Está querendo realizar a administração conjunta das suas kitnets com um advogado e um contador?
Contratar esses profissionais pode ser muito benéfico para seu negócio, não só para tirar o peso da gestão das suas costas, mas também para facilitar o trabalho e economizar.
Neste artigo você vai conferir por que é importante administrar o aluguel de kitnet com a ajuda de um advogado e um contador e como fazer isso de forma simples e prática.
Por que a administração conjunta em kitnets é necessária?
A kitnet é um pequeno apartamento de apenas dois cômodos (geralmente quarto/sala e cozinha) e banheiro.
Quem trabalha com kitnets pode construir pequenos prédios que variam de quatro a dez apartamentos ou mais.
Quando o empreendimento é pequeno é fácil administrar o negócio sozinho, mas conforme vai crescendo fica mais difícil manter o controle sobre as mensalidades de aluguel e até mesmo lidar com a inadimplência.
Por isso, a ajuda de profissionais que cuidam do cumprimento da lei (advogado) e das finanças (contabilidade) é essencial para manter o controle.
Quais as vantagens em contratar um advogado?
O advogado pode cuidar da elaboração do contrato e assim prever todas as situações que podem ocorrer durante o processo de locação e garantir que tanto o locador como o locatário tenham seus direitos garantidos.
Esse profissional também toma as providências para que a cobrança seja feita de forma que evite riscos para o proprietário do imóvel, como gerar dano moral ao inquilino caso não siga as regras para o pagamento da mensalidade.
Além disso, caso ocorra inadimplência e seja necessário entrar com uma ação de despejo, o advogado pode garantir que tudo seja feito corretamente para não dar problemas ao proprietário.
As leis e a maneira do tribunal tomar suas decisões ainda costumam mudar com frequência no ramo imobiliário, por isso é bom contar com a opinião de um profissional para tirar dúvidas e realizar ações que estão de acordo com a legislação.
O que considerar ao contratar um advogado?
Há alguns fatores que você deve considerar antes de contratar um advogado, para que a contratação seja assertiva e traga apenas benefícios ao invés de problemas.
Vamos conferir quais são esses fatores.
Escolha um advogado especializado
O ideal é contratar um profissional que tenha especialização em direito imobiliário, pois ele conhece as leis e relações jurídicas que têm relação com os bens imóveis.
Assim ele tem capacidade para prestar assistência ao locador e ajudá-lo a fazer valer seus direitos e a cumprir seus deveres de acordo com a Lei do Inquilinato.
Busque recomendações
Ao escolher o advogado ou escritório que vai trabalhar em conjunto com você o ideal é que tenha uma boa recomendação.
Assim você terá mais segurança de contratá-lo e aumentará as chances de receber um bom trabalho.
Por isso busque recomendações de bons profissionais na sua rede de contatos.
Por que contratar um contador?
O contador é outro profissional essencial para gerir seu negócio, pois geralmente quem trabalha com locação de imóveis precisa lidar com uma grande quantidade de dinheiro com frequência.
Então é o contador que ajuda o proprietário do imóvel a organizar as finanças, além de cuidar para que as informações dos seus inquilinos estejam atualizadas e os recebimentos em dia.
Além disso, esse profissional também cuida para que os impostos sejam pagos de forma correta, assim como outras obrigações legais sejam cumpridas.
O contador ainda consegue estruturar seu negócio de modo mais eficaz em relação aos impostos, evitando que você gaste com coisas desnecessárias e ajudando a economizar.
Como contratar um contador?
Para contratar o contador ideal é importante levar algumas coisas em consideração, para que seja escolhido o profissional certo para seu negócio.
Vamos conferir quais são esses critérios para que a seleção seja acertada.
Atente-se ao perfil
O contador deve ter um perfil que se encaixe com seu negócio, pois assim como os advogados esse profissional possui perfis diferentes.
Há os contadores que realizam serviços gerais, trabalhando com várias áreas e os profissionais que são especialistas.
Por isso você deve analisar o que seu negócio precisa e se há a necessidade de contratar um contador especialista ou se um generalista já dá conta do recado.
Dessa forma o profissional vai conseguir encontrar soluções certas para seus problemas financeiros e realizar seu trabalho de acordo com seus interesses e mantendo os impostos e obrigações em dia.
Siga indicações
Um critério importante é seguir indicações de amigos, conhecidos ou outros proprietários de imóveis.
Pois assim você terá uma garantia de que o profissional é sério e que seu trabalho é de qualidade.
Por isso comece a perguntar para sua rede de contatos se tem um profissional para recomendar.
Assim você pode fazer uma lista e analisar qual contador vale mais a pena tanto na qualidade do trabalho como no preço cobrado.
Verifique se o contador segue as normas da profissão
É essencial que esse profissional esteja de acordo com as normas da profissão como estar inscrito no Conselho Regional de Contabilidade.
Pois profissionais que trabalham sem o registro podem criar problemas para sua empresa, além de não ter o conhecimento que é preciso para realizar o serviço.
Observe a forma que o contador trabalha
Ao escolher um contador você deve observar a forma que ele atua, por exemplo, se o ambiente possui toda a estrutura necessária para que ele realize o serviço.
Além do mais você deve verificar se ele responde rapidamente por meio de canais de contato como celular, Whatsapp, e-mail, Skype, entre outros.
Pois é preciso que o profissional esteja à disposição, caso surja algum problema.
Como fazer a administração conjunta de forma prática?
Sem dúvida, realizar a administração conjunta com um advogado e um contador é uma excelente forma de fazer com que seus negócios andem nos conformes e você economize tempo e dinheiro.
Mas a ajuda de uma plataforma de aluguéis pode ser a chave para que tudo seja feito de forma prática e sem burocracia.
Isso é o que a Accordous oferece, nossa plataforma possibilita que você tenha o fluxo inteiro da locação em suas mãos com automações inteligentes.
Nela você pode anunciar seus imóveis, receber propostas, analisar o locatário e fazer o orçamento do seguro fiança em 10 seguradoras.
Você também tem acesso a modelos de contrato, podendo segui-los ou montar o seu, de acordo com seus interesses.
Assim seu advogado já pode contar com uma estrutura completa para montar o contrato de forma mais prática.
E tudo é feito sem burocracia já que oferecemos a assinatura eletrônica para que não seja necessário comparecer a um cartório e assim fazer o trâmite de locação de forma mais rápida.
Além disso, você tem controle sobre as cobranças, reajustes, envio de faturas e pagamentos automáticos, além de relatórios completos.
Dessa forma seu contador pode ter um acesso mais rápido às informações contábeis do seu negócio e realizar seu trabalho com mais agilidade.
A plataforma ainda tem a facilidade de permitir que você solicite vistoria de entrada e saída nos seus imóveis.
Realizando a administração conjunta com a plataforma da Accordous a gestão do seu negócio se torna mais fácil e assim você tem mais tempo para realizar outras atividades.
Se quiser saber mais informações acesse nosso site e agende uma conversa com um de nossos especialistas.
Vale a pena administrar kitnets?
A kitnet é um empreendimento imobiliário que tem se tornado cada vez mais popular.
Isso se deve ao fato de seu custo ser menor e mais rentável do que construir um prédio de apartamentos ou mesmo uma casa, por exemplo.
Além disso, há outras razões que tornam as kitnets vantajosas. Confira a seguir:
- aumenta a possibilidade de alugar, já que é ideal para diferentes públicos como universitários, aposentados, pessoas solteiras e turistas;
- sua sazonalidade é menor, já que são construídas várias kitnets em um prédio, assim se uma ficar vazia o impacto financeiro sobre o negócio é menor;
- é mais rentável, pois com o mesmo terreno que se construiria uma casa é possível construir várias kitnets e lucrar com vários contratos de locação ao invés de apenas um;
- como é um empreendimento mais barato, o aluguel e taxas relacionadas são mais baixas, ajudando o locatário a economizar, assim chamando a atenção;
- ótimo para trabalhadores home office, já que é pequena e fácil e rápida de limpar;
- dá mais segurança ao locatário, pois os empreendimentos atuais estão cada vez mais equipados com segurança automatizada;
- econômica para o proprietário, já que seu custo com construção e manutenção é menor do que um empreendimento imobiliário de porte maior.
Conclusão
Como você viu, realizar a administração conjunta de kitnets pode ser muito vantajoso para seu negócio.
Pois ao contar com a ajuda de um advogado e um contador você vai conseguir andar de acordo com a lei, ser ajudado no caso de inadimplência e descumprimento da obrigação do inquilino e manter o controle sobre suas finanças, impostos em dia e ainda economizar.
Além disso, a ajuda de uma plataforma de administração de imóveis alugados como a Accordous pode tornar o trabalho ainda mais efetivo e prático.
Dessa forma você poderá gerir seu negócio de aluguel de kitnets em São Paulo ou em qualquer lugar que seja de forma mais eficaz e lucrativa.