informações específicas no que chamamos de shortcodes, de modo que fique mais simples inseri-las posteriormente no texto de seu contrato.

Esses shortcodes cumprem a função de resgatar informações referentes a cada uma das abas, de forma prática e rápida, quando o usuário estiver criando seu contrato.

Quando finalizar a edição do texto de seu acordo, clique em salvar e prossiga para a próxima etapa.

6. Recolha as assinaturas de seu acordo

Ao finalizar o texto de seu contrato e salvá-lo, o sistema exibirá as seguintes opções:

  • Enviar e-mail de boas vindas: Envie um e-mail ao seu cliente informando que seus contratos, faturas e avisos passarão a ser emitidos pela Accordous a partir de agora.
  • Enviar contrato por e-mail: você poderá enviar o contrato para:
    • Você mesmo
    • Cliente/contratante
    • Advogado (caso você tenha usuários advogados cadastrados em sua empresa)
    • Todas as partes
  • Gerar PDF do contrato salvo
  • Informar assinatura: Caso estiver com o acordo assinado por todas as partes, informe a assinatura do contrato para que o sistema o valide e possa começar a gerar as devidas notificações, faturas e avisos referentes a ele.

7. Gere suas faturas

A partir do momento em que seu acordo for assinado, o sistema passará a gerar as devidas cobranças, avisos e faturas referentes a ele.
As faturas referentes a um acordo são geradas diretamente dentro do acordo, na aba “Parcelas“.


Cada uma de suas parcelas comporão uma fatura, a qual pode ter algum valor acrescido ou descontado, além do valor da parcela em si.
Além disso, outros itens como data de vencimento e forma de pagamento poderão ser alterados diretamente na fatura.

Os valores extras de uma fatura podem ser:

  • Despesa = valor positivo na fatura
  • Desconto = valor negativo na fatura
  • Reembolso Positivo = valor positivo na fatura (difere da despesa por NÃO entrar no cálculo do imposto de renda)
  • Reembolso Negativo = valor negativo na fatura (difere do desconto por NÃO entrar no cálculo do imposto de renda)

8. Anexe os documentos que julgar necessários

Na aba Anexos você pode armazenar os documentos de todas as partes do acordo que julgar importantes (RG, CPF/CNPJ, comprovante de endereço, etc.):

9. Acompanhe o histórico de seu acordo

Na aba Histórico você pode conferir todas as alterações realizadas em qualquer aba dentro do acordo, a data e hora das mesmas, bem como saber qual usuário realizou a alteração (caso mais de um usuário de sua empresa tenha acesso à edição dos contratos).

Ainda com dúvida? Procure outros tutoriais em nossa Central de Conhecimento ou entre em contato com nossa equipe de suporte!