Accordous

A análise de crédito do inquilino é importante?

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Acesso Rápido

Ao dar início a um processo de locação, é necessário proceder com alguns passos essenciais, sendo um deles a análise de crédito do inquilino. Porém, nem todos entendem a real importância desse passo. Pensando nisso, veremos abaixo se a análise de crédito do inquilino é importante. 

No geral, é possível relacionar a análise de crédito de um inquilino com a análise do status atual do CPF (Cadastro de Pessoa Física). Isso porque, além de ser uma ferramenta com muita utilidade, é fundamental saber a situação econômica do futuro locatário, através dos seus registros com o CPF. 

Inclusive, essa é uma forma segura de dar o próximo passo no contrato de locação. Afinal, uma locação pode ou não envolver garantias locatícias (como caução, fiador ou seguro fiança), mas nem elas podem assegurar 100% o pagamento do aluguel e demais taxas condominiais. 

A fim de conferir maior segurança a uma relação locatícia, a análise de crédito se faz imprescindível. Essa é uma maneira de tranquilizar o locador quanto ao inquilino escolhido para cuidar do seu imóvel. 

Com base nisso, é perceptível como essa análise cresceu com o tempo, devido aos seus benefícios. A explicação disso está justamente na diminuição de riscos e escolha do melhor inquilino possível. 

Mas, afinal, o que é uma análise de crédito? 

Antes de adentrar na importância de realizar uma análise de crédito, é interessante explicar o que seria uma análise de crédito, ou CPF. Essa análise serve para entender a possibilidade que o inquilino interessado tem de arcar com o pagamento periódico de aluguel. 

Assim, essa análise traz informações acerca da pontuação que essa pessoa tem no seu CPF, o que revela se ela é capaz ou não de adquirir essa responsabilidade. 

Outro ponto positivo que a análise de crédito traz é que você pode verificar a existência de dívidas no CPF, ou seja, se a situação do inquilino é regular. 

A importância da análise

A importância de realizar a análise da situação do CPF de um inquilino está no fato de que, para ter maior harmonia e segurança na relação locatícia, é necessário saber da situação financeira desse locatário. 

Ademais, a análise de crédito evita a locação para aqueles que agem de má-fé, como o uso do CPF irregular, ou até mesmo quem tem um histórico não tão bom de pagamento. 

Para justificar a irregularidade de um CPF, geralmente, é possível conferir os seguintes motivos: 

– Pendência na regularização: isso ocorre quando o imposto de renda não é entregue; 

– Suspensão: quando o cadastro está incompleto ou com informações equivocadas; 

– Cancelamento: várias inscrições ou mediante decisão de natureza judicial ou administrativa; 

– Titular falecido; e

– Nula: o CPF pode ter sido anulado devido a constatação de fraude. 

Qual o melhor momento para realizar análise de crédito? 

Agora que você já entendeu o motivo de a análise de crédito ser tão importante, é essencial que saiba o melhor momento para realizar essa etapa. Afinal, somente através dessa análise será possível entender a postura econômica que o locatário adota. 

Assim, o melhor momento para realizar uma análise de crédito é após o interesse declarado de alugar um imóvel e antes de assinar o contrato. Isso porque ele já vai ter demonstrado desejo de alugar o imóvel, e você vai sentir segurança antes de firmar um contrato formal. 

Saiba, inclusive, que a comprovação de renda não é o suficiente. Isso porque nem tudo que consta como entrada pode estar livre para pagar os gastos com o imóvel (como aluguel, taxa condominial, se houver, e demais contas). 

Ressalte-se apenas que em alguns casos não é necessário, como a escolha pelo seguro fiança como uma garantia locatícia. Afinal, a seguradora responsável fará essa análise. 

Prazo de validade da análise de crédito

De acordo com a recomendação do SERASA, a análise de crédito tem um prazo de validade que corresponde a 3 meses. Assim, a indicação é que, após o período de 3 meses, os interessados refaçam a análise de crédito. 

Com isso, você poderá conferir se houve alguma mudança na situação econômica do inquilino, e se ele continua com uma saúde financeira benéfica para a relação – além da situação regular do CPF. 

Como proceder com a gestão de aluguéis? 

A análise de crédito é apenas uma das etapas do processo de locação. Isso porque essa relação exige muito cuidado, e é comum perceber algumas imobiliárias com dificuldade na gestão de aluguéis. 

Pensando nisso, a Accordous foi pensada, afinal, ela conta com a aplicação da tecnologia e inteligência no auxílio dos administradores e proprietários ao gerir aluguéis. 

Assim, a Accordous te acompanha desde a proposta até a renovação, oferecendo o fluxo inteiro da locação na palma de suas mãos com automações inteligentes. Não perca tempo e entre em contato com um especialista da plataforma. 

Este artigo foi relevante pra você? Visite nosso blog para mais conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *