Sabia que é possível contratar um seguro em um contrato vigente de locação? 

Sim, você pode fazer isso caso queira fazer alguma mudança no contrato e assim adicionar um termo aditivo no contrato, que mostra que as partes estão de acordo com o que foi mudado.  

Seguro em Contrato Vigente - Gerenciamento de Contratos Imobiliários - Accordous

Trata-se do seguro garantia que afirma o cumprimento do contrato, assim dando mais segurança ao proprietário do imóvel. 

O que é termo aditivo no contrato? 

É um termo que esclarece as alterações que foram feitas no contrato e afirma que tudo foi acordado com as partes interessadas.

O contrato com o termo aditivo deve ser assinado novamente e reconhecido em cartório. 

O que pode ser mudado no termo aditivo? 

O termo aditivo pode mudar todas as cláusulas do contrato, desde que o conteúdo esteja dentro da lei. 

Geralmente o termo aditivo é utilizado para corrigir o contrato em caso de erros de datas, português ou alguma cláusula que não foi bem explicada e obteve um sentido duplo ou errado. 

Outra situação que o termo aditivo pode ser usado é no reajuste no valor do aluguel, assim o proprietário do imóvel pode informar o aumento e o novo prazo de aluguel. 

Dessa forma o aumento se torna claro e o locador fica assegurado de que o locatário ficou ciente e concorda com o reajuste. 

O proprietário poderá ficar mais seguro de que o inquilino vai cumprir com suas obrigações contratando um seguro no contrato vigente, o seguro garantia que você vai conhecer mais no próximo tópico. 

Como funciona o termo aditivo no contrato de locação? 

Como você viu o termo aditivo pode ser usado em diferentes situações durante o contrato de locação. 

Vamos conhecer algumas delas e como funciona a adição do termo aditivo. 

Seguro em Contrato Vigente: Termo Aditivo no Contrato de Locação - Gerenciamento de Contratos Imobiliários - Accordous

Estender o prazo do contrato de locação 

O contrato de locação pode ser estendido tanto pelo proprietário do imóvel quanto inquilino, desde que seja um acordo entre as duas partes. 

Nesse caso é adicionado um termo aditivo informando sobre o novo prazo de locação e depois assinado pelo locador e locatário. 

É necessário que os envolvidos solicitem a renovação do contrato, pois ele não se estende de forma automática, no entanto o aluguel continua por prazo indeterminado. 

Renomeação do locador durante o contrato de locação 

Outra situação que pode necessitar de adição de termo aditivo é a renomeação do locador. 

Nesse caso o proprietário do imóvel é mudado e os recibos dos aluguéis passam a ser gerados com o novo nome. 

Isso pode acontecer por vários motivos, como quando o proprietário abre uma empresa e integra o imóvel ao seu capital social ou pode vender o imóvel para um novo proprietário que deseje continuar alugando-o. 

Outro motivo é para declarar imposto de renda e o proprietário passa a locação para o nome do cônjuge ou deseja colocar no nome dos dois, dependendo do regime de divisão de bens, se é parcial ou total. 

Além disso, o proprietário pode falecer e o imóvel passar para o nome do cônjuge, dos filhos ou outros herdeiros, dependendo do inventário.  

Como se preparar para a atualização do contrato de locação? 

É importante que o locador fique atento às mudanças no contrato de locação para que tudo esteja de acordo com o que foi acordado com o inquilino. 

Por isso o proprietário deve tomar algumas ações. Vamos conhecê-las. 

Verifique as cláusulas do contrato 

Você deve conferir todas as cláusulas do contrato e averiguar se as informações estão corretas e se em caso de descumprimento do pagamento do aluguel estão estipuladas multas que foram acordadas com o inquilino. 

O valor da multa equivale a três meses a mensalidade da locação. 

Além disso, também pode haver cobrança de juros moratórios ao locatário caso atrase o pagamento do aluguel. 

Veja se a documentação do imóvel está em dia

Além do contrato é bom verificar se os documentos do imóvel como a escritura, por exemplo, estão corretos. 

Dessa forma você evita problemas na justiça e tem segurança sobre a propriedade do imóvel. 

Tome providências com a imobiliária 

Caso alugue seus imóveis por meio de uma imobiliária você deve ficar atento se ela vai solicitar documentos e comprovantes do locatário para que ele comprove sua renda atual e renove a garantia de locação.

Essa garantia pode ser seguro-fiança, fiador, título de capitalização ou CredPago. 

Seguro em Contrato Vigente: Seguro Garantia - Gerenciamento de Contratos Imobiliários - Accordous

 O que é seguro garantia? 

O seguro garantia é uma modalidade de garantia para contratos, assim como a fiança bancária. 

Ele costuma ser usado para prestação de serviços pelo Poder Público ou empresas privadas para realizar obras e projetos, em caso de fornecimento de materiais, prestação de serviços ou mão de obra.  

Ele pode ser contratado em um contrato vigente quando é realizado um termo aditivo. 

Esse seguro afirma que o contrato será cumprido de acordo com as cláusulas do contrato. 

Como funciona o seguro garantia? 

O seguro garantia protege o proprietário para caso o inquilino não cumpra com o contrato, deixando de pagar a mensalidade de aluguel, por exemplo, possa acionar a seguradora que vai ressarci-lo do prejuízo. 

Por que contratar um seguro garantia? 

Além de evitar prejuízos financeiros para o locador, há outros motivos para contratar o seguro garantia. 

Vamos conhecê-los. 

Dá mais segurança 

O primeiro motivo que leva proprietários de imóveis a contratar um seguro garantia é para que o fornecedor de bens e serviços cumpra os deveres estipulados no contrato. 

Custo menor e menos burocracia 

O seguro garantia é uma opção econômica para seu negócio de aluguéis, pois ao ser contratado a seguradora analisa os riscos do negócio e calcula qual o valor mais justo. 

Além disso, a contratação deste seguro pode ser feita online, de forma prática e rápida, assim você evita burocracias. 

Cobertura maior 

Outro motivo para a contratação deste seguro é que ele não precisa ser renovado anualmente como no caso da fiança bancária. 

Basta que o proprietário o contrate pelo tempo que desejar, pois ele vale para todo o prazo que foi acordado entre as partes interessadas. 

Facilita a licitação 

A licitação é um procedimento que é obrigatório e é feito para analisar propostas de aquisição de bens e serviços. 

Ao final da licitação o proprietário pode decidir qual empresa contratar para o fornecimento de materiais ou prestação de serviços. 

O seguro garantia pode ser usado para vencer uma licitação e assim assegurar que os bens ou serviços sejam entregues de acordo com o que foi acordado no contrato. 

Seguro em Contrato Vigente: Especialista em Seguros - Gerenciamento de Contratos Imobiliários - Accordous

Quais os benefícios de contratar um especialista em seguros?

Para ter mais segurança na hora de contratar o seguro garantia você pode contratar um especialista em seguros, ou seja, um corretor de seguros. 

Esse profissional é a ponte entre o proprietário e a seguradora, ajudando a fazer valer os direitos do segurado e cuidando para que o seguro tenha um bom custo-benefício. 

Vamos conhecer os benefícios de contratar um corretor de seguros a seguir. 

Boa orientação 

O especialista em seguros vai orientar o proprietário mesmo após a contratação do seguro com o intuito de tirar dúvidas e auxiliá-lo a solicitar o seguro garantia. 

Pois caso aconteça algo e o proprietário queira utilizar o seguro, o corretor é a melhor pessoa para ajudá-lo, pois pode enviar os documentos necessários para tornar o processo mais rápido e assim conseguir acionar a cobertura em menos tempo. 

Contratar o seguro com um especialista 

É possível contratar o seguro garantia diretamente com a seguradora, mas por meio do corretor de seguros pode facilitar a contratação. 

Pois as corretoras de seguro atuam com várias seguradoras, dando a oportunidade para você conferir ofertas diferentes e assim possa escolher um valor que caiba no seu bolso e economizar. 

Garantia de serviço de qualidade 

O corretor de seguros também ajuda a garantir que o seguro seja de qualidade, pois facilita a assinatura da apólice, auxilia na hora do pagamento e cobra a seguradora em caso de sinistro. 

Conclusão 

Como você viu é possível realizar seguro em contrato vigente de locação, o que acontece quando é adicionado um termo aditivo. 

O termo aditivo serve para afirmar uma mudança que foi realizada no contrato e que foi acordada pelas duas partes. 

Qualquer alteração pode usar o termo aditivo como no caso de mudança no prazo de locação, renomeação do proprietário e até mesmo o novo valor do reajuste do aluguel. 

Mas para ter mais segurança a contratação do seguro garantia é uma boa escolha. 

Esse seguro garante que o que foi alterado no contrato vai ser cumprido por ambas as partes. 

Com o seguro garantia você tem acesso a vários benefícios como segurança, menor custo e menos burocracia, maior cobertura e a facilidade para fazer uma licitação. 

No entanto é indicado solicitar os serviços de um especialista para ajudar na contratação do seguro garantia. 

Trata-se do corretor de seguros que tem como papel fazer o intermédio entre o proprietário e a seguradora. 

Além disso, ele pode te orientar durante todo o processo, tirando suas dúvidas e trabalhando com várias seguradoras, assim permitindo que você confira várias ofertas e opte pela mais interessante. 

O corretor ainda garante que a seguradora vai entregar um serviço de qualidade. 

Seguindo todas essas dicas você vai conseguir fazer o seguro em contrato vigente com segurança.

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