Accordous

10 Coisas que Você Pode Fazer Para Valorizar seu Imóvel

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Acesso Rápido

Se você quer que seu imóvel seja valorizado para alugar ou vender saiba que é preciso deixá-lo impecável e com a documentação em dia. 

Assim ele será bem visto pelos seus clientes e poderá render um bom dinheiro

Mas o que fazer para valorizar seu imóvel? 

Vamos mostrar 10 coisas que você pode fazer e assim ter sucesso na venda ou aluguel do seu imóvel. 

Mas antes vamos entender…

Qual a importância de valorizar seu imóvel para alugar ou vender? 

Ao valorizar seu imóvel você o torna mais atrativo para possíveis compradores ou locatários, assim aumentando a chance do fechamento de um contrato. 

Além disso, o valor do seu imóvel tanto para vender como alugar aumenta e você pode ter mais lucro e assim receber mais dinheiro

Mesmo que você alugue e porventura a pessoa venha a cancelar o aluguel não será difícil encontrar outras pessoas interessadas, assim seu imóvel nunca ficará sem alugar. 

Como valorizar seu imóvel? 

A valorização do seu imóvel começa a partir do local que você escolher para adquiri-lo ou construí-lo. 

Pois o ideal é optar por uma boa localização, onde tenha ponto de ônibus e área comercial próximos para facilitar a vida do novo morador. 

Além disso, você deve entregar o imóvel em bom estado, com as reformas e manutenções necessárias realizadas. 

Preocupe-se tanto com a parte estrutural como estética do imóvel, assim ele dará uma boa impressão e evitará problemas futuros. 

10 Coisas que você pode fazer para valorizar seu imóvel 

Agora você vai conferir 10 coisas que você pode fazer para deixar seu imóvel mais valorizado e assim conquistar mais aluguéis ou vendas que poderão te render um bom dinheiro. 

Faça uma boa reforma e manutenção

Se seu imóvel é mais antigo e precisa de uma cara nova, então o ideal é fazer uma boa reforma e manutenção. 

Arrume rachaduras, troque pisos e azulejos quebrados e confira se as lâmpadas estão queimadas. 

Você também deve conferir se as torneiras estão funcionando e se o vaso está entupido para consertá-las antes das visitas dos possíveis compradores ou locatários. 

Além disso, é importante verificar se é preciso realizar a manutenção da parte elétrica do imóvel para não ter dores de cabeça depois. 

A parte estética também chama a atenção e pode deixar seu imóvel mais valorizado ainda. 

Por isso, confira se as paredes precisam de pintura e pinte-as com cores neutras, pois elas costumam agradar a maioria das pessoas. 

Na hora de escolher os pisos, opte pelos de madeira, pois são os preferidos dos compradores e locatários. 

Você pode colocar pisos de madeira que são bonitos e duram em torno de 20 anos, porcelanato que imitam madeira, estes têm boa durabilidade e sua manutenção é tranqüila.

Mas se quiser economizar pode dar preferência aos pisos vinílicos que são mais baratos e possuem vantagens como não escorregar e ser fácil de limpar. 

Decore o imóvel com capricho 

Uma boa decoração, principalmente em imóveis que são alugados fazem toda a diferença na hora do fechamento de um contrato. 

Pois quando o imóvel está bem decorado dá um ar de capricho, chamando a atenção do possível locatário. 

Além do piso e da pintura nas paredes você deve investir em móveis bonitos e de qualidade. 

Eles devem ter a cor branca ou neutra, assim o imóvel não fica tão personalizado e dá a liberdade para o locatário fazer sua própria decoração. 

É bom comprar os móveis em uma empresa de confiança ou encomendá-los com um marceneiro que tenha experiência na área. 

Outra dica, principalmente em imóveis pequenos, é aproveitar bem os espaços com móveis inteligentes que facilitem a vida do seu locatário. 

Além disso, você deve colocar espelhos para parecer que o ambiente é maior, isso fará com que o imóvel seja mais valorizado

Quanto aos bibelôs e quadros, você deve escolher opções genéricas e que deixem o imóvel com aspecto caseiro ou profissional (caso seja um imóvel comercial). 

Coloque box de vidro 

Para o banheiro, uma boa opção é o box de vidro, pois além de deixar o ambiente mais sofisticado ainda é mais resistente. 

O ideal é optar pelos boxes de vidro temperado, pois tem uma resistência maior que o vidro comum. 

Dê preferência a eletrodomésticos em inox 

Se você pretende entregar o imóvel mobiliado é bom preferir eletrodomésticos em inox, pois deixam o ambiente mais sofisticado e assim melhoram a impressão para o locatário ou comprador. 

Mas se não puder investir nesse acabamento que é mais caro, pode escolher o clássico branco, o importante é que os eletrodomésticos sejam de qualidade. 

Se você já alugou o imóvel para várias pessoas é bom sempre que um locatário sair realizar a manutenção desses eletrodomésticos para verificar se estão em bom estado para o próximo morador. 

Coloque uma boa iluminação 

Outra coisa importante é colocar uma boa iluminação no imóvel, sendo que ambientes como quartos devem ter luzes que proporcionem sensação de conforto e não sejam muito fortes. 

Por outro lado, na cozinha a iluminação deve ser maior, sendo uma boa opção as lâmpadas fluorescentes para iluminar mais o ambiente. 

Dê uma cara nova para a fachada 

A fachada é o cartão de visita de qualquer imóvel, então por isso é bom enviá-la para chamar a atenção. 

Ações simples como realizar uma pintura ou incluir um jardim ou vasos podem ser o suficiente para deixar o visual da fachada mais atrativo e assim tornar seu imóvel mais valorizado

Verifique se a documentação está em ordem 

Além de se preocupar com a manutenção e parte estética do imóvel também é bom se atentar à sua documentação. 

Pois de nada adianta o imóvel estar impecável se a documentação não está em dia e ele não se encontra em seu nome. 

Por isso é importante ter a escritura em seu nome e ter os papéis da planta do imóvel, especialmente se você construiu uma casa para alugar ou comprar no mesmo terreno da sua ou mais casas ou kitnets em um mesmo terreno. 

Se a documentação do seu imóvel estiver em ordem ele será mais valorizado. 

Mantenha as contas em dia 

Também é importante manter as contas do imóvel em dia, como IPTU, água, luz, entre outras. 

Pois o comprador ou locatário não vai gostar de assumir as dívidas do antigo morador, assim se não tiver dívidas pendentes seu imóvel será mais valorizado

Realize as visitas durante o dia 

Para que seu imóvel seja mais valorizado é bom que você priorize as visitas dos possíveis compradores e locatários durante o dia, assim você poderá abrir as janelas e deixar o ambiente mais arejado. 

Também é uma boa oportunidade para mostrar a vizinhança. 

Para que o ambiente fique mais aconchegante você pode investir em velas aromáticas suaves, música de fundo e até mesmo servir um cafezinho com petiscos. 

Opte por construir ou adquirir seu imóvel em um lugar com boa localização 

Uma ótima opção é vender ou alugar um imóvel que tenha uma boa localização, ou seja, fique próximo de pontos estratégicos como pontos de ônibus, escolas, áreas comerciais, de lazer e que sejam fáceis de se deslocar. 

Assim chamará mais a atenção dos possíveis locatários ou compradores. 

O que é melhor: alugar ou vender o imóvel? 

Agora que você já conferiu o que deve fazer para deixar seu imóvel mais valorizado é importante decidir se é melhor alugá-lo ou vendê-lo. 

Se você optar por vendê-lo saiba que é melhor fazer isso quando o imóvel possuir uma valorização maior, já que há mais chance de ter lucro. 

Além do mais, se você quiser receber de uma vez uma grande quantidade de dinheiro então vender é uma boa opção. 

No entanto, você deve se atentar aos custos da venda, como serviços de imobiliária, anúncio e os impostos que devem ser pagos. 

Porém se a situação econômica não estiver favorável então é provável que você tenha que vender por um valor abaixo do desejado e assim ficar no prejuízo. 

Por outro lado, se você escolher alugá-lo uma grande vantagem é ter uma renda mensal. 

Além disso, você economiza com outros gastos como condomínio, IPTU e manutenção. 

No entanto, as obras estruturais ficam por sua responsabilidade, por isso é bom verificar se o imóvel está em boas condições antes de alugá-lo. 

Uma desvantagem do aluguel é que o imóvel pode ficar desocupado durante certo tempo até que um novo inquilino apareça, assim você ficará encarregado de seus gastos com condomínio, IPTU e manutenção. 

Caso alugue por meio de uma imobiliária deverá arcar com taxas administrativas. 

Conclusão

Como você viu, para deixar seu imóvel mais valorizado é necessário que você realize a manutenção e vistoria do mesmo para ver se está em condições de ser vendido ou alugado e assim realizar as mudanças necessárias. 

Assim seu imóvel chamará mais a atenção e será mais fácil realizar o fechamento do contrato, podendo te render um bom dinheiro

Também é importante escolher se vale mais a pena vender ou alugar o imóvel, cada uma das opções possui vantagens e desvantagens. Mas independente da sua escolha é bom contar com uma gestão fácil e prática e isso a Accordous pode te oferecer. Acesse nosso site e confira nossos planos e entenda como podemos te ajudar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *